É verdade que campos de muaythai não tem higiene?

Temos a ideia que campos de muaythai não são limpos

Publicado em 12/10/2016

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Se você se preocupa com higiene e ainda não foi treinar na Tailândia, não faz nem ideia do que pode te esperar lá. Normalmente as academias na Tailândia são bem amplas e abertas, mas por trás disso se escondem BACTÉRIAS. É comum conhecer pessoas que passaram uma temporada na Tailândia e que tiveram alguma infecção ou contato com alguma pessoa que teve.

Banheiro de uma academia de muaythai – Bangkok Tailândia

O que pode ocasionar isso?

  • Treinar com equipamentos de outra pessoa
  • Materiais de treinos sem higiene (Aparadores e sacos de pancada)
  • Academia sem uma limpeza frequente
  • Corpo vulnerável em momentos como desidratação que te deixa com imunidade baixa.
  • Entre outros…

Qual tem mais higiene a tradicional ou para estrangeiros?

Não se engane, academias com foco em estrangeiros como a Tiger Muaythai ou a AKA possuem até cartilhas em suas entradas, sobre quais infecções você poderá ter por lá.

A maior parte dos casos, são nas canelas e no pescoço. Canela fica por conta de aparadores e sacos, pois tem uma grande rotatividade de pessoas que acabam deixando nestes equipamentos resíduos diferentes através de suas transpirações.

No pescoço fica por conta do clinch, onde você poderá ter contato com várias pessoas ao mesmo tempo e caso uma delas tenha a bactéria e você tenha via de entrada, fica fácil contrair.

Ao terminar seu treino tome banho com sabonete antibacteriano, que por sinal são baratos e fácil de se encontrar por todo o país.

  • CURIOSIDADES:

É incrível como campos tradicionais são mais rústicos e com uma higiene para lá de “especial” ao olhos de um ocidental.

Em academias mais antigas é capaz de se encontrar galos, cachorros e até mesmo porcos em cima do tatame, dividindo o mesmo espaço com você.

Treinei em academias assim no norte do país, e nunca peguei nada, mas foi treinando no sul que peguei pela primeira vez uma infecção. Ao mesmo tempo tinha pelo menos mais umas 4 pessoas que também contraíram os mesmos sintomas e “marcas” pelo corpo. — Raphael Ribeiro.

 

Banheiro (A arte do baldinho e de ficar abaixado)

Banheiro tradicional

Quem sai de países como o Brasil, nunca imagina um vazo no banheiro que seja enterrado no chão, ou que você tomará banho com um baldinho puxando a água de um galão de água. O baldinho também vale para se limpar do número 2. Mas fique tranquilo, não são todas as academias que possuem este lindo sistema de higiene. Mas fica aqui marcado para uma curiosidade que talvez você poderá encontrar, caso queira ir treinar em campos mais afastados.

ALIMENTAÇÃO

Em muitas academias é comum se reunir no tatame para uma refeição noturna. Mas segue o mesmo padrão do banheiro.

Não pense que Tailandês é “porco”

Há 30 anos, quando todo mundo estava deslumbrado com este esporte, não se tinha uma consciência sobre higiene, certamente hoje todos estamos mais cuidadosos. Hoje vivemos em uma Tailândia totalmente diferente, e os tailandeses são os primeiros a exigir a máxima higiene nas academias que recebem grande número de visitantes.

Confira abaixo o vídeo de limpeza feita na academia 7Muaythai, que fica localizada em Tambon Chakpong Amphur Klang, Rayong. (Próximo de Pattaya e Bangkok).

Publicidade

Quem publicou?

Por Rapha Ribrodi

Administrador & Fundador do AcervoThai, lutador profissional, desenvolvedor web e gerente de marketing. Migrou para a Tailândia em 2012, morou em Bangkok, Phuket, Ubon Ratchatanne, Chiang Mai e Pattaya. São mais de 8 anos morando no país de origem do Muaythai, Raphael teve a oportunidade de lutar nos principais estádios e eventos do esporte. Possui mais de 60 lutas pela Ásia e busca sempre ajudar na divulgação do esporte no Brasil.

Publicidade

Recomendamos!