O primeiro livro publicado sobre muaythai na Tailândia

Com apenas 100 unidades impressas na época, o livro surge em uma versão em inglês disponível a todos.

Publicado em 22/02/2024

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

O livro mais antigo de Muay Thai (Boran) foi publicado em 1923, escrito pelo Grão-Mestre Luang Wisan Darunakorn, como o primeiro livro didático para escolas de educação física. Também explica as técnicas do manuscrito mais antigo de Muay Boran (1824-1851 dC). Foram apenas 1000 exemplares, por isso é extremamente raro mesmo no país e nunca foi traduzido antes. Esta é a introdução do livro;

Luang Wisan Darunakorn

Eu, Luang Wisan Darunakorn, com a maior dedicação, apresento este livro abrangente do curso de boxe tailandês, meticulosamente projetado para promover a proficiência nos aspectos físicos e mentais dos alunos. Integrado ao currículo de educação física data de 1923, marcando um marco significativo na busca pela educação em artes marciais.

Eu escrevi este livro de Muay Thai com a intenção de fornecer um recurso de aprendizagem abrangente para adolescentes do sexo masculino que buscam proficiência na disciplina duradoura do boxe tailandês. Pretendo perpetuar a sua popularidade de longa data, enfatizando o seu significado como mais do que um mero exercício. O boxe tailandês exige uma abordagem dedicada, pois envolve o envolvimento com adversários reais, onde qualquer lapso de habilidade pode causar lesões. É crucial abordar esta disciplina com um compromisso com uma prática rigorosa, cultivando não apenas habilidades de autodefesa, mas também acuidade mental, força física e maior agilidade. Além disso, praticar boxe tailandês implica enfrentar a dor de forma consistente, cultivando assim a força interior e a estabilidade emocional.

Este treinamento rigoroso inspira resiliência. Em vez de ceder à decepção e à tristeza, desenvolvem consciência em situações desafiadoras. Esta abordagem disciplinada ajuda os alunos a evitar serem excessivamente reativos à dor, reconhecendo-a como uma parte necessária da sua jornada e uma oportunidade de crescimento através da aprendizagem com os erros. Essas qualidades essenciais devem ser transmitidas pelos educadores aos seus alunos. Reconhecendo os benefícios inerentes ao boxe tailandês, o Ministério da Educação tailandês incorporou-o no currículo de educação física. No entanto, não havia nenhum livro didático para este curso, então criei este livro para servir a esse propósito. É minha aspiração que tanto professores como alunos utilizem este recurso de forma abrangente, promovendo a utilização académica e prática.

Acima você confere como era a aparência do nobre tailandês Luang Wisan Darunakorn na época em que escreveu o livro. Ele foi um Grão-Mestre de Muay Thai Boran da linha de Phranakon (Bangkok), aluno de Phra Chai Chok Chana (On) que foi o guarda-costas direito do rei na segunda metade do século XIX e o primeiro mestre de Muay na Escola de Educação Física até morrer em 1905. Luang Wisan Darunakorn também foi autor de um dos livros mais importantes e abrangentes sobre Astrologia Tailandesa.

Capa original do livro de 1923

Você pode adquirir o livro em inglês pelo link: AMAZON

Publicidade