Durante os anos 1980-1990 a Holanda foi seguramente o melhor País para se treinar e lutar kickboxing. Até os dias atuais o esporte de combate rende muito público, como por exemplo o GLORY Collision 2, realizado em 20 de dezembro de 2019 que reuniu um público de 20 mil pessoas.
Os lutadores de Kickboxing ao menos na Holanda possuem bolsas bem pagas, permitindo que o atleta viva do esporte sem passar por dificuldades. Mesmo quando falamos em muaythai, a Holanda durante o período dos anos 1980-90 era dominante frente a outras potências como a França ou a Inglaterra. Alias, a Holanda foi o primeiro País europeu a desafiar os tailandeses de forma oficial.
Nesse período criou-se uma grande rivalidade entre França vs Holanda e Tailândia vs Holanda. Roger Paschy e Patrick Brizon os pioneiros do muaythai na França realizaram vários desafios contra os times holandeses da Mejiro Gym e Chakuriki Gym.
AS DUAS GRANDES ESCOLAS HOLANDESA
Thom Harinck e Jean Plas foram sem dúvidas os responsáveis pela divulgação do muaythai na Holanda e por consequencia a Europa como um todo. Thom era kareteca que insatisfeito com a arte criou o termo “chakuriki” um sistema que treinava karate, Savate (kickboxing francês) e Boxe. Abriu sua academia em 1972 e se tornou uma grande referência dentro do Kickboxing europeu, sendo treinador de nomes como; Peter Aerts, Branko Cikatic, Gilbert Ballantine e Badr Hari. Em 2013 com 69 anos Harinck anunciou sua aposentadoria. No ano de 2016 publica sua biografia com um nome interessante: “Thom Harinck: Godfather of Muay Thai in The West”.
Jan Plas é considerado o “pai do kickboxing” na Holanda. Assim como Thom, começou no karate kyokushin sendo treinado por Johannes Blumming (fundador do karate kyokushin na Holanda). Até que meados dos anos 1970 quando viaja ao Japão para aperfeiçoar sua parte técnica e encontra Kenji Kurosaki, personagem central no conceito do Kickboxing no Japão e o uso de técnicas do Muaythai, para entender melhor essa história, leia: *Kenji Kurosaki e a origem do kickboxing no Japão
Em 1978 fundou a Mejiro Gym na Holanda. Jan treinou os maiores nomes do kickboxing na época como Peter Aerts e Rob Kaman, aliás, Kaman foi o primeiro campeão mundial de kickboxing em 1982. Porém em 2008 foi preso acusado de tráfico internacional de drogas. Em 2010 Jan Plas cometeu suicídio em sua cela aos 65 anos de idade.
O DESAFIO HOLANDA VS TAILÂNDIA
Em 1978 Tom Harick criou um time de lutadores holandeses para desafiar os tailandeses em seu próprio solo. O palco escolhido foi o Estádio Lumpinee. O time da Holanda era composto por: Imro Hatten, Faizel Karakus, Ron Kuyt, Kenneth Rankisoen e Robbie Schumman, e as lutas foram:
- Imro Hatten VS Sriprai Kiatsompob (70kg)
- Faizel Karakus VS Satanfah Sor Prathip (70kg)
- Ron Kuyt VS Porsai Sittiboonlert (70kg)
- Kenneth Rankisoen VS Ekachai Sitmorart (60kg)
- Robbie Schumman VS Sakata Portawee (60kg)
O resultado foi um desastre para a Holanda, Imro Hatten foi nocauteado no R1, Faizel foi nocauteado no R2, Ron Kuyt foi nocauteado no R2 lutando contra o melhor lutador do ano na Tailândia de 1976 (Satanfah). Kenneth sofreu KO no primeiro round, e Robbie foi nocauteado logo no começo do primeiro round.
Após esse pequeno massacre, Tom decide ficar na Tailândia por 3 meses, sua intenção era treinar e conhecer os campos de muaythai para entender de fato a luta. Até aquele momento, Tom considerava o Kickboxing Holandês imbatível, mas a derrota rápida por nocaute dos seus melhores alunos mudou para sempre sua visão.
Meses após o retorno de Tom a Holanda, outro time foi criado para lutar contra os tailandeses, mas dessa vez foram liderados pela Johan Vos Gym e a Mejiro Gym. Mais uma vez todos foram derrotados, mas ao menos dessa vez a derrota veio por pontos.
A evolução da técnica e dos treinos praticados por Tom Harick até Cor Hemmer (treinador de Ramon Dekkers), mudaram o status da Holanda. Os desafios se tornaram de fato desafios e permaneceram presentes até o final dos anos 1990.
A CONFUSÃO SOBRE O TERMO ”MUAYTHAI HOLANDÊS”
O termo “muaythai holandês” nunca foi usado por Thom ou Jean, ele apenas surgiu na época de Ramon Dekkers, a imprensa não era especializada, não entendia quase nada de arte marcial/Esporte de combate que não fossem Karatê ou Kickboxing. Alias, boa parte das revistas dos anos 1980/90 não tinham em suas redações pessoas especializadas para escrever a respeito. Alias, Dekkers nunca usou esse termo, em todas as entrevistas ele diz “dutch kickboxing” ou apenas “muaythai”.
Portanto esse termo foi criado pela mídia para dar créditos aos lutadores holandeses da época, mas ninguém do meio de fato utilizou, pois todos sabiam que aquilo não era verdade. Para conhecer a história de Ramon Dekkers, veja nossa matéria completa sobre sua vida – A história de Ramon Dekkers no Muaythai e sua influência no mundo
Fonte para consulta: