Oi gente! Tudo bem?
Vou falar um pouco sobre um dos itens quase indispensáveis na lista de lutadores de Muaythai: o shorts.
É possível achar de diversas cores, com desenhos, personalizado com nomes dos lutadores, nome da equipe e até com patrocinador… enfim.
Mas vocês sabiam que lá no início do Muaythai usavam apenas as cores vermelhas e azuis referente aos corners?
Na verdade, até hoje é muito comum você ver apenas essas cores em grandes estádios – e mais cor de rosa para o lado do corner vermelho. O cor de rosa, segundo o Siam Fight, é a cor do Deus da Guerra, então representa força e resistência de quem o usa.
Arjan Suchart nos conta que no começo do Muaythai a cor vermelha representava o lutador da casa e a cor azul o visitante. Também em campeonatos, o campeão usava vermelho e o desafiante azul.
Como já citei, ainda hoje é possível ver em grandes estádios como no Raja e Lumpinee pelo menos um resquício dessa tradição pois os shorts vermelhos e rosas designam os lutadores favoritos e os azuis os não favoritos.
Atualmente a variação de cor tornou-se algo muito comum, até por conta da facilidade de customização. Em muitas lojas é possível você encomendar shorts da forma que você quer.
Alguns lutadores gostam de chamar atenção e um dos meio para isso é pelos detalhes dos shorts. É possível ver shorts de Muaythai com laços, fitas entre outros cortes extravagantes.
E hoje, a questão da cor dos shorts não é tão mais restrita pois é possível também identificar o lutador favorito pelas luvas.
Só por curiosidade, outra cor bem comum de ser vista entre os lutadores é o amarelo porque faz referência ao rei. O shorts amarelo é bem visto em eventos no dia de seu aniversário. Dá uma olhadinha na luta do brasileiro Cosmo Alexandre vs Yodsanklai Fairtex no King’s Cup:
É isso, gente!
Um beijão e até a próxima postagem!
Japa.