Conheça alguns dos pontos que todos os lutadores devem trabalhar

Publicado em 30/12/2016

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Por Igor César // Revisão por Anthony Santos
Dúvidas e sugestões: contato@acervothai.com

Primeiro ponto: ‘TIMING’1 DOS GOLPES E DEFESAS

O lutador tem que estar com o ‘timing’1 em dia, sabendo a hora certa de atacar e se defender. De nada vai adiantar você ficar jogando golpes “a torto e a direita” se seu oponente vai defender tudo e ainda por cima te contra golpear com eficiência. Lembre-se, no Muaythai contam-se golpes efetivos, e não quantidade de golpes.

Os bloqueios são uma das partes mais importantes da luta. Geralmente lutadores como Muay matt2 e Muay Dann2, não tem um bloqueio tão eficiente quanto os outros estilos devido a postura em que lutam, isso porque se utilizam muito das mãos e ficam um pouco mais vulneráveis a levar chutes e golpes de encontro, compensando, porém, com a agressividade (Lembrando que não é o caso de todos, mas é a grande maioria).

[mnky_ads id=”5637″]

Lutadores como os Muay Fimeu2 tendem a bloquear mais por terem uma postura mais fechada e uma linha de pensamento mais passiva, mais defensiva. Eles têm o ‘timing’1 dos golpes em dia, o bloqueio é mais eficiente e os contra-golpes estão mais afiados (Lembrando que estamos falando de atletas de alto nível). Já os Muay Khao2, aqueles mesmos, que vem pra cima, te tiram o fôlego e se você não se defender, travar e machucar, eles passam por cima, esses tendem a ter um bloqueio muito bom já que na maioria dos casos vão lutar contra Muay Fimeu2 e Muay Khao2 com mais eficiência.

Mas espera aí… E o bloqueio dos socos e cotovelos? Geralmente, todos os estilos tendem a ter esse tipo de bloqueio bastante eficiente, e ele se torna ligeiramente mais fácil, pelo fato de que você já está com as mãos próximas ao rosto.

Segundo ponto: AGILIDADE

Não é segredo para ninguém, que todo lutador precisa ser ágil, atacar rapidamente, se defender e contra-atacar. Você precisa estar em dia com a agilidade se quiser lutar. Se movimentar bem no ringue vai te fazer ganhar vantagem na luta. Uma coisa que eu vejo em muitas pessoas que treinam Muaythai é que na hora do clinch, elas se movimentam bem devagar com as mãos em busca das melhores posições, mas, já repararam na agilidade de um Tailandês ao tentar fazer o mesmo? Eles são muito ágeis, eles ganham posições muito rapidamente e quando a coisa está ruim, eles procuram uma saída sempre com muita agilidade.

Terceiro ponto: BALANÇO

Sabe aquela movimentação que o lutador faz, parecendo que está dançando e “quicando” o pé no chão? Então, esse balanço é extremamente importante na hora de auxiliar os bloqueios e usar teeps (chutes frontais). Quando você está parado, sem balançar, você tem menos chances de bloquear um chute, e não sou eu quem está dizendo, você pode fazer o teste quando estiver na academia. Com certeza o seu bloqueio e teeps vão melhorar. Mas não é só isso! Ele também te ajuda na hora de relaxar durante a luta.

Quarto ponto: FORÇA

É muito comum ouvir treinadores e lutadores falando sobre força e o quanto ela é importante no Muaythai. Podemos observar que hoje tem muito mais lutadores que procuram o clinch, a força bruta e derivados. Como o Muaythai é uma luta de golpes isolados (Mas também tem alguns combos), os lutadores priorizam a força que machuca, mais do que ficar golpeando muito e não usar força, a exemplo, um kickboxer.

Você já reparou em um Tailandês quando ele está executando um golpe? Ele coloca a força máxima, certo? Mas, se você reparar bem, verá que ele usa bastante força e mesmo assim continua relaxado, não contraindo a musculatura. Isso é para não se cansar muito, porque contraindo a musculatura você acaba contraindo o diafragma por consequência, e isso te leva a cansar mais rápido. As vezes vejo vídeos de brasileiros ou até mesmo de estrangeiros batendo paô. Eles são um pouco “travados” na hora da execução dos golpes e por isso muitos acabam cansando rapidamente. A dica que dou é: relaxar a musculatura na hora do golpe e colocar força!

Quinto e último ponto: FRIEZA

Desses que eu citei, com certeza é um dos mais importantes ao meu ver. A ideia é estar ligado em seu oponente e fingir que está tudo bem, até mesmo quando leva aquela cotovelada no rosto ou uma joelhada da barriga. Acredite, se você se apavorar o golpe vai doer muito mais. Permaneça frio. Ao invés de correr, tente bloquear, segurar ou até mesmo se esquivar. Ao atacar tenha paciência. Não se apavore, não coloque força além da conta, fique calmo, FIQUE FRIO.

No clich tenha calma, muita calma! Não se desespere, senão fica uma “agarração” sem sentido onde você vai gastar energia e não vai ter eficiência. Vá se ajeitando com calma e mande os joelhos. Agora um conselho a parte: Assista diversas lutas, entenda as diferentes formas de lutar. Observe os detalhes pequenos como: caminhar, se postar, manter a calma etc. Socar e chutar é básico, vocês vão fazer todo dia, mas, ter a paciência de um tailandês, sua frieza e o entendimento do jogo, isso é pra poucos farangs3. Se você reparar bem, a junção desses ingredientes é muito visível em um tailandês. Mas como adquirir tudo isso? Ah meu amigo, você vai precisar de muito treino, disciplina e acima de tudo, ter um bom treinador. E vou mais além, ter onde executar isso tudo, porque de nada adianta se matar de treinar e não ter onde usar.

Bom, juntando esses pontos e muito treino, determinação, coragem, vontade e garra, você vai se tornar um lutador muito melhor. AH! Lembrando que esses são alguns dos pontos principais para evoluir, mas tem muito mais.

NOTAS IMPORTANTES

1 A expressão ‘timing’, provinda da língua inglesa, é comumente usada para se referir a habilidade de reagir ou tomar decisões em tempo oportuno, ou seja, na hora certa.

2 Para saber o significado de cada uma dessas expressões acesse: Clique aqui

3 O termo “farang” era utilizado na Tailândia inicialmente para se referir ao estrangeiro europeu, mas hoje é utilizado de maneira genérica para se referir a qualquer estrangeiro.

Publicidade

Quem publicou?

Por Rapha Ribrodi

Administrador & Fundador do AcervoThai, lutador profissional, desenvolvedor web e gerente de marketing. Migrou para a Tailândia em 2012, morou em Bangkok, Phuket, Ubon Ratchatanne, Chiang Mai e Pattaya. São mais de 8 anos morando no país de origem do Muaythai, Raphael teve a oportunidade de lutar nos principais estádios e eventos do esporte. Possui mais de 60 lutas pela Ásia e busca sempre ajudar na divulgação do esporte no Brasil.

Publicidade

Recomendamos!