Entenda como funciona o sparring do Muaythai

Publicado em 10/02/2015

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

Entenda como funciona o sparring do Muaythai

 

Sparring pode parecer algo simples, mas é muito comum ver em academias pessoas se batendo como se fosse uma briga de bar. Sem técnica, sem postura, apenas “se batem”. Isso não é sparring, isso é incompetência do professor/instrutor de permitir algo assim.

Essa mentalidade no Brasil é proveniente do Vale-Tudo, nos anos 1980, quando não se tinha muita base para treinos mistos, e a ideia de “sair na porrada” seria uma boa ideia.  Hoje podemos concordar que não havia muita eficiência, era muito comum a pessoa se machucar feio do que se tornar um lutador melhor. Mas o assunto é Muaythai e não o finado Vale-Tudo.

A grande diferença são treinos onde o “sparring” é pago para lutar contra o lutador, simular uma luta real, porém com proteção, bem comum no Boxe Profissional e no MMA atual.

A ideia do sparring dentro do Muaythai é para se praticar o que aprendeu e testar suas habilidades, seu jogo. O que menos conta é a força, mas sim a técnica.

Devo lembrar que não há pontuação ou árbitro, portanto se alguém afirmar, “Venci ele”; mas venceu baseado em quê? Você conhece a regra Profissional/Amadora e consegue treinar e avaliar a luta ao mesmo tempo? Dando pontos para cada lado? Não, não consegue.

Entenda que no Muaythai o sparring é um teste para você. Gosta de chutar? Teste seu jogo chutando, assim como qualquer outra técnica. Veja se consegue aplicar de forma correta sua postura, seu equilíbrio ou se o golpe é limpo. Isso é um sparring de alto nível, todo atleta ou mesmo aluno que não visa lutar, deve ter em mente que treinar é acima de tudo superar o seu eu de ontem, e não seu colega de treino.

Abaixo deixo um breve exemplo; Buakaw e Saenchai fazendo sparring em uma apresentação da Yokkao.

 

Confira também Conheça os estilos de sparring que existem dentro do Muaythai

Publicidade