O muaythai e sua influência na cultura Pop

Como o muaythai influenciou o cinema, jogos de vídeo game e o comportamento atual na cultura pop

Publicado em 02/03/2022

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

A cultura Pop é responsável por quase toda informação que chega até nós. filmes, séries, TV, videogames, livros, música, tudo é cultura Pop e a junção de tudo isso molda nossa própria cultura e entendimento do mundo. Com o muaythai isso não foge a regra.

Durante os anos 1980 houve um explosão de filmes de ação/arte marcial que moldaram nosso conhecimento sobre o universo das artes marciais e o resultado foi uma crescente em relação as academias de Karate, Kung-Fu e claro Muaythai. As informações a respeito das artes marciais naquela momento chegaram em uma bagunça de informação e licença criativa, ou seja, o filme, série ou jogo não possui nenhuma obrigação com a verdade. Portanto várias informações divulgadas não são verdadeiras, pois não precisam ser, afinal é apenas um filme/série/jogo.

Mas desta vez essa matéria não será para derrubar mitos, mas sim para ressaltar o que temos de bom como entretenimento a respeito do muaythai na mídias mais conhecidas.

TONY JAA

Tony Jaa é o nome artístico de Jaa Phanom, nascido em 5 de Fevereiro de 1976 na província de Surim, uma das regiões mais pobres da Tailândia. Começou a treinar muaythai aos 10 anos de idade, aos 15 anos foi convidado para ser dublê de filmes.

Tony Jaa junto a seu trabalho de dublê, cursou a faculdade de educação física se formando pela Maha Sarakham College. Para seu trabalho de dublê, suas grandes inspirações foram Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li. Por 14 anos trabalhou para a empresa  Muay Thai Stunt especializada em cenas de ação, combate com armas e explosões. Durante seus trabalhos e estudos se interessou em aprender Muay Boran, e por 4 anos se dedicou a estudar e praticar a arte marcial. Atualmente tony Jaa é casado e tem duas filhas.

LISTA DE FILMES COM TONY JAA

Ano Título Papel OBS
1994 Spirited Killer
1996 Hard Gun
Mission Hunter 2 (Battle Warrior)
1997 Mortal Kombat: Annihilation Dublê: Robin Shou
2001 Nuk leng klong yao
2003 Ong-Bak: Muay Thai Warrior Ting
2004 The Bodyguard Himself Cameo*
2005 Tom-Yum-Goong Kham
2007 The Bodyguard 2 Himself Cameo*
2008 Ong Bak 2 Tien Diretor e coreógrafo de ação
2010 Ong Bak 3
2013 Tom Yum Goong 2 Kham
2014 Skin Trade Tony Vitayakul Lançado apenas em DVD
2015 Furious 7 Kiet 1º filme para Holywood
SPL II: A Time For Consequences 1º filme para o mercado de Hong Kong
2016 Never Back Down: No Surrender Himself Cameo*
2017 XXX: Return of Xander Cage Talon
Paradox Tak
Gong Shou Dao Master Jaa Curta Metragem
2018 Master Z: The Ip Man Legacy Sadi the Warrior
2019 Triple Threat Payu Netflix
2020 Jiu Jitsu Keung
Monster Hunter The Hunter
2021 Detective Chinatown 3 Jack Jaa
2022 The Expendables 4 NÃO FINALIZADO
TBA A Man Will Rise SEM PREVISÃO DE LANÇAMENTODiretor.

*Cameo é uma breve aparição de celebridade ou pessoa bem conhecida na cena sem personagem na trama, ou ainda sendo ela mesma.

TONG PO – O REI DO MUAYTHAI 

Tong Po – Kickboxer a vingança do dragão

Tong Po foi meu primeiro contato com o Muaythai, lançado em 1989 com o título de Kickboxer a vingança do dragão, o filme mostrada Eric Sloane (Dennis Alexio) um multi-campeão americano de Kickboxing que desafia o campeão de muaythai, Tong Po (interpretado pelo ator Michel Qissi).

Kurt Sloane (Jean Claude Van Damme) irmão mais novo de Eric, ao buscar água para o irmão no vestiário encontra tong Po chutando uma pilastra minutos antes da luta. Essa cena marcou minha infância.

O rei do muaythai elimina Eric sem nenhuma dificuldade, deixando-o em uma cadeira de rodas, e assim Kurt (Van Damme) jura vingança e começa seu treinamento. Tong Po é um grande símbolo dos anos 1980, assim como Kickboxer foi um excelente filme para introduzir o muaythai. Claro que ele comete grandes exageros, passa informações bem erradas como chutar pilastras, porém tem muito mérito por apresentar um mundo novo chamado “muaythai” naquele momento.

Abaixo você confere todos os filmes (sim Kickboxing é uma saga), porém todos os filmes depois do primeiro são bem ruins, mas bem ruins mesmo. Van Damme não participa de nenhum e Tong Po é interpretado por outro ator.

Atualmente Van Damme anunciou sua aposentadoria dos cinemas e vai se dedicar a família, para quem acompanha a carreira do ator sabe que durante muito tempo Van Damme teve problemas sérios com drogas e remédios e entrou pra lista negra de Hollywood. Michel Qissi trabalha como ator e seu último papel no cinema foi em 2019. Dennis Alexio teve uma brilhante carreira como lutador profissional de kickboxing porém em 2003 foi acusado de fraude bancária e não pagamento de pensão alimentícia. Em 2005 um Juiz determinou sua prisão. Após alguns anos sendo processado e preso pelas acusações de fraude bancária em 2013 Dennis e sua esposa foram processados em 36 acusações de fraude, lavagem de dinheiro e fraude eletrônica. Dennis foi condenado a 15 anos de prisão federal. Ele ainda segue preso.

A saga Kickboxer no cinema

 

SAGAT – O IMPERADOR DO MUAYTHAI

Sagat – Street Fighter IV

Um dos maiores lutadores do mundo nos videogames. Sagat conhecido como o imperador do Muaythai é talvez a maior referência que temos hoje em relação ao esporte. Criado como o chefe final de Street Fighter 1 (o sub-chefe era Adon que retornou depois na versão Alpha), e depois como sub-chefe em Street Fighter 2, Sagat se tornou uma estrela. Poucos sabem mas o personagem foi baseado em um lutador real, leia a matéria AQUI.

A grande tatuagem do Sagat no peito, foi resultado de sua luta contra Ryu ainda no primeiro jogo, sendo sua sequencia, a busca por vingança do imperador do muaythai. Porém de acordo com a história oficial do jogo, em Street Fighter Alpha 3, Sagat abandona sua vingança assim como abandona a Shadaloo (organização do M. Bison).

ONDE ENCONTRAR SAGAT:

 

DOCUMENTÁRIOS

Documentários são fundamentais para entender a cultura do muaythai, suas tradições e derrubar mitos que chegaram vivos até os dias de hoje. Mas infelizmente boa parte dos documentários são em inglês sem legenda, mas hoje o Youtube oferece uma opção de legenda automática (não fica grande coisa, mas já é um começo).  Vou deixar aqui as indicações disponíveis no Youtube, e outros que você encontra para download.

Publicidade