Brasiliense encara circuito que reune os melhores lutadores de Muaythai do Brasil

Publicado em 20/10/2020

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Reprodução: Arquivo Pessoal (Treinador Renato Nelson e Gabriel Vinicius)

Brasiliense encara circuito que reune os melhores lutadores de Muaythai do Brasil

Não é segredo que o cenário mais competitivo de Muaythai no Brasil, não faz parte de entidades, como confederações e ligas nacionais. Que na grande maioria tem foco no trabalho com o Muaythai Amador e competições restritas para os filiados pagantes.

Porém, em São Paulo existe um outro mundo e também podemos dizer um outro nível do esporte. Foi no estado de São Paulo que o ‘verdadeiro’ Muaythai começou a se desenvolver e foi palco de grandes nomes do esporte, que hoje se tornaram referências dentro do Muaythai no Brasil, independente de equipe, cidade, estado e claro entidades.

Nomes como Cosmo Alexandre, Thiago Teixeira, Adaylton Freitas e mais recentemente Júlio Lobo e Luís Cajaiba passaram por esse circuito. Hoje, todos estes nomes são campeões mundiais de Muaythai profissional, o nível máximo do esporte. E em comum, todos são lutadores independentes, ou seja, não são filiados a nenhuma entidade no Brasil.

Brasileiros multi-campeões de Muaythai fora do Brasil

Brasileiros multi-campeões de Muaythai fora do Brasil

Lutar em eventos como EPIC Muaythai, Jab Direto, War Muaythai e Maximum Muaythai se tornou um desejo para todos os lutadores no país. E conseguir uma oportunidade em um destes eventos se tornou algo muito díficil com o passar dos anos.

Os atletas que conseguem essa oportunidade, procuram dar seu máximo para continuarem sendo figura marcada nesses eventos que ajudam a promover o Muaythai no Brasil, além de oferecer experiência para que lutadores cheguem na Tailândia com bagagem suficiente para fazerem bonito contra lutadores internacionais.

Brasília avançando no cenário

A Capital Federal durante anos nunca teve expressão no circuito nacional, seu maior representante não passou por essas competições e teve que enfrentar grandes desafios morando no berço do esporte.

O primeiro lutador brasiliense a encarar o circuito paulista foi, Edgleisson da Silva que chegou a disputar o GP do War Muaythai com uma premiação de 10Mil reais.

Mas agora um novo nome surge em Brasília e tem grandes chances de fazer fila em sua categoria dentro do cenário nacional. Estamos falando de Gabriel Vinícius, jovem de 20 anos da equipe MTB, que conta com Renato Nelson como treinador chefe.

Renato contou para a redação do Acervo Thai que os planos para 2020 era poder participar de um mundial amador que seria realizado na Tailândia. E que por conta do Covid-19 foi cancelado, deixando estes planos de conhecer o berço do esporte congelados por mais um período. Mas não pense que os brasilienses tinham como meta somente a participação no evento amador, muito pelo contrário.

Um dos planos era poder conhecer a ilha de Phuket e a famosa academia que vem sendo a casa de grandes nomes brasileiros na Tailândia. Para aprender com quem vive do esporte e quem sabe fazer lutas profissionais ainda nesta passagem pelo país.

Com a mudança nos planos, o foco se tornou outro. E agora Renato vem preparando Gabriel, para lutar no Jab Direto em São Paulo, no dia 07 de Novembro. O evento que por conta da pandemia teve que também se adaptar, preparou um card especial para não deixar o ano passar em branco.

E neste evento, o brasiliense Gabriel Vinícius (MTB) enfrentará Vinícius Sanatana (Puro Impacto) na categoria até 73kg. O Evento contará com transmissão online, já que o acesso será limitado por conta do corona vírus.

Divulgação oficial do evento Jab Direto.

Divulgação oficial do evento Jab Direto.

Buscando oportunidades

Renato Nelson também revelou para a equipe do Acervo, que conta com mais um lutador na categoria até 67kg, que poderá em breve ser visto no cenário nacional. O Lutador, Caio Bruno, de 28 anos é um dos lutadores que também seguiriam para o mundial amador na Tailândia e teve seus planos afetados pela pandemia.

E agora os holofotes estão todos apontados para que Gabriel, possa fazer um bom trabalho nessa primeira luta dentro do mais competitivo cenário de Muaythai no Brasil. E dar continuídade na história do Muaythai Brasiliense.

Gabriel Vinícius e o treinador Renato Nelson em uma de suas últimas competições.

Gabriel Vinícius e o treinador Renato Nelson em uma de suas últimas competições.

Publicidade