Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

Qual a relação do Muaythai com o Budismo?

Como a doutrina budista influencia o muaythai como esporte e arte marcial

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 06/06/2015

O Budismo não é uma religião nos moldes tradicionais, e sim uma doutrina desenvolvida a 2.500 anos. Entender esse princípio é fundamental para derrubar alguns preconceitos. Sempre me deparo com a seguinte frase “Se você diz tradição no Muaythai, então você também tem que ser Budista”. Confesso que isso me dá sono, argumentos rasos sempre são chatos.

É como dizer “Você joga Capoeira? Então você tem que ser Umbandista, ou do Candomblé. Afinal a origem da Capoeira está atrelado aos escravos que estavam intimamente ligados ao Candomblé e posteriormente a Umbanda. Você não está no direito de impor nada a ninguém, mas sim entender do que estamos falando.

Altar Hindu-Budista

Budismo – Religião ou Doutrina?

Historicamente falando, não há consenso sob a definição da palavra “Religião”. Porém vou utilizar a de Agostinho de Hipona (século IV):

  • Religião = Religere = Religar o Homem ao Divino.

O objetivo do Budismo, é o praticante se libertar do sofrimento a partir de práticas estabelecidas e conceitos como o Darma e o Karma. Uma doutrina estabelecida a partir dos ensinamentos de Sidarta Gautama no século IV Antes de Cristo.

A Tailândia hoje é 94,6% Budista, 4,6% se declaram Muçulmanos e 0,8% Cristãos*, sendo assim é obvio que elementos da sua cultura serão absorvidos. O Muaythai foi desenvolvido em cima dessa cultura, porém devemos deixar muito claro algumas coisas.

Símbolos de uma tradição

O uso do Mongkon hoje simboliza seu campo de treino e seu treinador, usa-lo é sinal de honra, representa sua capacidade de lutar em nome de seu treinador e de seu campo, nada ligado a religião propriamente dita.

O uso do Phuang Malai está ligado à crença de boa sorte, feito originalmente da flor de Jasmim. Dentro do Budismo representa o processo de vida e morte, porém hoje seu uso é apenas para trazer boa sorte ao lutador.

Ram Muay Wai Kru, nesse caso temos vários elementos simbólicos, Wai Kru demonstra respeito a seu treinador, já o Ram Muay não está ligado a adoração, e sim a símbolos que representam a guerra, a luta, a proteção entre tantos outros símbolos ligados ao inconsciente coletivo.

SUA CRENÇA E O MUAYTHAI

Conheço equipes que utilizam crucifixos em seu Mongkon, contas de Umbanda/Candomblé junto ao Phuang Malai, e até Ateus que utilizam de todos os símbolos. Nada disso desrespeita tradição, o que desrespeita é a falta de informação e argumentos rasos.

Lembro que ninguém é obrigado a nada, longe disso, mas nunca vi nenhum profissional desrespeitar seu próprio Esporte, ou você conhece alguém que pratica Jiu-Jitsu e ao invés de dizer “Sensei”, diz “Cê é loko hein Tio”? Afinal “Sensei” é uma palavra da cultura japonesa.

Deixo a minha campanha, “Não seja um idiota, estude e tenha sempre argumentos para que seu esporte, no caso o Muaythai seja pleno e não apenas duas pessoas se batendo”.

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Parceiro de mídia oficial no Brasil
WBC Muaythai Brasil

Conversor de Moedas

TH Brazilian Real/Thai Baht5.8889
US Brazilian Real/US Dollar0.1757
EU Brazilian Real/Euro0.1541
25 abr · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 26 Apr 2025 01:05 UTC
Latest change: 26 Apr 2025 01:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Use o cupom: ACERVO

Kaique Gonçalves conquista cinturão da WMO em Hong Kong

O lutador brasileiro Kaique Gonçalves escreveu mais um capítulo de destaque para o Muaythai nacional ao conquistar, nesta sexta-feira (25), o cinturão de campeão de Hong Kong da World Muaythai Organization (WMO), em Hong Kong. A vitória aconteceu no evento...