Afinal, o que são os estilos dentro do muaythai?

Estilos de muaythai passam pelos estilos regionais do século 17 até a construção do esporte com regras

Publicado em 05/02/2024

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Muito se fala sobre estilo, jogo e como o lutador se comporta dentro da luta, mas antes de entrarmos nesse cenário é preciso explicar um ponto fundamental dentro do muaythai. Afinal, o que seria um estilo de luta e um estilo de luta regional?

Talvez você nunca tenha ouvido o termo “estilo regional”, mas ele é de suma importância para compreender o estilo atual dentro do esporte. Para uma leitura completa veja nossa matéria: A história do Muay Boran finalmente explicada.

A partir dos anos 1945 com a fundação do Estádio Rajadamnerm, o muaythai se torna de fato um esporte, com regras definidas (1937), categorias de peso, divisão de rounds (5) e corners por cores (vermelho – azul). Devo lembra-lo que até 1921 na Tailândia, o muay não possuía regra, categoria de peso, e utilizava cordas de canhamo nas mãos.

Lutadores em Bangkok, 1921 – Tailândia

 

Com a construção dos primeiros estádios fixos na Tailândia, e os eventos de 1929 (A ordem dos Tigres Selvagens e o fim do muay como arte marcial). As regras forçaram os lutadores a se adaptarem as regras e ao jogo, sendo assim os estilos regionais perderam força, dando espaço aos lutadores de estádio. Porém esse regionalismo não se perdeu por completo, afinal hoje há estilos de lutadores dentro do muaythai.

 

MUAY FIMEU

Saenchai PK Muaythai Gym

O “muay fimeu” é o lutador com grande habilidade, utiliza várias técnicas dentro da luta, e evita o confronto direto, seu objetivo é não se machucar e jogar com as regras debaixo do braço. Um dos melhores exemplos é o lutador Saenchai PK Muaythai Gym. Considerado um Yod Muay (elite da elite), Saenchai é um lutador que venceu praticamente os melhores lutadores do seu peso na Tailândia, além de não dar chances aos estrangeiros. Aposentado dos estádios desde 2014, ainda luta em eventos-show como Thai Fight.

Outros exemplos de Muay Fimeu notáveis:

  1. Samart Payakaroon (um dos melhores lutadores do muaythai moderno)
  2. Panpayak Jitmuangnon (3x campeão do prêmio Melhor Lutador do Ano consecutivo)
  3. Tawanchai PKSaenchaiGym (Eleito melhor lutador do ano e um dos melhores de sua geração)

 

MUAY KHAO

Petchboonchu F.A Group

Muay Khao é o estilo de luta que predomina o jogo de Clinch, são lutadores fortes que jogam o tempo todo na luta agarrada, buscando travar seu adversário e “sufoca-lo”. Nosso melhor exemplo é Petchboonchu, vencedor de 14 cinturões dentro da Tailândia, sendo até hoje um recorde não batido. Outros ótimos exemplos:

  1. Dieselnoi Chor Thanasukarn (considerado o melhor muay khao da história do esporte)
  2. Chamuakpetch Harpalung (chamado de os joelhos mágicos, foi um dos grandes nomes da era de ouro)
  3. Lamnammoon Sor Sumalee ( o vampiro, devido a seu estilo de luta completamente agarrada sufocando seu adversário)

 

MUAY MADH

Rodtang Jitmuangnon

Muay Madh são lutadores que buscam o confronto, principalmente utilizando as mãos. São lutadores que trabalham muito bem o boxe inglês, são fortes, e não fogem da trocação. São lutas violentas que causam grande alvoroço entre apostadores e fãs. O dos melhores exemplos atuais é Rodtang Jitmuangnon. Ele atualmente compete no ONE Championship e é o atual campeão mundial peso mosca do ONE Muay Thai . Ele também é ex-campeão do Omnoi Stadium 130 lb e campeão do MAX Muay Thai 125 lb.Outros grandes exemplos:

  1. Anuwat Kaewsamrit (as mãos de ferro de Sião)
  2. Somrak Khamsing (medalha de ouro nas Olimpíadas 1996)
  3. Veeraphol Sahaprom (a máscara da morte)

 

MUAY BULL

Saeksan

O título na verdade não é muito gentil, a ideia por trás do “muay bull” é na verdade um lutador que não pensa muito e avança pra lutar, sem muita técnica ou estratégia. o “bull” vem do inglês touro, mas na Tailândia a ideia está ligada a agressividade, porém com pouca inteligência. Ou seja, é como chamar um lutador de limitado ou burro. Mas tirando essa questão, são lutadores que apresentam sempre grandes lutas, geram muitas apostas e um grande entretenimento.

Publicidade