Quantos tipos de muaythai existem no mundo?

A explicação final a respeito do que de fato é muaythai

Publicado em 27/07/2020

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

A pergunta parece simples, mas a resposta demanda uma explicação que servirá para encerrar de uma vez por todas essa questão. Vou expor fatos nesta matéria que irão explicar os motivos e erros que até hoje são usados para vender ideias que sabemos não são verdades.

A origem do termo:

A palavra “muaythai” em sua melhor tradução quer dizer “boxe tailandês”. Simples assim. Até o começo do século XX os tailandeses chamavam o boxe ocidental de “muay sakoorn” ou seja o boxe apenas com as mãos. Para diferenciar a arte estrangeira da arte nacional o Rei Rama VII determinou que o termo “muay-thai” fosse aplicado, ou seja determinou que a arte praticada no País tivesse um termo próprio.

Até o começo do século XX o termo ”muay” era aplicado aos estilos de combate de cada província do Reino de Sião, ou seja, cada província possuía um estilo próprio de luta, a partir disso os termos Muay chaiya definia o estilo praticado na provincia de Chaya, e assim sucessivamente.

A criação de regras unificadas vai de encontro a modernização da Arte Marcial, após 1929 o Rei determina que a arte marcial fosse regulamentada, ou seja, regras. O motivo? A morte de um lutador durante apresentação diplomática a estrangeiros.

A introdução da regra foi lenta e inicialmente mal vista. Sua aplicação se deu a partir da inauguração do estádio Rajadamnenrm em 1945, o uso de luvas, coquilha e shorts já era obrigatória. Porém a regra era cumprida apenas dentro do estádio, em outros eventos e locais não havia regra definida.

Essa questão foi se transformando com a inauguração do estádio Lumpinee em 1956, categoria de peso e divisão de round por tempo já eram usados, além do uso de luvas de boxe. Para manter toda a tradição de gerações o Governo determina que a Arte Marcial seja preservada, assim nascendo o “muay boran” ou seja “A luta antiga”. De forma simples foram preservados 04 estilos antigos de Muay:

  • Chaiya
  • Lopburi
  • Thasao
  • Korat

Fotos do começo do século XX – Reino de Sião – Estilos de Muay

Sim, há registros históricos de outros estilos, porém quase nada de informação concreta sobre, sendo assim apenas os estilos que sobreviveram com lutadores e documentos se tornaram “oficiais”. Atualmente o muay boran é ensinado por entidades regularizadas pelo governo tailandês, como por exemplo a KMA (Kru Muaythai Association).

A história do Muaythai Holandês

Foto do desafio Holanda x Tailândia – 1979

 

Vamos ao maior problema dos anos 1990, o termo “muaythai holandês”.  A Holanda foi o primeiro país europeu a fazer frente aos tailandeses, isso nos anos 1980-1990. Seus dois principais expoentes foram a Chakuriki gym e a Mejiro Gym.

Thom Harinck e Jean Plas foram sem dúvidas os responsáveis pela divulgação do muaythai na Holanda e por consequencia a Europa.

 

Thom Harinck

Thom era kareteca que insatisfeito com a arte criou o termo “chakuriki” um sistema que treinava karate, Savate e Boxe. Abriu sua academia em 1972 e se tornou uma grande referência dentro do Kickboxing europeu. Sendo treinador de nomes como; Peter Aerts, Branko Cikatic, Gilbert Ballantine e Badr Hari. Em 2013 com 69 anos Harinck anunciou sua aposentadoria. No ano de 2016 publica sua biografia com um nome interessante: “Thom Harinck: Godfather of Muay Thai in The West”.

 

Capa do Livro que está disponível na Amazon.com

Jan Plas é considerado o “pai do kickboxing” na Holanda. Assim como Thom, começou no karate e em 1978 após aprender Kickboxing japonês com Kenji Kurosaki, fundou a Mejiro Gym na Holanda. Jan treinou os maiores nomes do kickboxing na época como  Peter Aerts e Rob Kaman, porém em 2008 foi preso acusado de tráfico internacional de drogas. Em 2010 Jan Plas cometeu suicídio em sua cela aos 65 anos de idade.

Jan Plas em vermelho

Perceba que até o momento falamos apenas de Kickboxing holandês, em 1978 um time de holandeses viajou a Tailândia para lutar. É o primeiro registro de europeus lutando no Lumpinee. Todos os lutadores holandeses perderam por nocaute entre os R1 e R2.

Fotos da reportagem da época divulgando o evento

Após esse pequeno massacre Thom Herinck ficou três meses em campos de muaythai na Tailândia aprendendo tudo o que era possível. Somente dessa maneira foi possível entender o processo de treino, a regra e como lutar. Thom teve que aprender da fonte para vencer.

O termo “muaythai holandês” nunca foi usado por Thom ou Jean, ele apenas surgiu na época de Ramon Dekkers, a imprensa não era especializada, não entendia quase nada de arte marcial que não fosse Karatê ou Kickboxing. Alias, Dekkers nunca usou esse termo, em todas as entrevistas ele diz “dutch kickboxing” ou apenas “muaythai”.

Portanto esse termo foi criado pela mídia para dar créditos aos lutadores holandeses da época, mas ninguém do meio de fato utilizou, pois todos sabiam que aquilo não era verdade. Para conhecer a história de Ramon Dekkers – A história de Ramon Dekkers no Muaythai e sua influência no mundo      

Portando há apenas um Muaythai Profissional em todo mundo, aquele que traz em seu nome sua origem. O Boran resgata a Arte Marcial e é ensinado apenas por entidades autorizadas pelo governo tailandês. Podemos citar o “muaythai amador” criado pela IFMA – Federação Internacional de Muaythai Amador, que está responsável pela tentativa de incluir o muaythai amador nas Olimpíadas, porém é outro esporte, com outras regras, com uso de proteção, e não há ligações com o muaythai profissional.

Fontes para pequisa:
  • The Dutch Kickboxing History
  • The History of Muaythai - First Edition : February 1, 2016 - BTS Press Co., Ltd. - Department of Physical Education National Stadium, Bangkok.

Publicidade