Muito se fala sobre como treinar de forma correta, principalmente atletas em preparação para lutas. Tempo de corrida, musculação, treino em aparador, dieta, tudo para otimizar o desempenho do atleta. Por isso resolvemos perguntar a 3 nomes bem conhecidos no circuito nacional: Reni Fraga (Siam Fight) – Felipe Cazolari (Cazolari Boxing) – Dennys Camara (Steel Team). sobre como cada um trabalha essa preparação, principalmente no quesito Pad (aparador).
RENI FRAGA (SIAM FIGHT)
Gosto de colocar sempre 3 minutos cada round quando vou trabalhar na mesma intensidade da luta, e 4 minutos quando não tem luta próxima. Isso para treino dos competidores, para aulas comerciais são sempre 3 minutos.
DENNYS CAMARA
O início de preparação para o atleta pegar gás e resistência, gosto de puxar round longo, começo sempre fazendo 15 minutos direto. Quando falta três semanas para a luta eu começo a trabalhar em cima de 5 rounds de 3min por 1min de descanso.
Para finalizar, entrando nas últimas duas semanas para luta, sigo trabalhando o esquema de 5 rounds de 3min por 1 min, e acrescento 10 min de manopla após os rounds. E na última semana como é mais trabalho para perder peso , trabalho os 5 rounds de 3min por 1 min de descanso, até o dia que começamos a desidratação.
FELIPE CAZOLARI (CAZOLARI BOXING)
Em preparação:
Geralmente não coloco tempo, vou até achar que tá bom. Sempre simulando força de luta, não tem essa de meia força. Se ver que não tá rendendo, deixo respirar, beber uma água e volta.
Aí posso variar o foco pra correção de alguma coisa; estratégia; dinâmica de luta; timing; etc; E uso as ferramentas que acho melhor pra cada objetivo (pads, manopla, escudo). Não tenho uma fórmula que faço todo dia, sempre depende do que acho que é necessário naquela hora, para aquele atleta e para aquela luta.
Se a ideia for simular uma luta com objetivo de MELHORAR O GÁS eu costumo trabalhar por round, geralmente pelo menos 6 rounds de 4 ou 5min por 1min de descanso. Tudo um pouco a mais do que acontece na luta (a menos no caso do descanso).
E faço rounds bem movimentados, batendo sempre na máxima força e variando muito ataque defesa, muito volume de troca, etc. Sempre buscando o que acho q vai acontecer na luta mas com uma dinâmica insana, que é pro corpo e mente estar preparado se precisar.
A frequência desse trabalho vai depender do atleta que tá treinando, do que vai ter que fazer na luta, contra quem vai lutar. Em preparação pode ser que faça os dois trabalhos no mesmo dia mas varia muito.
Em Manutenção:
Geralmente fazem um round longo de 15min. Mas posso variar tbm com trabalhos específicos. Na real não tem muita regra, depende do cronograma, do atleta, do meu humor, etc… principalmente do meu humor hahaha.
Vídeo sobre o assunto:
Em 2019 o lutador e fundador do AcervoThai, Raphael Ribrodi, publicou em seu canal no YouTube um vídeo abordando este mesmo assunto, comparando com algumas academias pela Tailândia. Confira a média de tempo de rounds em academias de Muaythai no berço da modalidade.