Existe uma postura ideal no muaythai?
Talvez uma das perguntas mais frequentes dentro do muaythai, afinal existe uma postura ideal?
A resposta simples é: Não. O ideal é você escolher uma postura baseado em seus pontos fortes e fracos, seu estilo de luta/jogo, o estilo de seu oponente e a situação que você está enfrentando.
Nessa matéria vamos abordar apenas a posição dos pés, e não da guarda.
O que é postura?
Os fatores que compõem a postura são a distância entre o pé esquerdo e direito (largura), a distância entre os pés para frente e para trás (comprimento) e a direção em que os pés são apontados (ângulo), Flexão / extensão do quadril, joelho e tornozelo são parte dela também.
Esses fatores determinam a postura e as capacidades de ataques e defensivas, e sua capacidade de manter-se equilibrado quando a força é aplicada ao corpo do lutador.
- Postura 01 – A tradicional
Essa postura é mais tradicional do muay Thai, que é ensinado na Tailândia e muitos outros campos de Muaythai em todo o mundo.
O peso é colocado principalmente sobre o pé de trás, que continua a ser plano, com uma pequena porcentagem do peso corporal a ser colocada no peito do pé da frente. Se fosse para ter um palpite, eu diria que é 70% perna traseira e 30% perna da frente , talvez até mais peso sobre a perna de trás , às vezes.
- Vantagem: Uma postura Muaythai estável, que é excelente para disparar qualquer chute ou bloquear.
- Desvantagem: Não tem muita mobilidade.
- Postura 02 – Equilibrada

A postura equilibrada é “OK” em quase tudo – não se destacam em muitas áreas e não falha em muitas também. Uma política de all-round que normalmente é um ponto de partida para a maioria dos praticantes . Esta é uma das poucas posições onde as pernas podem fazer o que eles gostam em termos de flexão / extensão do joelho e tornozelo.
O peso é distribuído uniformemente entre ambos os pés. Tal como acontece com a postura Thai Tradicional, a largura e o comprimento são basicamente os mesmos, mas é mais longo e mais largo. Os ângulos dos pés estão mais voltados para o adversário.
- Postura 03 (Balanceada estreita)

Essa postura é semelhante à posição anterior em que o peso é distribuído uniformemente entre os dois pés, só que desta vez a postura é mais estreita e mais longa. Essa postura pode atender um lutador que requer movimentos mais rápidos e força extra.
Os ângulos dos pés são menores, do que nos dois exemplos anteriores, com os dedos dos pés dianteiros apontando diretamente para frente.
- Vantagem: Postura ideal para quem ataca com grande mobilidade.
- Desvantagem: ruim contra defesa de quedas e desequilíbrios.
- Postura 04 – Postura de Boxe/MMA
A posição final é mais da postura de um boxeador, e é semelhante a alguns lutadores de MMA. Em termos de distribuição de peso, é 50/50, talvez até 60% e 40% . Os ângulos dos pés são grandes, com ambos os pés virados para a direita.
- Vantagem: Socos fortes com boa mobilidade.
- Desvantagens: Muito ruim para chutar e bloquear, carece de estabilidade.
Essa última posição, jamais será usada no Muaythai, pois você precisará manter estabilidade durante a luta, e essa base voltada para o MMA e o BOXE, não te trás uma postura com qualidade.
Um grande erro da maioria dos nak muays pelo Brasil e no Mundo é querer treinar diversas artes marciais. De certa forma isso não é errado, para aqueles que conseguem distinguir cada uma delas. Mas na maioria das vezes, diversos praticantes não conseguem deixar de lado um estilo para treinar outro.
O Lutador de Muaythai com vícios por exemplo do MMA, que leva chute nos braços, base instável e sem grande reação para bloqueio de chutes, não terá muito sucesso em lutas de Muaythai.
Uma dica que podemos passar é tomar muito cuidado com seus treinos, se você é um lutador de Muaythai, procure se especializar nessa área, deixe de acompanhar eventos como UFC, pois não irão te ajudar em nada. Pesquise lutas na Tailândia, como lutas do Canal 07 ou Lumpinee Stadium.
Fonte:
Originalmente por Aaron Jahn,
Tradução e adaptação Tiago Simão






















