Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

A verdade sobre o termo Mestre no Muaythai Profissional

Qual a real relação do termo mestre dentro do muaythai?

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 25/03/2015

Muito se fala sobre “mestre” no Brasil, seja de muaythai, Ballet ou bafo, sempre há um mestre. Após o termo cair no senso comum, dentro do muaythai foi adotado “Kru” para treinador/professor e “Arjan” para Mestre, Grão-Mestre ou Supremo Senhor do Muaythai.

Vamos a verdade; a palavra “Kru”, em tradução livre quer dizer “professor”, seja ele de qualquer área, matemática, ciências, e arte marcial. “kru” define simplesmente um professor.

Duvida? Vamos deixar uma tailandesa lhe explicar então:

A origem da faixa preta nas arte marciais

Sensei Jigoro Kano ( 28 de outubro de 1860 — 4 de maio de 1938) pensando em disseminar a arte do Judô para civis, criou um padrão de ensino baseada em cores. No ano de 1882 no mês de Fevereiro fundou a escola Kodokan, tendo apenas 20m², recebeu seus primeiros alunos em Junho do mesmo ano.

Inicialmente haviam apenas duas cores, Branco (iniciante) e Preto (avançado). É creditado a Mikonosuke Kawaishi a criação em 1935 das demais cores.

Mito: É dito que a faixa preta surgiu devido ao aluno usando sua faixa branca após anos de treino e sem lavar sua faixa ela ficaria desgastada e suja. Mas isso é um mito.

Importante lembrar que até o final da 2ª Guerra Mundial as artes japonesas não eram ensinadas a estrangeiros. O bujutsu (arte militar japonesa) era praticada apenas por militares, esse decreto caiu na Restauração Meiji (1868–1945). Portanto o acesso as artes marciais era bem restrito até o final da segunda guerra mundial.

A ideia central é que as faixas foram criadas para sistematizar a arte marcial, já que agora ela era ensinada para civis, homens, mulheres e crianças. Anterior a essa criação, as faixas eram usadas apenas para segurar o quimono. As qualidades dos lutadores eram atestadas por certificados carimbados pelo Dojo (academia) e seu representante máximo.

Lamentavelmente a 4 de maio de 1938, morre Jigoro Kano de problemas pulmonares, a bordo do transatlântico “Hikawa Maru”, quando voltava do Cairo, onde havia presidido a assembleia geral do comitê internacional dos jogos olímpicos.

 

Os conceitos reais de Kru e Arjan

Já falamos aqui sobre dentro do muaythai profissional não haver graduação, isso é um fato. Há instituições que certificam professores e treinadores na Tailândia, ok. Mas são pessoas com mais de vinte anos trabalhando dentro do esporte. São profissionais que treinam campeões, lutadores de elite e coordenam campos há anos.

O termo Arjan define um professor com maior experiência, que possui anos dentro da área, mas não “mestre”. Essa estrutura de graduação muito usado no Judô, Tae-Kwon-Do, Karatê ou Kung-Fu, não existe dentro do Muaythai.

Atualmente na Tailândia entidades ligadas ao Muaythai Amador realizam graduação, assim como entidades ligadas ao Muay boran. Porém não há ligação alguma com o esporte em sua âmbito profissional.

Entidades como WBC (Conselho Mundial de Boxe) – WPMF (Federação Mundial de Muaythai Profissional) e WMC (Conselho Mundial de Muaythai) não reconhecem graduação, assim como não há nada semelhante nos campos de muaythai ou nos Estádios.

 

Na Tailândia o próprio termo “Kru” é pouco usado, salvo exceção, campos com foco em estrangeiros como Tiger Muay Thai e Fairtex adotam o termo.

 

Não que haja mal em chamar alguém por respeito assim, o problema é alguém usar um pedaço de papel dizendo “Kru José” e impor as pessoas que o chamem assim.

 

Mas ai eu lhe pergunto; o que essa pessoa fez para o Esporte? Para seus atletas? O que ela realmente entende do Muaythai? O ”mestre” entende toda a história, cultura e tradição do esporte? Sabe explicar sua formação? O chupasart, a relação com budismo, a construção da regra pós segunda guerra mundial?

 

Se ele não sabe, ele não é um Mestre, é só um zé ruela roubando seu dinheiro. Certa vez John Wayne Parr disse:

Eu nunca irei me chamar de “kru/Arjan”, é uma ofensa! Sou apenas um cara branco tentando fazer o melhor possível.

 

Fonte de pesquisa: Mestres – Arjans – Kru e a verdade (inglês)

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Use o cupom: ACERVO

Rio Elite Thai realiza segunda edição

No último dia 16 de novembro, a Comunidade da Rocinha foi o cenário da segunda edição do Rio Elite Thai, evento organizado pelo promotor Diego Bochecha. Reunindo cerca de 800 pessoas, o evento reafirmou sua posição como um dos principais palcos do Muay Thai no...

Conheça os vencedores do Attack Fight Festival 35

Neste final de semana aconteceu mais uma edição do Attack Fight Festival com duas disputas de cinturão, Veja abaixo os resultados. 1º lutas: Matheus Pinokio vence Wanderley Moraes por decisão da arbitragem 2º luta: Maria Eduarda vence Pamela Salles por decisão da...

Thai kids coroa novos campeões em sua 21ª edição

O Portuários Stadium foi palco da 21ª edição do Thai Kids, um dos eventos mais esperados do muaythai infantojuvenil nacional. Com um card de 50 lutas, o evento proporcionou ao público uma maratona de combates repletos de talento e garra, destacando jovens promessas...

Keun Khru ou Yok Khru as tradições antigas do muaythai

Até o começo do século XX para uma academia de muaythai funcionar na Tailândia, ela deveria possuir autorização da Casa Real. O que não era nada fácil. De modo geral, militares e lutadores aposentados eram os responsáveis pelas primeiras academias. Portanto para...