Conheça o Sarama – A música dentro do Muaythai

Conhecido também como Pi Muay ou ainda Phleng Muay o ritmo que segue a luta e sua influencia da corte real

Publicado em 19/03/2015

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

“Sarama” refere-se especificamente à música tocada durante o ritual pré-luta; o acompanhamento musical subsequente é referido como Phleng Muay ( lit.  ‘Música para Boxe’ ou ‘Música de Boxe’). A música é executada por até quatro músicos, consistindo de um tocador de Pi (instrumento de palheta quádrupla – semelhante ao oboé ), um par de tocadores de Klong khaek e um tocador de pratos (referido como “ching”). A apresentação pode servir para diversas ocasiões, como luta de Muay Thai, funeral, função estatal ou cerimônia de ordenação.

No período Ayutthaya (1351-1767), wong pi chawa klong khaek era uma música sacra que os tailandeses modelaram a partir da corte real javanesa-malaia, que foi originalmente influenciada pela tradição musical indiana. Naquela época, essa música era usada nas procissões reais e estritamente reservada à elite devido ao seu tom alto e claro (significando autoridade). Mais tarde, os leigos adotaram essa música e ela se tornou parte da vida comum.

Durante o Ram Muay, o ritmo da música começa lento e imponente para combinar com o clima do ritual. Quando a luta começa, o ritmo aumenta e combina com a intensidade do público e da ação.  A música é uma parte definidora da atmosfera do Muay Thai tradicional. O Sarama, também chamado de Pi Muay/ Phleng Muay, faz parte do aspecto cultural tailandês, tocado dentro da Corte Real em eventos que representam a mitologia thai.

As primeiras gravações dentro do muaythai são dos anos 1960, possuindo quatro músicos com quatro instrumentos distintos, sendo eles:

  • Pi Java, instrumento da Índia que lhe dá o som característico ao Sarama.
  • Klong Kaaks é um par de tambores com sons diferentes, um “macho” que dá um som agudo e o outro “feminino” que dá um som de baixo campo.
  • Ching é feito a partir de duas pequenas placas de bronze, que encostam uma na outra. Eles têm o papel de levar a melodia.
  • Kong Mong é tradicional do Sul Tailândia: uma grande placa tocada por um martelo de madeira. Este instrumento dá a ritmo à melodia.

Os 4 instrumentos do Sarama

Os instrumentos tocados no sarama podem variar de acordo com o estádio ou região do país, assim fazendo uma característica própria daquele estádio ou região. Em 1917 após uma grande enchente, o Rei Rama VI criou um evento de muay entre escoteiros, e o vencedor recebeu o título de posto de oficial no departamento de música.

O primeiro estádio que contou com o Pi Muay foi o Suan Kularb aberto em 1921. Após essa introdução, outros estádios ao redor da Tailândia começaram a implementar a música dentro das lutas. Com os lutadores conhecendo o ritmo da música, conseguem perceber como se encontra a luta na visão do publico e dos apostadores. Podendo aumentar ou diminuir o ritmo do combate. Porém, a música não deve ser usada nos treinos, já que não há sentido no uso.

Fonte:

  • A Short Cross-Analysis of Brazilian Capoeira and Thai Sarama Music and Shared Ritual Practices -Duncan Williams / 2015

Publicidade