Os melhores lutadores estrangeiros de muaythai – Parte 01

Eles abriram caminho para o Ocidente na época que ninguém conseguiu.

Publicado em 19/01/2021

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Lutar na Tailândia é o objetivo de 10 entre 10 lutadores, porém atualmente esse objetivo está muito mais acessível. A Tailândia possui uma boa estrutura de academias para estrangeiros além de muitos brasileiros morando por lá que poderão lhe ajudar nessa jornada. Mas nos anos 1980, o país era um completo mistério, quase nada se sabia a respeito, chegar lá já era um desafio, conseguir algo já era quase um sonho.

O primeiro registro de estrangeiros europeus lutando muaythai em solo tailandês nos estádios foi durante os anos 1970 com os holandeses. Durante a época chamada de “era de ouro” que durou de 1970 ao final dos anos 1990, estrangeiros fizeram história na Tailândia, e vou contar sobre seus feitos e o porque de sua importância.

MOURAD SARI

Mourad Sari

Mourad é daqueles lutadores que infelizmente acabam caindo no esquecimento de boa parte dos fãs. Francês e exímio lutador de kickboxing e muaythai, lutou contra lendas como  Samkor Kiatmontep, Orono Por Muang-Ubol, Sakmongkol Sitchuchok, Kaolan Kaovichit e Buakaw.

Em 1999 obteve a chance de uma vida, lutar e vencer o cinturão do estádio Lumpinee contra Somchai Sor Nantana pela categoria 140 lbs, sendo o primeiro estrangeiro na história a conquistar tal feito. Lutou apenas 25 vezes em solo tailandês, porém enfrentou a elite do esporte como Den Muangsurin, Kaolan, Sakmongkol, Jongsanan, incluindo lutas no aniversário do Rei da Tailândia (King´s Birthday). Porém em uma entrevista em 2016 para a Siam Fight Magazine, disse que se desligou completamente do esporte, não acompanha e não guarda mais nada sobre o esporte.

 

DANY BILL

Danny Bill

Criado na França mas nascido em Camarões, Dany Bill é considerado um dos lutadores estrangeiros mais técnicos de seu tempo. Após assistir na TV uma luta de muaythai, decidiu que seria um lutador. Em 1986 começou a treinar na Nemrod Boxing Gym, se tornando campeão francês em 1988, aos 15 anos de idade.

Sua primeira vitória importante foi contra o campeão Den Muangsurin, na Copa do Rei na Tailândia, defendendo seu título por 6x seguidas.  A lista de adversários inclui lendas como Sangtiennoi Sor Rungroj, Orono Por Muang-Ubol, Vichan Chorrotchai, Nokweed Davy, Sakmongkol Sittchuchok, Coban Lookchaomaesaitong, Kaolan Kaovichit. Em 1997 Bill lutou contra Ramon Dekkers vencendo-o por pontos. Atualmente está aposentado dos ringues mas apresenta palestras e seminários.

 

JEAN-CHARLES SKABOWSKY

JEAN-CHARLES SKABOWSKY

Filho de mãe romênia, nascido na França, Jean-Charles se tornou nos anos 1990 um dos melhores estrangeiros a lutar em solo tailandês. 3x campeão europeu de muaythai, por duas vezes em sua carreira esteve na posição número 1 de sua categoria no estádio Rajadamnerm (2003 – 2006). Porém infelizmente nunca venceu o cinturão.

Em 1997 durante defesa de cinturão de campeão europeu quebrou a mão, sendo obrigado a ficar 2 anos parado. Seu retornou se deu em 1999 lutando em alto nível novamente. Em 2010 participou como treinador de muaythai de  Georges St-Pierre no programa The Ultimate Fighter do UFC. Atualmente administra duas academias, sendo uma em Bangkok, além de ser um dos criadores do evento Best of Siam, evento realizado na França.

 

RAMON DEKKERS

Ramon “The Diamond” Dekkers

O diamante, o nome mais conhecido no ocidente quando falamos de estrangeiros no muaythai. Ramon Dekkers nasceu em Breda, Holanda em 1969. Começou a treinar judô e após um ano e meio trocou o kimono por luvas de boxe. Após conhecer  Cor Hemmers, foi lutar kickboxing e Muay Thai.

Dekkers ficou mundialmente famoso após lutar contra os melhores tailandeses de sua época, além dos melhores europeus. Você pode conhecer toda sua história em nossa matéria A história de Ramon Dekkers no Muaythai e sua influência no mundo.

 

JOHN WAYNE PARR

John Wayne Parr

John Wayne Parr é uma lenda, começou a lutar em 1992 e mudou-se para a Tailândia em 1996 quando tudo ainda era mato. Murou na capital do esporte por 4 anos competindo no mais alto nível, enfrentando nomes como Orono Por Muang-Ubol, Superlek Sor E-sarn, Sakmongkol Sittchuchok, e Lamsongkram Chuwattana. Por quase 20 anos JWP lutou Boxe, Kickboxing e Muaythai.

Participou do reality show The Contender Asia em 2007, e fez a final contra outra lenda Yodsanklai Fairtex. Atualmente é dono da academia Boonchu Gym em Gold Coast, Austrália, assinou em 2020 contrato com o ONE championship, mas em 2022 anunciou sua aposentadoria, pelo menos dos eventos de alto nível.

 

DIDA DIAFAT

Dida Diafat

Dida ficou muito conhecido no Brasil graças ao filme CHOK DEE, que de forma romantizada conta a história de vida dele. Dida realmente foi preso com 18 anos e passou alguns meses na cadeia, porém ao contrário do filme, ele não aprendeu muaythai na prisão, mas sim na academia Derek Boxing Club. Após lutar e perder algumas vezes, decide viajar a Tailândia para aprender da fonte. Como é mostrado no filme, quem financia sua viagem é sua avó.

Seu primeiro campo de muaythai foi o muito famoso Sor Thanikul, porém após um atentado a tiros, Dida decidiu se mudar. Seu segundo campo foi o Sor Ploenchit, conhecido por ser um campo com foco em lutadores Fimeu (habilidosos).

Dida ficou por lá 6 meses, voltou para a França e se tornou campeão mundial. Lá lutou contra grandes nomes do muaythai como Coban e Cantalonai, além de lutar em 1993 contra Ramon Dekkers valendo o título de campeão mundial, vencendo Dekkers por pontos. Entre os anos de 1991 a 1998 Dida venceu 11x o título de campeão mundial na França. Em 2001 Dida cria sua própria linha de roupas chamada KOBEY, e no ano de 2005 é lançado o filme Chok Dee baseado em sua biografia:

Capa do DVD Filme Chok Dee

 

TOSHIO FUJIWARA

TOSHIO FUJIWARA

Toshio Fujiwara nascido no Japão em 1946 se tornou uma lenda do Kickboxing Japonês durante os anos 1960-1970. Ele se tornou o primeiro não tailandês da história a conquistar o cinturão do estádio Rajadamnerm em 1978 contra Mongsawan Ruk Changmai. Porém a disputa aconteceu no Japão, naquele período era comum eventos no Japão no estilo Muay Thai x Kickboxing, e após um acordo de promotores, houve a disputa oficial pelo cinturão.

Aluno da famosa escola Mejiro Gym pioneira no ensino do kickboxing do Japão, Toshio se tornou um lutador excepcional com 126 lutas e 99 KOs. Se aposentou com apenas 33 anos e começou a ensinar na Toshio Fujiwara Sports Gym em Tóquio – Japão. Hoje ainda é um professor ativo.

 

Curtiu? Então compartilhe essa matéria e siga o Acervo Thai.

 

Publicidade