Conheça a história de Buakaw Banchamek e como ele se tornou uma estrela do muaythai – Parte 2

O maior nome do muaythai a levar o esporte a novamente ser conhecido mundialmente

Publicado em 05/07/2018

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Na Parte 01 da História você conheceu o inicio de sua carreira até seu estrelato no K-1 World Max. Com o fim da sua participação no evento japonês, Buakaw voltou para a Tailândia e parou o País expondo uma situação crítica.

  • A saída do campeão da Por Pramuk Gym

A rotina de treinos era realmente pesada, acordava 5:30 da manhã, corria 12km além de bater 15 rounds de pad. Fora trabalho em saco de pancada, musculação, clinch. Tudo isso se repetindo duas vezes ao dia, todo dia.

Photo credit Rob Cox – buakaw Por Pramuk

Em 2012 uma luta contra Fabio Pinca estava fechada, porém A Por Pramuk Gym veio a público avisar que o lutador havia sumido. A Tailândia parou para acompanhar as notícias, que alias eram muito confusas.

Dias após o sumiço, Buakaw aparece em rede nacional tailandesa e pede desculpas por seu ato. Ele contou que pretendia se aposentar em 2009 porém o líder da Por Pramuk não autorizou. Revelou que por muito tempo estava lutando com lesões e não recebia nenhuma ajuda médica do campo.

Por fim afirmou que 95% de tudo que havia ganho financeiramente lutando nunca chegou em suas mãos. Ao final da entrevista confirmou que estava se aposentando dos ringues. E uma briga judicial com a Por Pramuk se instalou.

  • Acabou a paz entre Buakaw e Por Pramuk

Vários acordos foram propostos para ambos os lados, porém nenhum foi fixado. Sendo assim o lutador anunciou sua retirada dos ringues. Toda confusão abriu uma discussão até então tabu no País, afinal porque lutadores famosos em seus tempos estavam pobres e largados a margem da sociedade? A reposta era bem clara naquele momento, os campos de muaythai ficavam com quase todo o dinheiro.

Poucos sabem, mas grandes nomes da Era de Ouro do muaythai na Tailândia, atualmente estão vivendo na linha da pobreza, alguns dependem de doações e caridades. Todo o dinheiro ganho foi perdido, seja por causa do campo que ficava com quase tudo, seja pelo descontrole dos lutadores que gastaram tudo com bebida, mulher e drogas.

Yokkao e o retorno de um campeão

No mesmo ano (2012) a YOKKAO anunciou que Buakaw estava de volta aos treinos, e agora utilizando o “Banchamek” em seu nome. Essa questão resultou em reclamação jurídica do seu ex-campo, já que um acordo nunca explicado, previa 70% dos ganhos ao lutador, mas ele teria que usar o nome “Por Pramuk” em suas apresentações. Enquanto isso a YOKKAO patrocinou o campo “Banchamek Gym” criando uma nova identidade.

 

Logo oficial Bukaw Banchamek Gym

  • SE TORNANDO UM MONGE BUDISTA

Buakaw já trajado como monge budista

Em outubro de 2017 Buakaw se torna um monge budista seguindo a tradição tailandesa de homens servirem ao templo. Sua estadia foi simbólica, apenas 09 dias no monastério. Sua ordenação foi em homenagem ao Rei Bhumibol Adulyadej no templo Bang Waek em Bangkok.

  • THAI FIGHT & MAX MUAYTHAI

Durante todo o ano de 2012 Buakaw disputou o Thai Fight Tournamet 70 quilos, vencendo o cinturão do evento ao final do ano. Em 2013 assina contrato como evento MAX Muaythai fazendo duas lutas exibição, porém na segunda luta nocauteia seu adversário.

  • A luta que fez chover sangue

Assinando mais um contrato, agora com a TOP KING World Series, Buakaw enfrentou o russo Khayal Dzhaniev, uma das lutas mais sangrentas em um evento de muaythai promocional.

TK4 Finals : Buakaw Banchamek VS Khayal Dzhaniev (Full Fight HD)

  • Kunlun Fight e All Stars Fight

Assinando com o evento chines Kunlun, lutou contra lutadores que serviram mais de escada do que realmente um desafio. E por fim, promoveu o evento All Stars no ano 2018.

  • Contratos, legado e seu futuro

Ao longos dos anos, Buakaw atraiu vários problemas relacionados a contratos em eventos. O Thai Fight alegava contrato de exclusividade, mas Buakaw assinou com o Max Muaythai para lutas exibição (não previsto no acordo com o thai fight). Assinou também sua volta ao K-1 World Max, antes do mesmo falir de vez.

Com toda certeza Buakaw é o maior responsável por difundir o Muaythai fora da Tailândia. Ramon Dekkers fez o mesmo, porém em sua época a comunicação era analógica, dificultando muito a informação. Graças ao Youtube e redes sociais, os vídeos do K-1 correram o mundo. O nome Buakaw ficou famoso e o muaythai, após longos anos, voltou a ser destaque. Hoje você pode não gostar dele, mas graças a ele o esporte cresceu como nunca.

Parte da coleção de cinturões de Buakaw

Todos os títulos e cartel completo você confere aqui: Lista completa de títulos e Cartel

Participações em filmes: Filmografia completa 

Publicidade