Os melhores lutadores estrangeiros de Muaythai – Parte 02

Os nomes que fizeram história após a abertura dos anos 1980

Publicado em 20/04/2018

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Publicamos uma lista com os melhores lutadores de muaythai em atividade na Tailândia (Veja Aqui). Após alguns pedidos, fiz a parte 01 da lista dos melhores lutadores estrangeiros de muaythai, click aqui: Os melhores lutadores estrangeiros de muaythai – Parte 01. Devo lembrar que são apenas os nomes ligados ao muaythai e não ao Kickboxing. E que a lista não está em ordem de importância.

  • GRINGO OU FARANG

O termo ‘farang’ é utilizado por tailandeses para definir um estrangeiro, alguns consideram pejorativo, outros dizem ser apenas um termo antigo. É como nós brasileiros chamamos os estrangeiros; Gringos. Os nome citados nessa matéria estão atuando hoje no circuito profissional do muaythai.

Youssef Boughanem (Bélgica)

Youssef Boughanem

 

Youssef é hoje o melhor exemplo de lutador gringo que está fazendo história, morando na Tailândia, representa o campo Petchsaman Gym e vem conquistando praticando tudo. Com cartel de 208 lutas sendo 188 vitórias, conquistou o cinturão do estádio Omnoi, campeão Thai Fight, campeão torneio Phoenix e a maior conquista de sua carreira, cinturão do estádio Rajadamnerm categoria 160lbs.

 

Rafi Bohic

Rafi Bohic (França)

Rafi é outro exemplo de ‘gringo’ fazendo história, lutador da famosa Singpatong+Sitnumnoi conquistou praticamente tudo que disputou; cinturão WBC 140lbs, Max Muaythai Silver-Belt, WMC 140lbs, GP8 Bangla Stadium e claro campeão do Lumpinee 147 lbs.

Cartel: 80 lutas – 66 vitórias (29 KO).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fabio Pinca

Fabio Pinca (França)

Nascido em Lyon na França, Fabio começou a treinar muaythai aos 15 anos, inspirado em Ramon Dekkers e Dany Bill.

Um dos pouco estrangeiros a lutar contra os grandes nomes do muaythai como Saiyok e Sudsakorn, além claro da lenda Saenchai. Pinca conquistou títulos bem importantes como; WBC 147lbs, ISUZU Thai Fight 67kg,  WBC 140lbs, e claro o tão cobiçado cinturão do Rajadamnerm 67kg.

Cartel: 126 lutas – 99 vitórias.

 

 

 

Mathias Gallo

Mathias Gallo (Itália)

Mathias começou a lutar muaythai profissional aos 12 anos, e aos 17 já colecionava títulos. Campeão 135lbs WPMF. Em 2018 Mathias foi o primeiro italiano na história a entrar no ranking do Lumpinee.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cosmo Alexandre (Brasil)

Cosmo “good boy” Alexandre

 

Cosmo ‘good boy’ Alexandre é hoje um dos melhores lutadores de muaythai brasileiro em atividade. Quase foi goleiro profissional de futebol, mas trocou as luvas do campo por luvas do ringue. Em 2009 entrou para a seleta elite a conquistar o cinturão do King´s Cup na Tailândia, foi campeão Intercontinental WMC (160 lbs) e campeão mundial W.P.MF. Lutou contra grandes nomes do esporte como Yodsanklai Fairtex, e foi recentemente contratado pelo maior evento de MMA da Asia, ONE FC para lutar tanto muaythai como MMA.

Cartel:  67 lutas – 51 vitórias.

Sylvie von Duuglas-Ittu (USA)

Sylvie von Duuglas-Ittu

 

 

Lugar de mulher é no ringue e Sylvie talvez seja o melhor exemplo atual disso. Americana de New Jersey começou a treinar muaythai em 2008, em 2010 viajou a Tailândia para treinar e lutar, chegou à conclusão que era preciso permanecer lá, a paixão pela arte marcial já havia tomado conta. O que seria apenas uma viagem de 6 meses, hoje completa mais de 6 anos. Sylvie merece estar nessa lista, é talvez a única ocidental no mundo a passar o número de 200 lutas de muaythai no cartel.

 

A NOVA GERAÇÃO DO MUAYTHAI (PÓS ANO 2000)

LIAM HARRISON

Liam Harrison

Lutador britânico que começou no muaythai aos 13 anos lutando pela Bad Company. Liam lutou contra os melhores do seu tempo como Sagetdao, Pakorn e Saenchai. Reconhecido por sua agressividade, é um lutador muito ativo no Instagram postando sempre seus treinos. Campeão mundial WBC – WPMF – WMC em várias categorias de peso. Conquistou também o cinturão do estádio Patong na Tailândia no ano de 2006.

LUIZ CAJAIBA

Luis Cajaiba

Cajaiba já fez história. Morando na Tailândia e treinando na Phuket Fight Club, Luiz conquistou o Cinturão WBC 147lbs e logo após essa conquista, disputou e venceu o cinturão nacional Tailandês, se tornando o primeiro estrangeiro ocidental na história a conquistar o título. Abaixo o documentário que mostra a preparação do lutador para a disputa do cinturão WBC:

 

JULIO LOBO

Júlio Lobo

Julio Lobo também do campo Phuket Fight Club, está lutando em estádios e grandes eventos na Tailândia. Lutou e luta contra a elite do esporte. Campeão da Toyota Marathon e Top 10 no Ranking do Lumpinee, se tornou o 3º estrangeiro na história a vencer o cinturão do Omnoi Stadium.

ALLYCIA HELLEN

Allycia Hellen

Allycia Hellen também faz parte do campo Phuket Fight Club e mostra a força absurda deste campo na terra do muaythai. Campeã absoluta no Brasil na categoria até 50kg, em 2019 venceu a 12x campeã mundial WPMF Thananchanok Kaewsamrit levando pra casa o Ayutthaya Pink Belt. Em 2020 Allycia se tornou campeã mundial do maior evento da Ásia, o ONE Championship vencendo a queridinha do evento Stamp Fairtex.

SAVVAS MICHEL

Savvas Michael

Savvas começou a treinar muaythai aos 7 anos de idade. Em 2017 se mudou em definitivo para a Tailândia para treinar no campo Petchyindee Academy. Hoje é o atual campeão mundial WBC Lightweight (2019), campeão do Toyota Marathon (2018), em 2017 foi campeão mundial WMC, e hoje luta na elite do esporte nos estádios da Tailândia.

 

MENÇÃO HONROSA

JOS MENDONÇA

Jos Mendonça

Jos Mendonça natural de Belém do Pará, é até hoje o único brasileiro a conquistar o cinturão do Rajadamnerm. Alias, nunca um brasileiro venceu o cinturão do Lumpinee, mas Jos realizou o feito inédito de lutar e vencer um dos cinturões mais desejados do mundo. Após uma série lesão na perna, se afastou do esporte, mas trabalha com a venda de equipamentos das marcas tailandesas (Twins – Top King – Raja) etc.

Publicidade