Conheça sobre a tão famosa gastronomia Tailandesa

Publicado em 06/03/2014

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

tailandesa2

Muitas pessoas já devem estar acostumadas com as delícias da culinária tailandesa, através de restaurantes típicos espalhados pelo mundo. Experimentar a comida local será, certamente, uma das grandes atrações de sua viagem à Tailândia!

A culinária típica foi muito influenciada pela cozinha chinesa, com ingredientes vindos também da Índia, do Laos e da Malásia.

A essência da culinária tailandesa combina erva cidreira, leite de coco, gengibre, tamarindo, manjericão e alho, além de mais de 40 variedades de outra especiarias. Os alimentos normalmente são cozidos numa panela wok, junto com ingredientes frescos vindo direto do mercado.

É importante ressaltar que nem toda comida tailandesa é picante.

Muitos dos pratos fritos e das massas são servidas com temperos à parte, como molho de peixe, pimenta seca, açúcar, amendoim e molho de soja, para que cada viajante possa ajustar a refeição ao seu gosto pessoal.

De qualquer maneira, não deixe de experimentar pratos que são considerados muito apimentados só por causa de seu paladar sensível: a expressão my phet (sem pimenta) é a dica para que sua refeição venha com uma porção muito mais comedida do temido tempero.

Tão variada quanto a própria culinária são os lugares onde você pode apreciar os sabores tailandeses. Barracas nas ruas e mercados noturnos são ótimos lugares para se experimentar desde Pad Thai (macarrão frito) até vermes do bambu (!!!). Os tailandeses adoram comidinhas rápidas, por isso as ruas são repletas de opções.

Muitos restaurantes terão menus em inglês, entretanto, vale a pena se não aprender, decorar os nomes dos seus pratos favoritos para ajudar você a escolher suas primeiras refeições.

Não se acanhe em pronunciar do seu jeito “gringo”: os vendedores adoram e se mostrarão muito prestativos! Mais tarde, quando seu organismo já estiver mais aclimatado, aí sim você deve arriscar, pedindo, por exemplo, o prato com o maior número de consoantes do cardápio: pode ser muito divertido!

Nos lugares mais conhecidos pelos turistas, você encontrará pequenos Cafés que servem pratos ocidentais, cuja qualidade varia bastante. Alguns viajantes preferem tomar seu café da manhã nestes lugares, que servem panquecas, cereais matinais, ovos e torradas.

Não se esqueça, portanto, que a comida nestes restaurantes pode não ter a mesma qualidade daquela servida em casa, e por isso às vezes vale mais a pena experimentar o café da manhã tailandês, que inclui khao Tom (sopa de arroz), khao khai dow (arroz na chapa com ovos fritos) ou khao man ghai (arroz com frango desfiado).

Vegetarianos não terão seu cardápio tão restrito quanto em outras partes da Ásia: molhos vegetarianos e pratos com macarrão são vendidos em qualquer lugar, e há também a opção de frituras. Vegetariano, em tailandês, fala-se khon je.

Fonte: www.africadosul.org

Publicidade

Quem publicou?

Por Rapha Ribrodi

Administrador & Fundador do AcervoThai, lutador profissional, desenvolvedor web e gerente de marketing. Migrou para a Tailândia em 2012, morou em Bangkok, Phuket, Ubon Ratchatanne, Chiang Mai e Pattaya. São mais de 8 anos morando no país de origem do Muaythai, Raphael teve a oportunidade de lutar nos principais estádios e eventos do esporte. Possui mais de 60 lutas pela Ásia e busca sempre ajudar na divulgação do esporte no Brasil.

Publicidade

Recomendamos!