Conheça os estrangeiros donos de Cinturão na Tailândia

Os mais cobiçados cinturões do mundo dentro do muaythai

Publicado em 07/08/2018

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Nada é mais importante que um cinturão na Tailândia. O auge de todo lutador é pôr na cintura o símbolo máximo do Muaythai. Mas em 70 anos de história, poucos conseguiram esse feito. Mas antes, vamos contextualizar você sobre essa história. Ao contrário do que se pensa, os estádios na Tailândia não são tão antigos assim.

  • SANAM MUAY RAJADAMNERN (RAJA)

Entrada do estádio Rajadamnerm

Em 1941 por ordem do primeiro-ministro da Tailândia, um estádio foi construído na Avenida Rajadamnerm. Porém o mundo estava em meio a Segunda Guerra Mundial, e material para construção era escasso. Sendo assim a construção foi pausada até agosto de 1945 quando a guerra terminou. Recebendo o mesmo nome de sua Avenida, o Estádio do Rajadamenrm foi o primeiro estádio da era moderna construído e dura até os dias atuais no mesmo local.

Cinturão Rajadamnerm

Fato muito importante, o Raja foi o primeiro estádio a utilizar as regras modernas determinadas pelo Departamento de Esportes da Tailândia. Em 23 de dezembro de 1945 custando de 70-300 baths, o estádio realizava sua primeira luta. No seu início não havia teto, sendo tudo ao ar livre, mas em 1951 um telhado foi construído.

  • LUMPINEE BOXING STADIUM

Novo estádio Lumpinee

O segundo estádio mais antigo em atividade na Tailândia, o Lumpinee já passou por muita coisa. Fundado em 8 de dezembro de 1956 e gerenciada pelo Exército Real da Tailândia, já foi palco de tiroteios, atentados e demolição. Em 8 de Fevereiro de 2014 sua antiga instalação foi demolida, e um novo estádio foi construído em outro local.

Antigo estádio Lumpinee

 

Cinturão do Lumpinee

O CINTURÃO MAIS COBIÇADO DO MUNDO

Desde o final dos anos 1970, estrangeiros lutam na Tailândia em busca do cobiçado cinturão de Estádio, porém poucos conseguiram chegar tão longe. No início, a falta de entendimento da regra do muaythai prejudicou os lutadores estrangeiros que não tinham acesso ou mesmo estudo sobre como se lutar.

Para disputar um cinturão você precisa entrar no ranking do estádio, chegar ao Nº1 e assim conseguir a luta. Outra opção é lutar por um cinturão que esteja vago, ou seja, não há um campeão no momento. Isso acontece geralmente quando o lutador não consegue mais fazer aquele peso, portanto ele abre mão do cinturão. Ou caso é quando o lutador não defende o cinturão no tempo determinado. Mas de qualquer forma, é um caminho muito difícil. E claro, ter um promotor muito influente ajuda muito.

  • Mas afinal, quem foi o primeiro estrangeiro a vencer um cinturão dentro da Tailândia?

A começar pelo Estádio Lumpinee, até hoje apenas 11 lutadores estrangeiros lutaram pelo cinturão. Sendo o mais conhecido; Ramon Dekkers em 1990 contra Issara Sakgreerin, com derrota. A primeira vitória estrangeira veio apenas em 1999 com Mourad Sari, Frances, que lutou contra Somchai Sor Nantana e venceu o cinturão 140 lbs (63,5kg). Mourad, nunca ficou na Tailândia para treinar, apenas viajava, cortava peso, lutava e ia embora. Se aposentou com o cartel de 149 lutas, 89 vitórias, 59 KO´s.

Mourad Sari

 

OS CAMPEÕES MAIS RECENTES

Somente em 2012 veio o segundo cinturão para os ocidentais com o francês Damien Alamos. Novamente um francês vencendo na categoria 140 lbs. E apenas em 2017 um terceiro vencedor, Raffi Bohic na categoria 147 Lbs.

Damien Alamos

Raffi Bohic

Em 2018 Youssef Boughanem leva a cinta do Lumpinee na categoria 158lbs. Em 2019 o francês Jimmy Vienot se torna o quarto não-tailandês a vencer o cinturão do Lumpinee. Dessa vez na categoria 160 lbs.

Youssef Boughanem

Jimmy Vienot

  • E quem são os campeões do Rajadamenrm?

O Raja conta uma história um pouco mais antiga, seu primeiro vencedor não tailandês foi o japonês Toshio Fujiwara. Oriundo do Kick-boxing japonês, em 1978 ele se tornou o dono do cinturão categoria 130 lbs (58,9kg), porém a disputa não foi em solo tailandês, mas sim japonês, vencendo o tailândes Mongsawan Ruk Changmai.

Após a vitória de Fujiwara, outros japoneses venceram o cinturão do Raja, porém todos em território japonês. Um acordo entre promotores organizava as disputas no Japão. O primeiro estrangeiro a vencer dentro do próprio estádio foi o brasileiro Jos Mendonça em 4 de Julho de 2013.

Jos Mendonça

Após alguns anos, no dia 31 de Agosto de 2016, foi a vez do Youssef Boughanem, levou para casa a cinta do estádio. Em 23 de Fevereiro de 2017, o francês Fabio Pinca , levou para a casa a cinta do Raja 147 lbs.

Fabio Pinca

E com apenas 19 anos, Ryuya Okuwaki se tornou campeão do Raja na divisão 105 lbs.

CAMPEÃO TAILANDÊS

O brasileiro Luis Cajaiba (Phuket Fight Club) foi o primeiro não oriental a vencer o cinturão de campeão tailandês, em 2019 criando um feito histórico. Além de sustentar o cinturão de campeão mundial WBC.

Luis Cajaiba

Notas Finais:

  • Youssef Boughanem se tornou o primeiro estrangeiro na história a conquistar o cinturão do estádio Omnoi e Rajadamenrm ao mesmo tempo. Fábio Pinca possui cinturões do Max Muaythai, Rajadamenrm e WBC.
  • Jos Mendonça até o momento (2021), é o único brasileiro na história a conquistar um cinturão de estádio tailandês. Menções honrosas a Ramon Dekkers, Dany Bill, Jean Charles Skarbowsky, John Wayne Parr, Farid Villaume. Lutadores que fizeram história mesmo sem conquistar um cinturão tailandês.

Publicidade