Qual a relação do Muaythai Lethwei e Bokator?

O muayhtai está cercado de primos por todo o sudeste asiático

Publicado em 18/07/2018

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Talvez você ainda não conheça a relação entre esses três nomes, mas são mais próximos do que você imagina. A Tailândia faz fronteira com antigos inimigos e isso é importante para nossa história. Durante aproximadamente 400 anos a Tailândia esteve em guerra contra a Birmânia e o Camboja, seus vizinhos íntimos. Portanto há uma relação cultural entre eles muito grande. Por exemplo, você em algum momento ouviu falar em “guarda birmanesa”, ou na postura do Sagat do jogo SFII?

Sagat – Street Figher II

Bom alguns texto de internet afirmam que essa postura estaria ligado a uma arte marcial do Camboja, e não ao muaythai, por isso da postura. Ou seja, as mãos levantadas na altura dos olhos seria uma prova disso. Porém tudo não passa de bobagem, a postura do Sagat faz referência ao chamado Muay Chaiya. Esse estilo foi criado na região da Chaiya, província da Tailândia, que na época era o Reino de Sião. Hoje esse estilo faz parte do leque de estilos que são chamados de Muay Boran.

  • BIRMÂNIA

República da União de Myanmar é o nome oficial da antiga Birmânia. Alias não tão antiga, o novo nome é de 1986. Talvez a relação de guerra mais complicada, pois durante boa parte de sua história, ambos lutaram entre si. Alias a lenda de Nai Khanom Tom vem desse período de guerra.

E da Birmânia nasceu o “Lethwei”, há registros de 200 D.C da arte marcial. Documentos apontam que monges influenciados pela China e Índia treinavam uma versão rustica da arte marcial para se defender. Atualmente o Lethwei é praticado com cordas nas mãos, é válido o uso de cabeçada e somente há um vencedor por desistência ou nocaute. O Lethwei em muito se parece com o muaythai, provavelmente possuem as mesas raízes.

  • CAMBOJA

Oficialmente Reino do Camboja, é entre os três o mais antigo e influente na questões culturais. Conhecido como Império khmer no século III, que dominou boa parte do sudoeste asiático. Um dos principais monumentos religiosos da humanidade está em  Angkor.  Utilizando joelhos, cotovelos e socos, o Bokator assemelha-se muito ao muaythai, pois há influência direta em sua construção. Bokator ou Labokator tem sua tradução mais aproximada; enfrentar um leão.

Diz a lenda que um soldado Khmer teria lutado e matado um leão com as mãos nuas para se defender, sendo assim começou a ensinar sua técnica para os soldados do império Khmer. Quase nada se sabe dessa arte marcial. há descrições nas paredes dos templos de Angkor, mas não restou documentação a respeito. Durante o governo de Pol Pot (1963 – 1979), vários praticantes do Bokator foram brutalmente assassinados. Este acontecimento reduziu o número de mestres a somente um verdadeiro mestre de Bokator. Bom pelo menos em tese já que não há como comprovar nada.  Atualmente o Pradal Serey, é a arte marcial moderna praticada no Camboja.

Relações e Histórias de Guerra

A formação dos países do sudoeste asiático é baseado em guerras e dominação. O império Khmer por muito tempo fez esse papel, e após seu declínio surge o Reino de Sião (Tailândia) e uma sedenta Birmânia. Reis treinavam seus povos para a guerra, era imprescindível que todos soubessem lutar. Armados ou desarmados, defender seu reino era sobrevivência.

Portanto há influencia cultural entre todos os países, Tailândia, Camboja, Laos, Vietnã. O Budismo e o Hinduísmo representam quase 100% da pratica religiosa. Mas, não existe sentido em termos como “guarda birmanesa”, porém há sentido na “postura do Sagat”. Nesse caso a postura faz referência ao Muay Chaiya, antiga forma de luta que hoje compõe o Muaythai. Cuidado com falsos professores ensinando bobagens por ai. Para conhecer mais, leia nossa matéria sobre Estilos de Muaythai.

 

Publicidade