Muito se fala sobre a Era de Ouro do Muaythai e seus lutadores, mas afinal, e os campos que criaram essas lendas? Portanto vamos apresentar os campos de muaythai mais importantes da Tailândia.
Desde os anos 1970 até o final dos anos 1990 a Tailândia viveu o auge do muaythai como esporte. Foi a chamada Era de Ouro do esporte, foi o período que mais se criou lutadores que se tornaram lendas, as bolsas mais altas, a maior audiência em TV, enfim, foi o momento mais importante do esporte. Porém pouco se fala sobre os campos que treinavam esses campeões e seus treinadores.
Espalhado por todo o território da Tailândia, sua maior concentração era na capital Bangkok. Durante muito tempo esses campos ganharam muito dinheiro e muito prestígio com seus lutadores. Podemos para referência tratar os campos de muaythai como times de futebol, há pequenos clubes espalhados por todas as cidades e os grandes clubes na capital, onde o objetivo é sair da várzea e jogar com os grandes.
Os campos de muaythai são basicamente assim, há centenas de campos espalhados pelas províncias da Tailândia, dos quase sem estrutura aos campos de campeões. Um grande detalhe é que ao longo dos anos, os grandes campos ou se tornaram pequenos ou desapareceram do mapa.
Como por exemplo, nos anos 1980 os mais importantes campos de muaythai eram, Sor Tanikul, Hapalang, MuangSurin e KietbangChong todos foram fechados. Outros dois muito importantes como o Sit Or fechou em 2011 e o K.Romsritong fechado em 2012. Por outro lado alguns campos se mantiveram fortes ao longo dos anos, se firmando como fábrica de campeões como é o caso do campo Kiatmoo9. Infelizmente há pouca documentação a respeito dos campos citados, seus nomes fizeram grandes campeões, porém são nomes importantes até os dias de hoje.
Durante o período do reinado de Rama V (1909) os campos de muaythai para existir precisavam de uma autorização da Casa Real, já que os principais treinadores pertenciam ao exercito. Porém após esse período a obrigação da autorização caiu e qualquer pessoa poderia montar sua academia.
Estrangeiros na Tailândia na Era de Ouro
Durante todo o períodos dos anos 1970-1980 estrangeiros não eram bem vindos aos campos de muaythai. Os motivos eram vários, treinadores tailandeses não acreditam que estrangeiros aguentariam os treinos, além das questões de festas, álcool e prostituição. Além claro da questão técnica ser muito diferente entre gringos e thai. O cenário começou a mudar apenas nos anos 1990 com lutadores europeus.
As participações dos europeus alavancou a popularidade do muaythai fora da Tailândia, crescendo o acesso de estrangeiros a campos tailandeses. Confira na matéria tudo sobre os primeiros estrangeiros lutando em terras tailandesas: Os melhores lutadores estrangeiros de muaythai – Parte 01
Confira abaixo fotos raras dos campos mais importantes da Tailândia na Era de Ouro:
- Créditos a Siam Fight Magazine