Você consegue diferenciar um Treinador de um Professor de Muaythai?
Cada um terá uma definição sobre os termos “treinador” e “professor” dentro do Muaythai. Não há Certos e Errados, porém eles servem para propósitos bem diferentes, para cada objetivo um deles terá sua função.
A princípio pode parecer simples essa separação, mas acho justo explicar quais os objetivos de cada um dentro de uma academia. Novamente esqueça essa formalidade inexistente de “mestres”, “grão-mestres” e etc, você terá a sua frente um Professor ou um Treinador. No Brasil por muitas vezes temos na mesma pessoa ambas as coisas, treinador e professor, e conheço ótimos trabalhos em ambos os casos.
Meu objetivo com esse texto além de traduzir e adaptar é deixar claro para todos que leem que, seja qual for o objetivo dentro do Muaythai, perder peso ou lutar, procure um profissional que apresente os pontos abordados aqui.
Vamos definir o conceito Treinador – Professor
Um professor deve explicar a técnica, os “porquês” de se usar, vantagens e desvantagens, enfim, ensinar o aluno de forma didática, mostrar a você aluno como achar seu próprio estilo na luta, como aplicar o golpe, ser “chato” e lhe corrigir até que seu movimento esteja bem satisfatório.
Um treinador lhe ensina como lutar, geralmente um estilo associado ao campo/academia ou como ele acha que você deve lutar. Corrige as falhas técnicas e aprimora o lutador. É trabalho diário, lapidar alguém, entender se esse alguém tem futuro como lutador, isso é como o treinador.
Um treinador irá falar para você, um professor irá conversar com você.
Um treinador será muito crítico com você, um professor terá paciência.
Um professor ensina vários alunos de uma vez, um treinador apenas um atleta de cada vez. De modo geral o professor irá passar o básico, seja você alto, baixo, gordo ou magro, não há distinção de técnica ou ensino nesse caso, porém um treinador irá explorar esses atributos separados, de como se deve lutar em cada luta, orientar de forma clara seu atleta, trabalhar o lado emocional, motivar e preparar seu atleta para lutar, afinal é sua “profissão”.
Simples, não?
Como disse no começo aqui no Brasil é comum ótimos professores serem também ótimos treinadores, eu poderia citar alguns casos aqui, mas para quem acompanha nosso trabalho sabe que temos o buscador de academias online, e divulgamos sempre eventos sérios que sempre participam as equipes de qualidade. Agora é com você, decida qual dos dois profissionais você procura, e boa sorte.