A ordem dos Tigres Selvagens e o fim do muay como arte marcial

Como um evento de muaythai reunindo os melhores lutadores da época causou o fim do muaythai como arte marcial

Publicado em 05/01/2024

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

O Wild Tiger Corps ( tailandês : กองเสือป่า ) foi um corpo paramilitar nacional fundado na Tailândia em 6 de maio de 1911 pelo rei Vajiravudh (Rama VI). Inspirada na Força Voluntária Britânica , a unidade tinha como objetivo manter a ordem civil.
O corpo deveria ser um corpo paramilitar de âmbito nacional , responsável apenas perante o monarca. Inicialmente uma guarda cerimonial, tornou-se uma força militar de 4.000 pessoas no primeiro ano. A unidade trouxe seu nome tailandês do Corpo de Escoteiros Sua Pa Maew Mong, fundado pelo Rei Naresuan por volta de 1600.

O rei também criou em 1911 uma divisão júnior dos Wild Tigers chamada Luk Sua ou Tiger Cubs. Esta organização foi baseada no movimento de escoteiros de Baden-Powell e cresceu até se tornar o escotismo tailandês . A Tailândia foi apenas o terceiro país do mundo a formar uma unidade nacional.

Rei Rama VI e seus Wild Tigers

Cheio de plebeus, o rei frequentemente socializava abertamente com eles. O corpo acabou rivalizando com o exército em força e com o serviço civil em influência. O rei chegou ao ponto de nomear alguns membros para altos cargos no exército e na nobreza.

O Wild Tiger Corps é especializado em proteger o rei e a família real, proteger o palácio, combate corpo a corpo, combate corpo a corpo com armas, uso de armas de fogo e alguns se especializam em operações secretas para espionar informações que possam representar um ameaça à família real.

Com o propósito beneficente de aquisição de armas de fogo para o corpo de voluntários, um torneio nacional de muay foi realizado no campo aberto da Escola Suan Kularb (Jardim de Rosas), de 1921 a 1922. O programa durou duas temporadas, sob a direção de Phya Nondhisen, secretária-geral indicada pelo rei.

O EVENTO DE 1928 E O FIM DA ARTE MARCIAL

Em 1928, o general do exército tailandês Phya Devahastin na Ayudhya (também Phraya Thephatsadin), que comandou as Forças Expedicionárias Siamesas para a Europa perto do final da Primeira Guerra Mundial, embarcou em uma missão para reorganizar as competições tradicionais de muaythai, para alinhá-las com o progresso do boxe em o mundo moderno.

Um terreno atrás do Templo do Pilar da Cidade (Lak Muang) foi alugado para o funcionamento de uma arena de boxe – para apresentar o primeiro torneio de campeonato nacional do Sião. O contrato de arrendamento de seis meses foi de 17 de novembro de 1928 a 17 de maio de 1929, período durante o qual a história testemunhou o maior evento de muaythai desde os dias do programa Wild Tiger Corps na Escola Suan Kularb (1921).

Foram recebidas inscrições de todo o país, devido à atração do título de Grande Campeão do Sião, além dos belos prêmios oferecidos pelo torneio, oferecidos aos competidores nas quatro rodadas da competição. Entre os cerca de setenta e seis (76) lutadores inscritos no torneio estavam os cinco grandes, considerados os pugilistas mais potentes do Reino pelo seu recorde individual estabelecido, e portanto eram os favoritos no torneio.

Photo by Alex Tsui Archive

Eles eram compostos por Saleb Sornkuay (Guerreiro Malaio), Yang Vanthongchai (Hanuman), Pae Liangprasert (Killer Kicker), Suk Somboon (Executor de Lopburi) e Whang Ahamad (Ídolo Muçulmano). Bang Saleb, de nome Lek, um famoso professor de boxe baseado em Bangkok e migrante muçulmano de Java desde jovem, é um especialista na arte tradicional de Silat. Ele lutava desde 1921 e havia derrotado vários campeões provinciais.

Yang, respeitável guru do boxe de Dhonburi, é altamente versátil e habilidoso, daí o apelido de Hanuman. Seus punhos eram tão poderosos que ele poderia quebrar um coco cru com um só golpe. O renomado chutador Phae, do célebre clã de boxe Liangprasert, da província de Uttaradit, também é um lutador muito perigoso. Ele é um dos cinco Terrores do clã Muay Thasao, todos lutando na capital, Thor, Plong, Rit, Phae e Ploy.

O artista de punho Suk Somboon, de Lopburi, é o protegido do mais respeitado guru Kimseng Taweesidh(邱金盛), tailandês-chinês(de Cingapura) e uma lenda viva no Sião. Por último, Whang Ahamad, do distrito de Yala, no sul, outro boxeador muçulmano que luta agora fora de Bangkok, pertencente ao mesmo grupo de Saleb, permanece invicto desde 1921.

O torneio Lakmuang foi mais uma vez uma página importante na história do boxe do Sião, pois foi em 24 de novembro de 1928 que, em meio ao Golden Mount Festival, Phae Liangprasert (Muay Thasao), literalmente espancou o boxeador Khmer Chea Kegkhmer (Battambang) para se arriscar em um demonstração brutal de violência. A morte provocou um protesto público em todo o país sobre a questão da segurança e da moralidade no jogo de luta, que acabou por levar ao uso obrigatório de luvas de boxe.

O Primeiro Torneio do Campeonato Nacional de Boxe Tailandês

Photo by Alex Tsui Archive

Na primeira rodada da competição, Suk venceu Plaeng Plianmai (Dhonburi) no R5, com socos potentes. Phae, de Uttaradit, derrotou o cambojano Chea Kegkhmer (Battambang) no R4, onde o perdedor morreu após sair do ringue. Rit, um dos irmãos Liangprasert, empatou com Saleb após onze rounds. Whang eliminou Sudchit Intientaem, também de Bangkok. O célebre Yang derrotou Sin Dilokvilas (Bangkok) para avançar para as quartas de final.

Yang então eliminou Thaem Karnrabru (Bangkok) e Chien Rungrajan (Lopburi), mas falhou nas semifinais, ao perder por nocaute técnico, surpresa para Pan Muangchand (Chanthaburi), desistindo assim da disputa. Suk, por outro lado, registrou um nocaute formidável, aos 0:30 do primeiro round, contra Tuam Keowsengsai (Dhonburi), antes de ultrapassar o boxeador de Korat, Lit Namsungngern, nas semifinais.

Em um encontro muito aguardado, em 7 de abril de 1929, Saleb (Lek) lutou com Pae e saiu vencedor após nove rounds. No entanto, a comissão de revisão afirmou que o lutador Uttaradit não foi realmente inferior na disputa, permitindo-lhe passar o round. Ele passou nas semifinais com uma derrota de 3 rounds sobre Somthavin (Dhonburi).

Whang, o candidato mais pesado do torneio, derrotou Jarim Ngo Dhahul (Ayudhya), antes de eliminar Lob Paksin (Uttaradit) em nove rounds, para entrar na final. Eventualmente, devido a vários motivos – a política é inegavelmente uma delas, Whang e Suk foram selecionados pela pontuação geral e pela força para lutar na partida final do torneio do campeonato, em 15 de maio de 1929.

No dia do confronto final, a arena Lakmuang estava lotada em todos os níveis de assentos por fãs de luta, bem como farangs presentes para tirar fotos ou filmar o evento. (The Daily Mail Siamese Edition, 16 de maio de 1929).  A luta pelo título, terceiro do card, começou em meio a intensa expectativa do público. Suk, de 23 anos e 64 kg, parecia forte e confiante por ser mais experiente, enquanto Whang, 27 anos, pesava 69,5 kg. era maior e aparentemente melhor.

Na troca acirrada, Whang levou um golpe e caiu, mas ileso, levantou-se antes que o árbitro pudesse contar. Enquanto o ambicioso Suk montava outro ataque, Whang encontrou seu alvo, acertou dois golpes poderosos, na nuca e na orelha em sequência, que derrubou o rebatedor Lopburi instantaneamente. Suk lutou para se levantar, mas caiu novamente, quando a contagem até dez foi completada. Tudo acabou em 50 segundos.

Pela vitória épica, Whang recebeu o belo prêmio em dinheiro de 400 baht, enquanto Suk ganhou 250, ótimo valor naquela época. Whang Ahamad, tornou-se assim o primeiro Grande Campeão do Sião na história. Os troféus, além do prêmio em dinheiro, uma medalha de ouro mais corrente, manto e guirlandas, era a cobiçada mesada mensal isenta de impostos de 40 baht.

LEGADOS DO PERÍODO

Dos legados deixados pelo Período Lakmuang, três coisas permaneceram proeminentes na história. Um deles, a criação do primeiro Campeão do Sião, que foi indiscutivelmente um marco importante no desenvolvimento do Muay Thai. Marca o passo monumental em que a questão do estilo ou da superioridade individual foi decidida pelas regras do jogo, dentro do ringue.

Em segundo lugar, a trágica morte do pugilista cambojano foi um acontecimento crucial, e o subsequente clamor público levou à adopção de luvas de couro no boxe siamês. Até então, as luvas eram adotadas apenas em ocasiões aleatórias, mas não obrigatoriamente. A transformação atravessou o período seguinte do Estádio Tha Chang (1929-30), para se tornar um recurso padrão na arena Suan Sanuk.

A polêmica em relação à partida Saleb-Phae, um subproduto do boxe e da política regional da época, em favor das estrelas da capital contra o interesse das elites provinciais, era uma questão perene. A partida continuou na segunda partida (na arena Tha Chang), quando Saleb, fortemente apoiado, venceu novamente a decisão após cinco rodadas exaustivas, que o viram espancado e machucado, para conquistar o prestigiado prêmio de medalha de ouro da divisão média. As reportagens, porém, optaram por colocar a culpa em um árbitro inexperiente. (Banguecoque Karnmuang, abril de 1930).

Publicidade