Muaythai é barulho e você precisa entender isso

O barulho dentro do muaythai existe por um motivo prático

Publicado em 21/02/2015

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

“Muaythai não é velório, é barulho!”.

Essa frase eu ouvi logo em meu primeiro seminário de muaythai (2011), mas ficou em minha cabeça até hoje. Levei um bom tempo até entender o real motivo dela. Muitos consideram o grito dentro da Arte Marcial como “graça”, mas não é, há uma boa explicação para isso.

Muito comum em filmes ruins, o barulho ou grito durante as lutas foi muito utilizado para causar impacto, e talvez o melhor exemplo seja Bruce Lee, um dos melhores atores marciais até hoje, abusava dos gritos em cena. Me refiro a ele como “ator marcial”, pois de fato ele era ator, sua profissão, por favor não entendam como algo pejorativo. Bruce Lee desenvolveu um método próprio de luta com base em toda sua experiência e prática (Jeet Kune Do). Ele está entre os maiores nomes das Artes Marciais modernas.

Voltando ao muaythai, esqueça longas sequencias tipo “combos” de jogos de luta, o objetivo aqui é trabalhar a respiração e força. O treino com saco de pancada e aparadores/t-pao devem ser executados sempre com força. É comum observar tailandeses em vídeos de treino gritando a cada golpe aplicado, isso não é feito para impressionar. Há pesquisas na área esportiva a respeito do grito, aqui um link que irá explicar de forma clara: Matéria do Globo Esporte

Quando você grita, retira o ar do corpo de forma rápida comprimindo a musculatura, alguns estudos apontam um ganho de força na casa de até 10%, e isso faz muita diferença, meu amigo. Além de causar um efeito psicológico naquele que utiliza o grito e naquele que ouve.

Bruce Lee – Cena do filme Operação Dragão

Um ótimo exemplo dentro do Muaythai é Buakaw Banchamek, veja o vídeo abaixo para entender melhor. Outro benefício está justamente na respiração, você se torna muito mais atento ao seu corpo. Aprender a respirar em uma luta é assunto sério, não entender isso pode custar uma vitória. Sendo assim, é comum em treinos de muaythai atletas fazendo barulho ao bater em aparadores e sacos de pancada. Portanto faça barulho, treine força, afinal muaythai é barulho.

Gostou? Então compartilha a matéria e siga o Acervo Thai.

FONTES

Publicidade