A história de Ramon Dekkers no Muaythai e sua influência no mundo

Como um lutador da Holanda se tornou o Diamante na Tailândia

Publicado em 07/04/2015

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

O nome Ramon Dekkers é um dos mais famosos dentro do muaythai no ocidente. Nascido em 4 de Setembro de 1969 na cidade de Breda, Holanda, começou a treinar artes marciais aos 12 anos no Judô, mas após alguns meses decidiu trocar o quimono por luvas.

Treino de pescoço usado por Ramon Dekkers

 

  • COR HEMMERS

Treinador Cor Hemmers

 

Dekkers começou a treinar Muaythai com Cor Hemmers (treinador da Golden Glory Gym)¹, e por ser bem jovem, sua mãe o acompanhava todos os dias aos treinos. Assim um relacionamento amoroso entre seu treinador e sua mãe aconteceu, e se casaram.

Hemmers começou a treinar Judô aos 6 anos e continuou até aos 15 anos. Conheceu o Karate Kyokushin em 1976, já em 1984 inaugura sua academia na cidade de Breda – Holanda, fazendo parte de uma geração de treinadores formadores de campeões como Bas Ruten e Dekkers.

No ano 2000 Hemmers junto a seu sócio Bas Boon criaram uma das maiores equipes de kickboxing do mundo chamada Golden Glory. Atualmente seu filho Nick administra a academia, e Hemmers é o diretor do maior evento de Kickboxing do mundo o GLORY.

 

Cor Hemmers

 

  • Ramon Dekkers se torna um lutador

Sua primeira luta profissional foi aos 16 anos, e lhe rendeu uma vitória por nocaute. Sua postura agressiva, de lutar sempre para frente, logo se espalhou e sua fama começou. Seu primeiro título veio aos 18 anos sendo campeão holandês MTBN em 1987.

 

O jovem Ramon Dekkers

 

Foto rara de Dekkers treinando com Cor Hemmers

 

Em 18 de Fevereiro de 1990 Dekkers entra de vez no cenário mundial. Em Paris-França luta contra o campeão do Estádio Lumpinee, Nongkee Pahuyuth. Ao longo da luta, Dekkers conseguiu 2 knockdowns vencendo a disputa. Dois meses após a luta em Paris, uma revanche foi marcada em Bangkok, capital da Tailândia e Dekkers perdeu por pontos.

No mesmo ano, retornou a Tailândia para disputar contra Issara Sakkreerin o cinturão de pesos leves do Lumpinee, mas novamente foi derrotado por pontos em uma luta muito disputada. Em 16 de Novembro de 1996 Dekkers se tornou Campeão Mundial da Liga de Kickboxing (WPKL).

 

Ramon Dekkers vs Pralomron 21-01-1995

 

Ao contrário do que se imagina, Dekkers nunca ficou muito tempo na Tailândia, não se sabe ao certo se Hemmers interferia nisso, mas hoje sabemos que caso Dekkers ficasse mais tempo na Tailândia teria entendido melhor sobre a regra e como vencer, mas nesse pouco período, treinou no famoso campo Sityotong em Pattaya.

 

Cor Hemmers e Ramon Dekkers em frente ao Lumpinee

A Quadrilogia Dekkers x Coban (1991 – 1993)

Em todas as entrevistas que concedeu, a pergunta mais famosa era: Qual foi seu maior adversário? E a resposta sempre era a mesma: Coban Lookchaomaesaitong³.

O primeiro encontro se deu em 21 de Abril de 1991, Dekkers foi nocauteado, e na revanche foi ele quem derrubou Coban por KO. Em sua terceira disputa, Dekkers foi derrotado por pontos em uma luta de 5 rounds de pura trocação. E por último, no quarto encontro; vitória por pontos para Dekkers.

Há, porém uma polêmica sobre a quarta luta, Dekkers vinha de ferimentos de cortes de lutas passadas, e pediu que nessa luta não houvessem cotoveladas e Coban aceitou.

 

A Tailândia na carreira de Ramon Dekkers

 

A primeira viagem à Tailândia lhe ensinou coisas bem valiosas. Entender o conceito “A arte dos oito membros”, sua agressividade era valorizada, afinal eram lutas muito duras que chamavam a atenção do público. Essa questão é importante, pois durante os anos 1990 muito se falava em “roubar” o resultado contra estrangeiros que batiam muito e não venciam, mas Muaythai não é bater muito, é bater certo.

 

 

  • A Despedida Parte 1

Em 18 de Março de 2001 Ramon Dekkers fez sua luta de despedida contra Mario Deflorin, vencendo por KO.

 

  • O Retorno

Após sua aposentadoria, Dekkers ficou responsável por duas Equipes (Team Dekkers e Golden Glory), mas em 2005 surpreendeu a todos aceitando um contrato para lutar no K-1. Porém a luta seria no MMA contra Genki Sudo. Dekkers, nunca havia lutado MMA ou mesmo treinado seriamente para isso. Sendo assim perdeu a luta, finalizado por uma chave de perna.

Após esse evento, Dekkers novamente aceitou lutar, agora no K-1 Max 2005 (Regras do K1) contra o americano Duane Ludwig. Um detalhe importante, dias antes da luta Dekkers machucou o ligamento do ombro, lutou com dores e sem poder usar direito o braço, mesmo assim vence por pontos.

Sua última luta oficial foi em 13 de Maio de 2006 contra Joerie Mes, K-1 World Gran Prix 2006 na Holanda, e Dekkers perdeu por pontos.

 

A HISTÓRIA REAL DO MUAYTHAI HOLANDÊS

Cartaz de luta de 1992

 

Muito já foi discutido a respeito dos termos “muaythai holandês”, e já houve uma explicação ampla sobre os erros, e como se classifica corretamente o estilo de um lutador. Porém vou apenas explicar sobre a questão do estilo “holandês”.

Tudo começou quando o Kickboxing japonês criado por Osamu Noguchi foi apresentado a Holanda nos anos 1970 para pessoas como  Jan Plas fundador da Mejiro Gym que teve Rob Kaman como lutador, e para seu maior rival Thom Harinck fundador da Chakuriki Gym que teve Peter Aerts e Badr Hari como estrelas.

O karatê Kyoskushin e o Kickboxing japonês tiveram uma grande influência no que viria a ser, com o passar dos anos, chamado de estilo holandês . O Muaythai claro foi incluso nessa mistura de estilos.

Em 1973 foi criado a Dutch Kickboxing Association. Em 1983, os mesmos fundadores criaram a WMTA (World Muaythai Association), e a EMTA (European Muaythai Association) em 1984.

A referência sobre o estilo Holandês prevalecer com socos com mais potência e chutes baixo passou a não ter validade alguma, afinal o lutador Pornsanae Sitmonchai seria um holandês? Logicamente que não.

  • Prêmio de Melhor Lutador do Ano da Tailândia?

Em muitos artigos em inglês, francês e mesmo em português, é dito que Ramon Dekkers em 1992 venceu o prêmio de melhor lutador do ano na Tailândia, porém oficialmente o vencedor foi Jaroensap Kiatbanchong. Dekkers na verdade recebeu o prêmio de “Melhor lutador estrangeiro” na Tailândia.

  • O reconhecimento da Família Real Tailandesa

Durante o 85º aniversário de sua Majestade Bhumibol Adulyadej, o Rei da Tailândia, recebeu um prêmio especial por sua contribuição ao esporte. Foi reconhecido como Embaixador de todos os estrangeiros que vivem e lutam Muaythai na Tailândia.

  • O adeus de uma lenda

 

Em 27 de Fevereiro de 2013 Dekkers durante seu treino em Breda (Holanda) disse que não estava se sentindo muito bem, e decidiu ir embora. Ramon Dekkers morreu de ataque cardíaco aos 43 anos de idade.

 

  • Informações Extras:
  1. O apelido “Diamante” foi dado por Songchai, um dos mais famosos e respeitados promotores de lutas na Tailândia, e refere-se claro ao diamante ser um dos materiais mais duros da natureza.
  2. Entre 1992 e 1996, lutou contra grandes nomes do esporte como; Joel Cezar (França), Sakmongkol (Thai), Rittichai (Thai), Dida Diafat (França) e o grande Orono Por Muang Ubon (Thai).
  3. Cartel*: 186 vitórias (95 por TKO/KO) 35 derrotas / 2 empates. 8 vezes campeão Mundial de Muaythai e Kickboxing (Em diferentes Organizações e categorias de pesos).
  • Notas da matéria

    1- Cor Hemmers treinou Karatê Kyokushin, mas na Holanda o Kickboxing se tornou mais popular.
    2- Rob Kaman foi 9x Campeão Mundial de Kickboxing.
    3- Coban hoje vive em Nova York/USA, e tem sua própria academia. Seu cartel foi de 270 lutas 250 vitórias.
    4- Link para a matéria original em inglês: Prêmio Melhor Lutador do Ano Tailândia
    5- O cartel de Ramon Dekkers não é completo devido à falta de informações e registros de lutas e eventos.

Publicidade