Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

Sexo atrapalha o desempenho do atleta?

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 03/01/2018

Sexo atrapalha o rendimento esportivo dos atletas?

Falar sobre sexo sempre é um tabu, afinal este assunto quase não é debatido. Portanto a intenção desta matéria é trazer um pouco de luz sobre o assunto.

Quando falamos em esporte de lutas, há um tabu sobre o assunto. Afinal a abstinência durante um período pré-luta é muito praticado e incentivado. Mas afinal, há ciência nisso?

O que a ciência diz!

Treinadores e preparadores afirmam que a abstinência gera um acúmulo de agressividade no atleta (homem/mulher), porém tal prática é apenas “consagrada pelo uso”, ou seja, é recomendado, portanto é feito.

A prática na verdade se tornou popular aqui no Brasil no Futebol profissional, onde treinadores colocavam seus atletas em concentração isolada antes das partidas.

Já nos esportes de combate, o Boxe foi quem popularizou a prática em nossos tempos modernos, Muhammad Ali era abstêmio em períodos de competição. Acreditava-se que o sexo enfraquecia o lutador.

Porém alguns estudos científicos demonstraram que a liberação de endorfinas associada ao sexo ajuda muito no descanso profundo e disposição física no dia seguinte. Portanto 24 horas antes, a pratica colabora com o sono de qualidade.

Testosterona: A química do Mal

O hormônio mágico, testosterona é responsável por aumento da massa muscular, no aumento da densidade óssea, na diminuição da gordura corporal, no poder de recuperação após a atividade física e no desempenho sexual normal.

É dito que após a atividade sexual, as taxas do hormônio caem, o que prejudicaria o atleta, porém segundo pesquisa da Universidade de Nevada-USA, após a prática os níveis não caem em pessoas do sexo masculino.

Sexo, portanto consome calorias, sim, mas nada que provoque fadiga. Uma relação sexual com orgasmo, segundo Campeiz*, consome a mesma quantidade de energia de uma caminhada leve – até 250 calorias por hora.

Trata-se de um desgaste, portanto, facilmente reparado com alimentação e descanso adequados. Há um relaxamento natural depois do ato sexual, com liberação de opioides e serotonina.

O período pode variar entre aproximadamente 30 minutos para um jovem e pouco mais de uma hora para uma pessoa mais velha. Mas, caso haja um intervalo razoável entre o sexo e o exercício físico, não existe nenhuma interferência negativa.

O que não foi testado?

Questões psicológicas não foram estudadas a fundo até o momento, Ian Shier, da Universidade McGill (Canadá), publicou um estudo no qual dizia que a prática da abstinência nasceu da teoria de que a frustração sexual leva ao aumento da agressão.

E esse seria o motivo pelo qual alguns treinadores de esportes como o boxe e o futebol, onde a agressão é fundamental para o bom desempenho, defendem que não se devem ter relações.

O problema na verdade está em noite mal dormida, ingestão de bebida alcoólica, e estripulias que podem causar alguma lesão.

  • Mulheres

O sexo bloqueia a liberação da substância que ajuda a transmitir a dor, a atividade sexual pode, inclusive, ajudar a combater dores musculares e lesões em mulheres.

Durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 foram distribuídos na Vila Olímpica 450 mil unidades de camisinha, sendo no total 10 mil atletas frequentando o local. Todos os preservativos foram usados.

Fontes de Pesquisa:

* TURÍBIO BARROS – Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM (www.drturibio.com)

*Sílvia Casseb, médica ginecologista do Setor de Ginecologia do Esporte da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). https://www.webrun.com.br/sexo-antes-de-competicao-pode-afetar-o-desempenho-fisico-do-atleta/

* José Mário Campeiz, preparador físico do time do Cruzeiro, de Minas Gerais.

https://super.abril.com.br/ciencia/sexo-antes-de-um-jogo-pode-arruinar-o-desempenho-do-atleta/

*Gustavo Barquilha, preparador físico da Integral Médica e mestre em ciências do movimento humano. (www.ativo.com)

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Parceiro de mídia oficial no Brasil
WBC Muaythai Brasil

Conversor de Moedas

TH Brazilian Real/Thai Baht5.8539
US Brazilian Real/US Dollar0.1748
EU Brazilian Real/Euro0.1536
24 abr · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 24 Apr 2025 09:05 UTC
Latest change: 24 Apr 2025 09:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Use o cupom: ACERVO