De volta no tempo com Muaythai Clinch e Técnicas de joelho dos anos 90

Publicado em 17/04/2015

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Por Renato Carvalho
10426342_452175338251048_6988774395970543457_n

Mathias Gallo executando joelhada no Max Muaythai

Um dos tipos de vídeos que mais me agrada em assistir na internet são os vídeos dos anos 90. Gosto muito, pois através desses vídeos consigo ver a evolução do esporte, mas o principal ponto é que as características dos golpes são as mesmas, independente do passar dos anos.

Aqui está mais um vídeo dos anos 90, que sem dúvida vale apena parar um pouco para assistir. O Vídeo se concentra em técnicas de clinch e o uso dos joelhos.

Abaixo listamos alguns pontos dentro do vídeo e fizemos alguns comentários, os mesmos acompanhados por GIFs animadas para uma melhor interpretação dos movimentos e da abordagem.

00:10 – Plan e o controle de braço

É algo muito importante lutar pelo controle de braço, e uma posição muito favorável é manter os braços por dentro dos braços de seu adversário antes de pegar a parte de trás do pescoço com uma das mãos, e puxando fortemente o pescoço enquanto suspende com o outro braço. Na Tailândia é muito comum o treinamento de clinch, e também podemos dizer que é impossível lutar Muaythai sem saber esses fundamentos, os Tailandeses geralmente treinam clinch “estilo livre” por cerca de 60-90 minutos todos os dias.

jcrl0

02:24 – Movimentação Básica de joelho

Uma das maiores dificuldades quando se trata de movimentos com os joelhos é manter o equilíbrio e controle da posição, na Tailândia antes mesmo de treinar nos aparadores ou sacos de pancada, os lutadores costumam fazer vários minutos de sombra utilizando apenas movimentações de joelhos para poderem aumentar essa habilidade e destreza.

jcru4

03:44 – Trabalho de T-Pao para joelhos

Um outro ponto fundamental no trabalho de joelhos, é a forma que é desenvolvida nos aparadores.

Um erro muito comum, é pensar que a joelhada sobe, mas o correto é executar a joelhada entrando, afinal de contas o trabalho com os aparadores tem que tentar simular a postura de um adversário. Com isso a joelhada tem que entrar e não subir, para poder atingir o corpo (no caso os aparadores colados ao corpo do treinador).

Nessa movimentação apresentada no vídeo, o lutador procura alternar as posições para conseguir o joelho inicial antes de empurrar o padman para poder realizar a segunda técnica. Esta técnica permite uma maior distância a ser coberta e rapidamente aumenta a potência do golpe executado.

jcs08

05:16 – Usando joelhos para se defender

Os Tailandeses notoriamente são bons em anular um ataque de entrada com os joelhos, especialmente quando apoiado contra as cordas. Aqui, o aluno joga um joelho e deixa a perna para defender antes de trazer o joelho de volta para baixo e imediatamente ajoelha-se com a perna oposta.

jcs4s

Nos anos 90 um grande acervo de vídeos sobre técnicas e academias de Muaythai foram produzidos por canais de TVs na Tailândia, mas que por motivos desconhecidos ficaram perdidos. Aos poucos diversas gravações são encontradas e publicadas no Youtube, dando assim a oportunidade de milhares de pessoas acompanharem como era o esporte há alguns anos atrás.

Publicidade

Quem publicou?

Por Rapha Ribrodi

Administrador & Fundador do AcervoThai, lutador profissional, desenvolvedor web e gerente de marketing. Migrou para a Tailândia em 2012, morou em Bangkok, Phuket, Ubon Ratchatanne, Chiang Mai e Pattaya. São mais de 8 anos morando no país de origem do Muaythai, Raphael teve a oportunidade de lutar nos principais estádios e eventos do esporte. Possui mais de 60 lutas pela Ásia e busca sempre ajudar na divulgação do esporte no Brasil.

Publicidade

Recomendamos!