Entenda as vantagens e perigos do uso de Gelo para lesões

Publicado em 13/04/2015

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Entenda as vantagens e perigos do uso de Gelo para lesões

O gelo tem sido usado como tratamento padrão para lesões e recuperação da dor muscular. Uma vez que ajuda a aliviar a dor do tecido lesionado, esta prática tem sido usada há décadas. No entanto parece que a prática pode atrasar o processo de recuperação, em vez de o acelerar.

Estudo recente, atletas exercitaram numa intensidade que provocasse dano muscular severo causando dor muscular prolongada. Apesar do gelo atrasar a tumefacção, não acelerou o processo de recuperação muscular. Um estudo de revisão de 22 artigos científicos, não encontrou quase nenhuma evidência que o gelo e a compressão acelerassem o processo de recuperação.

A recuperação necessita da inflamação

A recuperação ocorre através de um processo imunitário, que utiliza os mesmo mecanismos biológicos que usam para matar germes, chamado de inflamação. Quando os germes entram no corpo, o sistema imunitário envia células e proteínas para a área infectada para destruir estes germes. Quando os músculos e outros tecidos são danificados, o sistema imunitário envia as mesmas células inflamatórias para o tecido lesionado para promover a recuperação. A resposta tanto à inflamação como à lesão tecidular é a mesma.

O gelo impede a entrada das células necessárias para a recuperação no tecido lesionado.

  • Tudo o que reduz a inflamação também atrasa a recuperação

Qualquer tratamento que reduza a inflamação, também irá atrasar a reposta imunitária e, por conseguinte, a recuperação muscular. Assim, a recuperação poderá ser atrasada por: medicação anti-inflamatória.

  • O gelo também diminui a força, velocidade, resistência e coordenação

O gelo é muitas vezes usado como tratamento a curto prazo para ajudar o atleta a retomar o jogo. Este arrefecimento pode ajudar a diminuir a dor, no entanto interfere com a força, velocidade, resistência e coordenação do atleta.

Conclusão

Uma vez que aplicar gelo numa lesão reduz a dor, é aceitável utiliza-lo na região lesada por curtos períodos de tempo imediatamente após a lesão. Poderá ser aplicado o gelo até um máximo de 10 minutos, retira-lo por 20 minutos e repetir a aplicação de 10 minutos, uma a duas vezes. Não há motivo para aplicar gelo mais de 6 horas após a lesão.

Publicidade