Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

Conheça a graduação no muaythai e suas verdades e mentiras

Publicado em 29/06/2024

Um dos assuntos mais procurados em fóruns e sites sobre muaythai é a respeito da graduação. Existe uma enorme preocupação sobre o assunto e muitas dúvidas e histórias mal contadas em relação a como funciona a graduação dentro do muaythai. Ou ainda, será que existe graduação no muaythai?

Para responder a essa questão eu recorri as fontes mais confiáveis atualmente, Conselho Mundial de Muaythai (WMC), Federação Mundial de Muaythai Profissional (WPMF), Federação Internacional de Muaythai e Associados (Antiga IFMA), Kru Muaythai Association (KMA), WBC (conselho mundial de boxe – divisão para muaythai) e WMF (Federação Mundial de muaythai). Portanto todas as informações publicadas aqui foram retiradas de fontes oficiais que representam o muaythai em caráter profissional, amador e no aspecto marcial. E antes de começarmos devo lembrar a todos que graduação/faixa é uma ideia moderna criado pelo fundador do Judô, Jigoro Kano Sensei. Leia nossa matéria completa aqui: A origem da Faixa Preta nas Artes Marciais. 

MUAYTHAI PROFISSIONAL

Dentro do muaythai profissional não há graduação de nenhuma forma. O motivo é simples, durante os anos 1930 quando o Muay se tornou um esporte com regras, ele diferente de lutas japonesas não adotou nenhum padrão de ensino, formas ou currículo. Sendo assim campos de muaythai e treinadores possuíam um jeito próprio de ensinar. E a melhor régua para entender se estava funcionando ou não, eram as lutas na prática.

Treinadores e lutadores ruins simplesmente desapareciam do mapa e ficavam apenas os mais qualificados, desde sua origem o muay tem por base testar e manter apenas aquilo que funciona. Sendo assim entidades profissionais como a WPMF, WMC e WBC não possuem nenhum tipo de graduação. Lutadores profissionais possuem apenas seu cartel de lutas como referência de seu desempenho.

MUAYTHAI AMADOR

O muaythai amador hoje tem como grande representante a IFMA , que hoje mudou seu nome para Federação Internacional de Associações de Muaythai, pois ela se fundiu com o Conselho Mundial de Muaythai (WMC). De acordo com a própria história da IFMA após sua criação, buscou padronizar seu ensino conforme os esportes de combate japoneses e o coreano. Em 2006 a IFMA realiza o 1º Congresso mundial de Khan, onde apresentou sua grande curricular, o sistema de graduação e seus valores.

Guia Oficial de graduação IFMA – WMC

 

De forma geral a graduação da IFMA/WMC é composta por “KHAN” como mostra na imagem a seguir:

 

MUAY BORAN

O termo Muay boran foi criado em 1970 pelo pesquisador Khetr Sriyabhaya para determinar a ideia de um conjunto de estilos de Muay que existiam durante os séculos 18 e 19 na Tailândia graças ao incentivo da família real que praticava muay, assim como seus militares e suas escolas.

Esses estilos durante o século XX foram formalizados para serem ensinados de forma padronizada. Atualmente a Kru Muaythai Association (KMA) é a mais ativa entidade no ensino do Boran e sua cultura. A KMA também trabalha com sistema de graduação.

 

BRASIL E GRADUAÇÕES

Conforme explicado nesta matéria, as graduações oficiais estão ligadas a IFMA e a KMA, porém diversas equipes no Brasil realizam provas e testes de graduação, está errado? Não. Devemos entender que o aluno comercial precisa de incentivo e algo palpável para entender seu crescimento dentro do esporte. Sendo assim graduação com foco em estimular as pessoas e até porque não melhorar sua autoestima devem ser realizadas sim. O que devemos evitar ao máximo é o comercio de graduação e o comercio de certificados, onde infelizmente em poucos meses pessoas sem instrução alguma saem por ai se dizendo “faixas pretas” ou ainda pior “mestres”.

A ideia de “mestre” e “grão-mestre” é moderna. Antes de 1867 no Japão as artes marciais eram ensinadas como meio de vida, como profissão, você era de fato um soldado. Essa ideia de “mestre” surgiu a partir do chamado Menkyo e Menkyo Kaiden. Certificados entregues somente aqueles que dominavam a arte no seu mais profundo grau.

Quem recebesse o Menkyo estava apto a ensinar a arte por completo, todos os seus aspectos técnicos e sua filosofia, além de toda bagagem cultural que a arte carrega com ela. Percebe a diferença com o que existe hoje? Esse problema não acontece apenas no Brasil, países como USA, Holanda, França e Inglaterra possuem o mesmo problema com mestres de mentira, estilos inventados e nomes que nunca existiram.  Os termos “bullshido” – “Mc Dojo” ou “Fake Masters” são bem comuns no exterior, e você pode achar muito material a respeito no Youtube.

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Israel dos Santos

Israel dos Santos vence luta principal em evento em Bangkok

O lutador Israel dos Santos, residente em Bangkok, Tailândia, e oriundo de Rondônia que saiu da academia Gardenal Fight Team, brilhou na luta principal do evento Fairtex Fight, realizado na manhã de sábado, 29 de junho, no Lumpinee Boxing Stadium. Representando a...

Arena JavierThai promove evento com kard chuek

Acontece em Goiania no dia 30 de junho a sétima edição do ARENA JAVIERTHAI que já veio inovando com Sarama ao vivo e agora promove o 1º GP do Brasil com KardChuek, (cordas no lugar das luvas). O GP conta com 4 lutadores selecionados -Alenilson Parazinho (Equipe...

Origens do Ram Muay – Yang Sam Khum

O banquete dos deuses terminou e todos os convidados se separaram. O deus Pra Isuan (Shiva), anfitrião do banquete, notou uma fera com olhos vermelhos como o sol ainda esperando ao seu lado, esperando que Pra Isuan saísse primeiro. Pra Isuan, impressionado pela...

Conheça os novos Campeões do Thai Kids

Quem esteve presente na 20° edição do Thai Kids, que aconteceu nesse último final de semana, 27/04, no Portuários Stadium, em Santos - SP, presenciou o nível que a nova geração está apresentando em cima do ringue. Foram 35 lutas, dentre elas 2 GPs valendo os...

Conheça o primeiro matchmaker do muaythai brasileiro

Natural da cidade de Santos,, mais conhecido como Fabaum ou Big Boss, tem 46 anos e desde 2005 vivencia de perto toda a evolução dentro dos esportes de combate, dividindo seu tempo entre exercer sua profissão como eletrotécnico e matchmaker do principal estádio de...