Entrevista com o Dr. José Ricardo, atuante na odontologia do esporte

Publicado em 20/08/2018

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Na última quinta-feira (16) o dentista atuante na odontologia do esporte, doutor José Ricardo Junior falou com o Portuários Stadium sobre seu relacionamento com as artes marciais. Entre os principais assuntos, o doutor esclareceu a importância da odontologia na vida do esportista, acompanhamento odontológico adequado para atletas e mais. Confira a entrevista na íntegra:

Portuários Stadium:
 Como de costume, gostaria que iniciasse dividindo como ocorreu seu primeiro contato com a modalidade. 
Dr. José Ricardo: O primeiro contato que tive foi através dos atletas Lari Freitas e Saulo Salge, ambos da equipe 013 Muay Thai no ano de 2015. Esse foi contato foi realizado junto ao atleta de Boxe Felipe Moledas da Academia Evolution, onde os atletas realizam também a preparação e condicionamento, e assim comecei a frequentar os eventos que ocorrem do Muay Thai.

PS: Para qual a finalidade você procurou as artes marciais?
JR: Por começar a realizar atendimento voltado e específico aos atletas de alto rendimento com a Odontologia do Esporte, fui começando a acompanhar os atletas que atendo nos eventos, principalmente no Portuários Stadium, referência em Santos e no Brasil, onde os principais atletas da modalidade acabam vindo participar de eventos e treinamentos.

PS: Como se deu a inclinação para a área esportiva na sua profissão?
JR: Desde criança eu gosto muito de esporte, até por conta disso sempre soube que um grande jogador de futebol no começo da carreira, tinha problemas bucais e realizado os procedimentos necessários ele se tornou um grande Fenômeno. Quando iniciei o curso de Odontologia na UNIMES, fui procurar e pesquisar mais sobre o tema, como a Odontologia Desportiva(chamada assim na época) poderia contribuir para o rendimento e desempenho aos atletas de alto rendimento, já haviam estudos e relações sobre aos dois temas, mas ao mesmo tempo que podemos citar a importância de um dentista no meio do esporte. No Brasil, o primeiro representante foi o Doutor Mário Hermes Trigo de Loureiro (in memorian) ou, simplesmente, Dr. Mário Trigo como era conhecido. Ele foi Cirurgião-Dentista da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1958, 62, 66 e 70, sendo bicampeão mundial (1958,1962) e sua preocupação era que o foco dentário poderia ser responsável por debilitar a saúde do atleta – só em 1958 dos 33 atletas da seleção ele removeu 118 dentes. Nossa especialidade só conseguiu ser reconhecida em 2015, após a III Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas (ANEO), realizada nos dias 13 e 14 de outubro de 2014, em São Paulo. Nesse período, assisti cursos e congressos sobre o tema, para me capacitar e fazer uma Odontologia do Esporte séria e correta.

PS: Qual a importância da odontologia na vida do esportista?
JR: Muitos atletas, principalmente dos esportes de contato, quando falo sobre a Odontologia do Esporte associam diretamente o protetor bucal individualizado, que é muito importante, pois temos que saber a espessura correta e a tonalidade permitida para cada modalidade, além de suas propriedades de atuação corretamente como adaptação para não interferir na respiração, deglutição e fala ao atleta durante a prática de treinamentos e/ou competições, além de proteger de possíveis traumas/ lesões na cavidade bucal. Mas o dentista do esporte vai muito além dessa questão, pois muitos atletas não sabem, mas se tiver um foco de infecção de origem na cavidade oral, pode interferir diretamente o seu desempenho, pois o organismo dos atletas devido a suas alterações fisiológicas acaba muitas vezes ficando fragilizado e susceptível a risco de lesões musculares, que através de estudos científicos demonstram essa relação.

PS: Em tese, qual o acompanhamento que todo atleta deveria ter?
JR: Ter na equipe um dentista cujo cuide do planejamento específico, que tenha atenção para com os calendários dos treinos, competições e jogos ou lutas que o atleta participar. Faça avaliações odontológicas constantes para verificar o risco de doenças bucais que possam interferir no rendimento do atleta.  Indique e prescreva medicações que sejam autorizados pela Agência Mundial Antidoping (WADA). Orientar o atleta a ter uma boa higienização bucal correta, a fim de evitar fatores de risco, tais como câncer bucal e até o uso de bebidas isotônicas com moderação. Além disso, é de suma importância que o dentista tenha contato com outros profissionais do meio da saúde dos atletas, tais como médico, fisiologista, fisioterapeuta, preparador físico, nutricionista e psicólogo, tendo assim uma ação interdisciplinar.

PS: Para finalizar gostaria que contasse algum momento marcante proporcionado pelo Muaythai.
JR: Os momentos marcantes são de acompanhar a luta e esforço dos atletas no seu dia a dia para a preparação dos treinos e subir ao ringue, e independente do resultado final já são vencedores e que de alguma forma através da Odontologia do Esporte pude contribuir para esse desenvolvimento.

Se você se interessou e gostaria de conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo dr. José Ricardo o consultório JR Odonto Sports fica localizado na Av. Pedro Lessa, n° 1640 – conjunto 410, no bairro Aparecida, em Santos (SP). Para mais informações contate: (13) 30282694.

Publicidade