Todo ano temos sempre a mesma discussão, afinal existe um dia mundial do muaythai? A resposta é SIM. Mas vamos entender melhor essa questão.
A data 6 de Fevereiro faz celebração a coroação do Rei Phra Chao Suea em 1702. Conhecido como o Rei Tigre, Phra Chao foi um adorador do Muay, que incentivava civis e militares ao treinamento da Arte. Repare que uso termo “Muay” pois até a data citada não havia a ideia de “muaythai” como algo único, mas sim a junção de diversos estilos de combate. O próprio Rei Tigre era treinado por generais da corte e criou seu próprio estilo de luta.
O Dia Mundial do Muaythai foi estabelecido em reuniões da IFMA (Federação Internacional de Muaythai Amador), FAMA (Federação de Muaythai Amador Da Ásia), WMC (Conselho Mundial de Muaythai). O evento tem inicio sempre prestando homenagem ao Rei Tigre e continua com apresentação do Ram Muay dos estilos antigos de Muay (Muay Lopburi, Muay Chaiya, Muay Tah Sao, Muay Pak Klang, Muay Korad and Muay Palasueksa).
A intenção do evento é promover o Muaythai como esporte, além claro de expor toda sua cultura para outros países. Há parcerias entre a IFMA e a WMC (Conselho Mundial de Muaythai) para a promoção de lutas durante as festividades.
17 DE MARÇO E O HERÓI NACIONAL
Sim, no dia 17 de Março é celebrado o dia de Nai Khanom Tom, um dos maiores heróis dentro do Muaythai. São datas distintas por motivos distintos. O dia de Nai Khanom Tom é uma data bem mais importante dentro da Tailândia do que o “dia mundial do Muaythai” em 6 de Fevereiro. Para aprender mais sobre essa figura histórica, leia nossa matéria: Nai Khanom Tom e a importância do dia 17 de Março
- Fonte de referência: IFMA Official Web Site