Por que você não deve treinar quando estiver doente ou ter uma infecção

Publicado em 29/03/2017

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Por Raphael Ribeiro

Se você pretende visitar a Tailândia, é importante saber que em algum momento você terá sua imunidade baixa, o que fará com que fique doente ou pegue alguma infecção. E é importante saber que existe praticamente somente dois tipos de lutadores: Os que já ficaram doentes e tiveram alguma infecção e os que ainda vão ficar ou ter uma infecção.

Essa não é a primeira vez que publicaremos algo relacionado a doenças ou infecção, principalmente sobre treinos na Tailândia. E provavelmente não será a última.

Quando você está em treinamento pesado e focado, tirar alguns dias de folga é algo que fica impossível. Todo o tempo que se dedicou para colocar seu corpo em dia e se condicionar, atrapalhado por uma simples virose ou infecção? Claro que não, né?!

Porém; você precisa entender uma coisa. Nestes casos é importante você tomar bastante cuidado, pois existem diversos relatos e até de brasileiros, que já quase perderam membros de seu corpo por infecção. Esse tipo de situação normalmente acontece nos membros inferiores por terem um contato maior com bactérias que podem ser facilmente encontradas no tatame, sacos e aparadores. Junte tudo isso em um corpo com uma imunidade baixa ou suor de diversas pessoas no clinch e pronto! Você estará indisponível para prosseguir seus treinos.

E sabe qual é o maior problema de voltar para a academia quando estiver doente com alguma coisa contagiosa? É que corre o risco de outras pessoas também ficarem doentes. Sejamos realistas, ninguém quer ficar doente por um erro de terceiros. Isso parece bem obvio, mas na risca não é bem assim que acontece. Pois se você tiver a oportunidade de seguir para treinar na Tailândia, verá que em diversos campos, vários lutadores treinam com infecções de grande risco.

Eu mesmo já tive a infelicidade de ficar doente e peguei infecção como staphylococcus e conjuntivite, por conta de colegas de treino não respeitarem o espaço da academia cuidando de suas doenças de forma correta.

Confie em mim, nada é pior do que um ataque de conjuntivite ou infecção por staph que começa a se espalhar como um incêndio em uma academia.

Quais os motivos que levam ficar doente com facilidade na Tailândia?

Um dos motivos é que você começará a treinar na Tailândia com pessoas que vem de todo o mundo. Enquanto isso é ótimo para ter uma variedade de treinos como clinch e sparring, também significa que cada pessoa que visita o camp traz um novo conjunto de germes e infecções que eles carregam de onde saíram.

Se você ficar doente, tire dias para descanso.

Não importa o que o treinador babaca vai pensar de você. Sua saúde vem em primeiro lugar e vale lembrar que 99% das pessoas viajam sem plano de saúde e seguros de viagem, dessa forma se você tiver algo extremamente pesado estará sozinho e de mãos atadas.

A única pessoa que conhece seu corpo e sabe de suas dores e o que sente, é você mesmo. Somente você pode ser capaz de fazer seu corpo ficar 100% novamente, pois é você que diz ao médico o que precisa, pergunta o que tomar na farmácia, e por aí vai. Então meu amigo, se você sentir algo diferente, tire uns dias de folga, se recupere e não passe nada para seus colegas de treino.

Como manter o corpo forte?

Primeiramente antes de viajar, tome todas as possíveis vacinas que possa tomar. Você poderá fazer isso tanto nos hospitais públicos, postos de saúde ou em planos particulares.

Respeite seu corpo. Faça uma boa alimentação, durma corretamente para uma recuperação diária, mantenha-se sempre hidratado e leve em sua bagagem um pequeno kit de remédios que podem te auxiliar.

Veja abaixo algumas publicações que também podem te ajudar a entender melhor esse tipo de assunto.

 

Publicidade

Quem publicou?

Por Rapha Ribrodi

Administrador & Fundador do AcervoThai, lutador profissional, desenvolvedor web e gerente de marketing. Migrou para a Tailândia em 2012, morou em Bangkok, Phuket, Ubon Ratchatanne, Chiang Mai e Pattaya. São mais de 8 anos morando no país de origem do Muaythai, Raphael teve a oportunidade de lutar nos principais estádios e eventos do esporte. Possui mais de 60 lutas pela Ásia e busca sempre ajudar na divulgação do esporte no Brasil.

Publicidade

Recomendamos!