Conheça 4 falsos mestres de Artes Marciais e suas influências

Mentirosos que se tornaram muito famosos devido a suas histórias

Publicado em 16/12/2021

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Procure no Youtube por “fake martial arts” e dê boas risadas com “mestres” usando seus poderes e técnicas secretas para passar vergonha. Em sites e fóruns especializados em artes marciais e esportes de combate é comum você encontrar a expressão “Bullshido” – Bullshit = bobagem – Do = caminho, para dar sentido a um falso mestre de luta falando e fazendo bobagens.

Porém o assunto é sério, professores falsos além de praticar estelionato, brincam com os sonhos das pessoas, colocam em risco a integridade física delas, e possuem um grau elevado de distorção da realidade. Alguns precisam de ajuda psicológica, outros precisam ser presos.

Vamos conhecer os casos mais absurdos e polêmicos dentro do universo marcial, devo ressaltar que a intenção não é denegrir a imagem de nenhuma arte marcial, mas expor ao ridículo pessoas que de má fé vendem promessas vazias e causam um enorme problema a imagem dos verdadeiros esportes de combate. É curioso que uma mesma linha narrativa irá ser usada por todos nesta matéria.

  1. Militar condecorado
  2. Recebeu medalhas e honrarias por feitos incríveis
  3. Citar os nomes CIA – FBI – Forças Especiais
  4. Argumentar que pessoas tentam silenciar os segredos secretos escondidos

 

Capas Clássicas da Black Belt Magazine

Durante os anos 1970 houve uma explosão de filmes de kung-fu no ocidente, Bruce Lee foi a força motriz por trás de todos os tipos de filmes de artes marciais, dos melhores aos ridículos. Nesse período o estúdio chinês Shaw Brothers produziu centenas de filmes, e exportou para os USA.

De um dia para o outro, todo mundo queria ser lutador. Boa parte das bobagens que sabemos vieram dessa época, principalmente a maldita revista Black Belt Magazine.

BLACK BELT MAGAZINE – A REVISTA QUE CRIOU O ABSURDO

Criada em 1961 é a revista mais antiga em atividade dedicada a Artes Marciais no mundo, hoje com site oficial. O próprio Bruce Lee contribuiu para alguns artigos durante os anos 1960. Seu criador foi Mitoshi Uyehara, 3º Dan Faixa Preta em Aikido Ele abriu o primeiro Dojo de Aikido em Los Angeles, e seu desejo de levar os princípios dos esportes de combate para pessoas comuns era verdadeiro. O propósito da revista também era legitimo, mas logo ali na esquina estavam os loucos esperando uma chance para mostrar ao mundo seus poderes.

Artigos sobre mestres ninjas, poderes secretos e mestres invencíveis se tornaram o centro das atenções da revista. Ela infelizmente deu palco para todo tipo de loucura, dando fama e dinheiro a estelionatários e criminosos. Entenda, a revista foi sim importante por informar sobre diversas artes marciais e esportes de combate sérios, mas ao mesmo tempo deu voz a um bando de lunáticos. Abaixo vamos conhecer os quatro mais famosos;

01) FRANK DUX – O GRANDE DRAGÃO BRANCO

O verdadeiro Frank Dux

Frank Dux você conhece muito bem, ele venceu o torneio secreto chamado Kumite, não, não é o Van Damme, é uma pessoa real que criou uma história que se tornou o filme do Van Damme. Confuso? Nem começamos ainda.

Dux surgiu em um artigo da Black Belt Magazine em 1980, alegava ser o único ocidental a vencer o torneio secreto chamado Kumite. O evento seria organizado a cada 5 anos com os 60 melhores lutadores do mundo em lutas eliminatórias, até sobrar apenas um. Dux em sua matéria para a Black Belt alegava ser o vencedor do torneio secreto que foi realizado em algum lugar nas Bahamas.

Além disso, Dux serviu ao exército americano nas forças especiais e CIA, foi treinado por um mestre ninja chamado Senzo Takeda, se tornando assim ele mesmo um mestre ninja. A matéria na Black Belt acabou se tornando o roteiro do filme O grande dragão branco com Jean Claude Van Damme. Dux participou pessoalmente do filme, inclusive orientando Van Damme em seus treinamentos.

A história se tornou tão famosa após o lançamento do filme, que as afirmações de Dux viraram poeira. O exercito americano declarou que Dux se alistou como soldado, mas nunca participou de missão nenhuma.  O mestre ninja de Dux, Senzo Takeda nunca foi localizado, nem nenhum tipo de registro de sua existência, o troféu do Kumite que Dux alegava ter ganho, era falso, comprado em uma loja de artigos esportivos. Duas pessoas indicadas por Dux como testemunhas, anos depois confirmaram que foram pagas para confirmar a história.

Dux alega que seu cartel de lutas é 321 vitórias – 0 derrota – 7 empates, e que os registros de tudo que ele fez foi apagado pela CIA, que existe um complô contra ele, por ele saber demais. Enquanto isso ele ensina seu estilo de luta o Dux Ryu Ninjitsu e escreve livros nos USA.

Até hoje alguns alunos de Dux tentam defender o “mestre” na internet, alegaram ter um vídeo provando a existência do Kumite, porém logo depois foi provado que se travava de um vídeo de um torneio de karate no final dos anos 1960 nos USA.

02) COUNT DANTE – O TOQUE DA MORTE (DIM MAK)

Count Rafael Danté

John Timothy Keehan nasceu em 1939 em Chicago – USA, ele foi o criador do famoso Dim Mak ou O Toque da Morte. Keehan de fato foi um estudante marcial, se tornou faixa preta em Karate e diretor da Associação de Karate da América (USKA) em 1962. Se alistou no exército durante o período de 1958-1961, após sair do serviço militar treinou com  Robert Trias e recebeu do mesmo a faixa preta em Karate, além de ter treinado boxe durante o exército.

Keehan era de fato muito envolvido com o karate no USA, tanto que em 1962 foi o co-promotor do primeiro evento full-contact dos USA. Mas em 1964 Keehan foi expulso da USKA por Robert Trias. Em 1965 a policia prende Keehan por tentar plantar dinamite em uma academia rival, na época Keehan alegou que foi apenas uma “brincadeira”.

Em 1967 muda oficialmente seu nome para Count Juan Raphael Danté alegando que sua origem era ligada a nobreza espanhola. Porém “Danté” tem origem italiana. Ainda em 1967 desiludido com o Karate, começou a criar seu próprio estilo de luta que foi chamado de Kata-Dante ou a Dança da Morte. Logo em seguida começou a surgir propagandas sobre “o homem mais mortal do mundo“. Rafael alegava que sua técnica era mortal, que teria testado suas habilidades na China e na Tailândia matando seus oponentes em combates mortais.

E adivinha em qual revista ele apareceu? Black Belt Magazine. Mas não parou por aí. Dante publicou um livro contando os segredos do toque da morte, custava apenas 5 dólares na época para você aprender a técnica proibida, além disso, você ganhava a carteirinha de sócio da Black Dragon Fighting Society, uma sociedade secreta de lutadores (que existe até os dias de hoje).

Revista Black Belt com Rafael Danté na capa

Dante se tornou um grande marqueteiro, fez um desafio fake contra Muhammad Ali, alegando que Ali seria facilmente vencido. O melhor boxeador do mundo nem deu ouvidos. Dante colocava anúncios dentro de histórias em quadrinhos, falando sobre ele ser o homem mais mortal do mundo, sobre sua técnica Dim Mak e sobre a sociedade secreta de lutadores. Para uma criança dos anos 1960-1970 aquilo com certeza era muito interessante.

 

 

Em 1970 Count praticou o chamado Dojoyaburi, quando lutadores invadiam outras academias para testar suas habilidades. O amigo de Dante, Jim Koncevic foi morto durante essa invasão. Reportagens da época dizem que Jim foi morto por golpes de espada. Após esse episódio Dante se tornou alcoólatra e viciado em remédios.

Dante era de fato alguém com conhecimento marcial, foi militar, foi treinado em karate mas em algum momento da sua vida, ele se perdeu em uma ilusão de toques da morte e sociedades secretas com nomes de desenho infantil. Dante morreu em 1975 aos 37 anos de idade dormindo, a causa da morte foi hemorragia devido a uma ulcera causada pelo abuso de drogas e álcool.

03) ASHIDA KIM – O MESTRE NINJA

Durante os anos 1980 os USA entraram de cabeça na moda “ninja”, filmes, séries e videogames surgiam de todos os lados, e claro, academias que ensinavam a arte secreta japonesa. Ashida Kim na verdade chama-se  Radford W. Davis, ele optou por mudar seu nome por achar que o japonês lhe daria mais credibilidade. Ashida escreveu dezenas de livros sobre o tema Ninja, controle da mente, como ficar invisível, como matar em silêncio, e sobre sua vida amorosa (sim, eu estou falando sério).

Ashida Kim e suas aventuras amorosas

Ashida alega que faz parte da Black Dragon Fighting Society, sim a mesma de Count Dante. Veja abaixo um vídeo de Ashida Kim ensinando a ficar invisível:

 

Com a Internet crescendo e a informação se espalhando, Kim criou o desafio de 10 mil dólares, porém não é você que irá ganhar 10 mil, você deve pagar os 10 mil a ele mais todo o custo de transporte, alimentação e hospedagem para ele e sua equipe para que você possa lutar contra ele. Até o momento ninguém se candidatou.

Ashida é acusado de vender graduação para qualquer pessoa, sem nenhum teste, apenas pagando o valor correto ele fornece um certificado em seu nome como Mestre. Ashida Kim escreveu cerca de 30 livros a respeito do termo “ninja” ou “ninjutsu” além de vários DVDs ensinando técnicas. Possui um site oficial www.ashidakim.com que até o momento eu não sei se ele é sério ou apenas feito para sacanear a figura de Ashida.

04) STEVEN SEAGAL 

 

Steven Seagal é mundialmente famoso por ser um ator de cinema que produziu e participou de vários filmes de ação, 7º Dan Faixa Preta em Aikido, treinou Lyoto Machida e Anderson Silva, e foi o primeiro ocidental a ensinar Aikido no Japão. Mas então, qual é o problema? Muitos.

Seagal viajou para o Japão entre 1971 e 1974, já em 1974 Seagal já de volta aos USA conhece Miyako Fujitani, 2º Dan Faixa Preta e filha de um dono de Dojo que estava nos USA para ensinar Aikido. Quando Miyako voltou ao Japão, Seagal fez as malas e voltou com ela. No ano seguinte eles se casaram e tiveram um filho e uma filha. A família de Miyako já possuía um Dojo no Japão, sendo assim Seagal aproveitou para dar algumas aulas, ou seja, ele apenas aproveitou que a própria esposa tinha uma academia e começou a dar aulas.

Seagal tinha um relacionamento nos USA quando viajou para o Japão namorando o Miyako Fujitani, ao retornar aos USA e abandonar sua família no Japão,  mas ainda casado, se envolveu com outra mulher nos USA sem comentar nada sobre sua família na Japão.

Seagal retornou ao USA em 1983 de forma definitiva e abre um Dojo na Califórnia. Durante os anos 1980-1990 afirmava ser faixa preta de várias modalidades como Karate, Judo e Kendo, porém nenhuma federação oficial possui registro sobre ele. Joe Rogan comentarista oficial do UFC e faixa preta em BJJ comenta no vídeo abaixo sua opinião a respeito:

Steven Seagal em entrevistas antigas afirmava ter prestado serviços de inteligência e treinamento para militares americanos e a própria CIA. As forças Armadas e a própria CIA já declararam que Seagal nunca foi um militar ou prestou nenhum serviço real.

Ele afirmava ter enfrentado a Yakuza (máfia japonesa) com ajuda da CIA, porém recentemente sua ex-esposa disse que tudo não passou de uma briga de bar. Alegou que era especialista em espadas japonesas, tanto na prática como na avaliação de espadas antigas. Nunca conseguiu provar suas habilidades.

PROBLEMAS NO CINEMA

Durante os anos 1990, Steven Seagal era considerado um verdadeiro babaca no mundo do cinema/TV. em 1991 durante gravação do filme Fúria Mortal, Seagal passava o tempo todo dizendo as pessoas como ele era imbatível e possuía um treinamento secreto que impedia qualquer pessoa de estrangula-lo. Para seu azar o coordenador de dublês era Gene LeBell, lutador profissional nos anos 1960 que fez parte da equipe de treinadores de Ronda Rousey (ex- UFC). Pois bem, LeBell aplicou um mata-leão em Seagal que caiu desmaiado e com isso acabou sujando as calças (ele se cagou todo). Seagal nega a história, mas várias testemunhas da época dizem que Seagal falava demais e alguém precisava ensinar humildade a ele.

Em 1991 foi convidado para apresentar o programa de TV de comédia mais famoso nos USA, o Saturday Night Live. Porém Seagal rejeitou todo o roteiro, disse que as pessoas ali eram idiotas, e pediu para ele mesmo fazer piadas sobre estupro (?).  Além de ter quebrado o punho de Sean Connery (James Bond) durante ensaio para o filme de 1983 Never Say Never do personagem James Bond. Ou ainda a agressão contra o ator John Leguizamo durante gravação de filme.

ASSÉDIO SEXUAL

Segal foi citado em 7 acusações de abuso/agressão sexual e uma acusação de estupro, além de mais 11 denúncias feitas contra ele por mulheres sobre comportamento abusivo, agressão, intimidação e ameaça.

MÃE RUSSIA

Em 2016 Seagal se torna cidadão Russo com passaporte entregue pelo próprio Vladimir Putin, muda-se para o País onde vive até hoje. Seagal não possui nenhuma relação anterior com a Rússia, seus pais são americanos, classe média. Desde 2016 ele mora na Rússia, não participa de mais nada ligado a TV e raramente dá entrevistas. Se declarou a favor da Rússia invadir e dominar a região da Criméia, o que causou uma nota de repúdio e a proibição do ator viajar para essa região.

Publicidade