Quem foi Nai Khanom Tom e qual sua relação com a data 17 de março

Nai khanom Tom o símbolo mais importante do muaythai veio de crônicas birmanesas

Publicado em 17/03/2015

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Durante o século 18 o Reino de Sião (atual Tailândia) estava em guerra contra a Birmânia, as disputas por território aconteciam desde o século 16, mas foi somente em 7 de Abril de 1767 que Ayutthaya, capital de Sião foi completamente destruída. Nai Khanom Tom se tornou um dos 30 mil prisioneiros de guerra capturados pelos Birmaneses durante a invasão a cidade. A capital foi saqueada e queimada durante 7 dias, sendo assim quase toda documentação da época, templos e obras de arte foram destruídas.

Estátua de Nai Khanom Tom – Ayutthaya

Durante boa parte de sua história, a Tailândia lutou contra as invasões da Birmânia. Seus Reis incentivavam a todos à pratica da luta armada e desarmada (Chupassart), mulheres, crianças e idosos deveriam saber lutar. Em 2317 do calendário budista (1775 D.C.), o Rei Birmanês, Magra, realizou uma celebração religiosa no pagoda de Chevedakang, em Rangoon (Maior cidade da Birmânia na época). Lutas estavam envolvidas nas celebrações e bons lutadores foram chamados para lutar contra os soldados Birmaneses.

No dia 17 de março daquele ano, Nai Khanom Tom lutou e derrotou 10 lutadores birmaneses, foi a primeira vez que o Muay (forma antiga de muaythai) foi utilizado em ‘’competição’’ fora da Tailândia. A maior fonte de informação sobre esse evento é um texto birmanês com 12 linhas. Inclusive o texto deixa a entender que a luta contra os 10 soldados foi ao longo de 7 dias, e não de uma vez apenas.

Com o passar do tempo a história foi sendo romantizada, e não sabemos ao certo qual a linha do real e da ficção. Uma parte da história diz que o Rei Magra, considerou a luta injusta pois Nai Khanom Tom teria usado magia negra para vencer. Essa seria a primeira citação sobre Ram Muay na história. Foi declarado também que o povo siamês (tailandês) possuía veneno no lugar do sangue. E Khanom Tom foi libertado por representar uma grande ameaça.

Nai Khanom Tom retornou a Tailândia como herói de guerra, mas seu destino é um mistério. A cidade de Ayutthaya permanecia em ruinas e a capital foi transferida para a cidade de Thomburi. No mesmo período surge o General Taksin que reorganizou o Reino de Sião e atacou a Birmânia, expulsando seu domínio de Ayutthaya. O então prefeito vassalo da Birmânia foi morto e decapitado, e o restante foi expulso. Porém como a cidade estava em péssimas condições, a capital do Reino se tornou oficialmente Thomburi, durante o breve reinado de Taksin. Após os eventos de libertação de Nai Khanom Tom e a expulsão dos birmaneses da cidade de Ayutthaya, nada mais consta sobre o “pai do muaythai”, sua figura desapareceu na história.

Abaixo veja a Sak Yant (tatuagem sagrada) em homenagem a ele:

             Tatuagem Sagrada Sak Yant – Nai Khanom Tom

 

*Pagoda refere-se a um tipo de torre com múltiplas beiradas, comum na China, no Japão, nas Coreias, no Nepal e em outras partes da Ásia. Em muitos contextos, é usado como sinônimo de estupa. Muitos dos pagodes foram construídos para fins religiosos, geralmente budistas, por isso localizavam-se dentro ou próximo a templos.

 

ESSE NÃO É NAI KHANOM TOM

Crédito: Sr.Alex Tsui

É muito comum em sites e páginas de redes sociais associarem a imagem acima sendo de Nai Khanom Tom. O fato é que na época a fotografia ainda não havia sido inventada, sendo assim não temos nenhuma descrição de fato sobre ele. Na imagem acima está retratado Nai Yang Harntalay, o melhor lutador do Reino de Sião de 1921 a 1922.

Lutou no colégio Suan Kulab, o primeiro local fixo a ter um ringue na Tailândia. A escola fundada por Rama V, era uma escola voltada apenas para meninos com a educação com base inglesa. Neste local em 1920 foi criado um local para lutas de Muay e Boxe Inglês. O muay naquele momento tinha as mesmas regras do boxe, sendo 9 rounds de 3 min.

Esse foi o primeiro local fixo a oferecer lutas de muaythai, boxe e judô. Além de oferecer a seus alunos aulas com excelentes professores desses mesmos esportes. O Suan Kulab existe até os dias de hoje, seguindo a base curricular inglesa e ainda hoje sendo um colégio de elite em Bangkok.

 

O QUE DIZ AS CRÔNICAS TAILANDESAS SOBRE NAI KHANOM TOM

O manuscrito de 1938 (2481 AC), conhecido como “Crônicas Reais da Tailândia”, detalhes desta figura central começa com um menino nascido na província de Pra Nakhon Si Ayutthaya, Ban. Aldeia Kum, Sena (Phra Nakhon Si Ayutthaya, Aldeia Ban Kum, Sena), que é atualmente conhecida como Amphoe Bang Ban (Distrito de Bang Ban), no ano de 1750 (2293 BE).

Seu pai se chamava Nai Gud e sua mãe se chamava Nang I e sua irmã mais velha era Nang Euai. Seus pais o levaram ao mosteiro local chamado “Wat Bikka”(Wat Pi A idade de 8 anos é baseada na idade do filho do Buda, Rahula, quando ele ordenou. A cerimônia é chamada de “Buat Nen” (O “Luang Por” (Luang Por), ou Abade do Templo deu-lhe o nome de “Khanom Tom” depois que a mãe do menino relatou um sonho que ela teve enquanto estava grávida de a criança.

No sonho ela foi presenteada com duas sobremesas doces chamadas “Khanom Tom”. O Monge disse aos seus pais que este sonho significava que ele se tornaria um grande Mestre de Artes Marciais. Quando Nai Khanom Tom tinha apenas 17 anos, os birmaneses iniciaram o cerco a Ayutthaya.

Nai Khanom Tom foi designado para os arredores da cidade como um reconhecimento encarregado de alertar os militares sobre os movimentos birmaneses. Quando os birmaneses atacaram a sua aldeia, ele esteve ausente e, ao regressar, descobriu que a sua família tinha sido massacrada. Neste estado de desolação, Nai Khanom Tom rendeu-se às forças birmanesas e foi feito prisioneiro junto com outros 30.000 tailandeses.

Os eventos que se seguiriam à destruição de Ayutthaya catapultariam Nai Khanom Tom, juntamente com a Arte do Muay Thai Boran, para os anais da História. O ataque dos birmaneses a Ayutthaya deixou a capital em ruínas e a nobreza restante fugiu para o sul. A ofensiva viria a ser o fim de uma era na história siamesa que já tinha 416 anos na região.Ayutthaya foi a sede do poder siamês desde sua fundação em 1351 (1894 BE) pelo rei Ramathibodi (Rei Ramathibodi II) / U Thong (Rei U Thong).

A ilha no rio Chao Phraya manteve seu domínio sobre o Reino até ser destruída em 1767 por ordem do rei da Birmânia, Hsinbyushin, conhecido pelos siameses como Rei Mangra. Os soldados birmaneses prontamente saquearam, contaminaram e incendiaram o Capitólio, destruindo não só as estruturas, mas também grande parte das crónicas históricas e culturais do Sião. Os invasores do Ocidente acrescentaram insulto à injúria desta trágica incursão ao raptar 30.000 cidadãos de Ayutthaya e tomar eles como prisioneiros de guerra.

Em 17 de março de 1774 (2317 AC), o rei birmanês ordenou um festival budista de 7 dias na cidade de Rangoon. O festival estava sendo realizado para celebrar as reformas da estrutura do Templo Shwedagon. O Templo é o mais sagrado de Mianmar e acredita-se que contenha 8 fios de cabelo do Senhor Buda, que foram apresentados aos comerciantes birmaneses 2.300 anos antes na Índia pelo próprio Totalmente Iluminado.

O festival acolheu uma variedade de atividades religiosas e culturais, bem como entretenimento. No primeiro dia da celebração, o rei Mangra ordenou uma exibição de combate desarmado entre um siamês e um birmanês. O rei estava curioso para ver como a Arte de Lethwei de seu Reino se sairia em comparação com a Arte Siamesa de Muay.

O Guerreiro Siamês entrou na área do ringue e imediatamente iniciou seu ritual pré-luta obrigatório de “Wai Kru Ram Muay” (ไหว้ครูรำมวย) dançando ao redor do expoente Lethwei, realizando movimentos esotéricos para prestar respeitos e homenagens a seus professores, pais, ancestrais , ex-Mestres de Muay Thai Boran, o Rei, o Reino e o Senhor Buda. Os espectadores birmaneses ficaram confusos com os movimentos místicos dos siameses, olhando maravilhados. Nai Khanom Tom completou seu Wai Kru e atacou o campeão birmanês com uma série de golpes, atacando o homem derrotado com os cotovelos até que o campeão desabou sob a força dos golpes do Nak Muay.

Apesar do domínio e triunfo inequívoco de Nai Khanom Tom, o árbitro tendencioso decidiu o nocaute, argumentando que o lutador Lethwei estava distraído pelo ritual Wai Kru e pela música hipnotizante de Sarama e, portanto, não conseguiu se concentrar, acreditando que a magia negra estava em jogo.

King Mangra então perguntou a Nai Khanom Tom se ele estava disposto a lutar contra mais nove campeões birmaneses. Isso fez com que os outros siameses na multidão se voluntariassem para lutar ao lado de seu camarada, porém Nai Khanom Tom aceitou corajosamente o desafio, concordando em lutar contra todos os adversários. O Nak Muay estava disposto a provar a eficácia do Muay Thai Boran, bem como demonstrar o indomável espírito siamês, mesmo contra probabilidades aparentemente de Sísifo.

Nai Khanom Tom lutou contra cada um dos campeões birmaneses, um após o outro, deixando todos espancados e derrotados até que finalmente o décimo adversário entrou no ringue.

O último desafiante birmanês foi um renomado Mestre Lethwei da cidade de Ya Kai que estava visitando Rangum em homenagem ao Festival Budista. Os Espectadores devem ter sentido como se estivessem experimentando um Deja Vu quando Nai Khanom Tom desmantelou sistematicamente o Mestre, como havia feito com os 9 antagonistas anteriores. Nai Khanom Tom mutilou o lutador birmanês com seus chutes poderosos e a vitória final consolidou sua reputação e a da Arte do Muay Boran como merecedores de respeito e medo.

O rei Mangra ficou tão impressionado com o que acabara de testemunhar a exibição do prisioneiro siamês chamado Nai Khanom Tom que exclamou que:

“Cada parte do tailandês é abençoada com veneno! Mesmo com as próprias mãos ele pode derrotar 9 ou 10 adversários”.

O rei Mangra presenteou Nai Khanom Tom com duas lindas esposas da tribo Mon (มอญ) e concedeu-lhe sua liberdade. Algumas interpretações da história dizem que o rei também libertou os outros prisioneiros de guerra siameses a pedido de Nai Khanom Tom. Acredita-se que Nai Khanom Tom tenha retornado ao Sião com suas esposas, onde viveu o resto de sua vida. O que quer que tenha acontecido com Nai Khanom Tom, ele certamente gravou para sempre a si mesmo e a Arte do Muay Thai Boran na história da Tailândia e da Birmânia, bem como nos corações e mentes de Nak Muay através do tempo e do espaço.

Nai Khanom Tom é considerado o “Pai do Muay Thai Boran” porque é a primeira pessoa a representar a Arte em um fórum competitivo fora das fronteiras do Sião. Fê-lo com honra, integridade, coragem e dignidade em solo estrangeiro, sob circunstâncias draconianas. As façanhas de Nai Khanom Tom na Birmânia como prisioneiro fizeram dele o embaixador de facto das artes marciais siamesas e um símbolo de sua resiliência.

Em 1954 (2.497 BE), o Ministério da Cultura e a Comissão de Boxe da Tailândia reconheceram oficialmente a promulgação sem precedentes da Arte Nobre por Nai Khanom Tom. O dia é comemorado e comemorado todos os anos no dia 17 de março, pois é o dia em que, em 1774, Nai Khanom Tom tomou sua posição histórica contra os birmaneses. Este é um feriado nacional na Tailândia conhecido como “Dia do Muay Thai” ou “Dia de Nai Khanom Tom”.

Peregrinos de todos os cantos da terra migram para a antiga capital de Ayutthaya, bem como outras partes da Tailândia para participar da Cerimônia Anual Wai Kru ou “Piti Wai Kru Brajam Bi” (พิทีไหว้ครูประจำปี) organizada pelos Grão-Mestres de a Associação Kru Muay Thai (สมาคมครูมวยไทย).

Os eventos incluem exposições de Muay Thai Boran e dos antigos estilos regionais, cerimônia Wai Kru, além de outras competições amadoras e profissionais. Além das demonstrações técnicas, são realizadas cerimônias de iniciação “Kuen Kru” (ขึ้นครู) e promocionais “Krop Kru” (ครอบครู).

O “Juramento Antigo” é recitado pelo Grão-Mestre Woody e Nak Muay de todas as classificações e nacionalidades, misturando-se livremente. O dia do Muay Thai Boran é uma celebração de Nai Khanom Tom e Muay Thai Boran, bem como uma espécie de reunião familiar para Nak Muay de todo o mundo.

CONCLUSÃO

Não sabemos diferenciar o fato da romantização a respeito de Nai Khanom Tom. Mas os textos birmaneses confirmam a existência de Nai Khanom Tom e seus feitos. Sobre as falas do Rei Magra, a oferenda de mulheres e o status de herói, a própria Birmânia desmente os fatos, dizendo apenas se tratar de um fato que não causou nenhuma comoção. Seja como for, Nai Khanom Tom se tornou um símbolo de resistência e bravura, sendo assim o “o pai do muaythai’.

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