Se você quer se destacar fora e dentro dos ringues, quer ser chamado para grandes eventos e quer conseguir grandes patrocínios, vou te dar um recado, o Marketing Digital e Pessoal é pra você sim. Vou tentar dividir em subtópicos para ficar mais fácil pra você.
Como usar suas redes sociais utilizando estratégias de Marketing para atrair patrocínios e eventos?
O mínimo e mais básico é estar presente e fazer do seu Instagram o seu portfólio. Aquilo é seu negócio. Respeite a si mesmo, respeite sua imagem como uma marca e consequentemente gerará respeito.
Nós temos uma visão muito turva da profissão de atleta. Ao mesmo tempo em que temos esse negócio de brilhar o olho quando chega em um lugar e fala “ah eu sou atleta profissional de Muaythai” , não levamos essa profissão tão à sério na hora de se portar como um “profissional”.
O “profissional’ não está ali a toa. Nós sofremos muito, corremos quando o corpo está doendo, tem que puxar ferro, tem que treinar duro, tem que chegar no final do treino inteiro pra treinar de novo no dia seguinte, tomar bica nas pernas, nos braços, chutar/bloquear com a canela dolorida, e uma das piores e mais pesadas coisas na minha visão, a gente tem que bater peso.
E quem luta profissionalmente sabe o quão difícil e traumático é essa experiência. Mas faz parte do trabalho, faz parte você ir lá, treinar igual um cavalo, passar fome, subir no ringue se arrebentar todo e acabar ganhando uma bolsa que não cobre nem o médico para cuidar dos seus machucados pós luta.
temos que investir em nossa marca pessoal
Temos que nos portar de uma forma correta e estratégica porque há pouquíssimo eventos para você deixar para se mostrar e se fazer “vivo” só em cima do ringue. É muito mais estratégico e inteligente você dar seu máximo lá, e utilizar tudo isso para continuar se vendendo aqui fora.
Se conectando com o público, que vai te trazer engajamento, que vai te trazer seguidores; que vai te ajudar a chamar atenção das marcas. Tudo faz parte de uma corrente.
Só que pra tudo isso, eu não tenho nenhuma dica que vai resolver seu problema da noite pro dia. É constância, é fazer todo dia, fazer bem feito e gerar credibilidade.
Agora voltando a questão de eventos, você já passou por aquele trampo todo, e vai se arrebentar no ringue pra só colocar mais uma vitória no cartel? NÃO. Você precisa usar cada evento como um ticket de venda.
Grave tudo, grave o antes da luta, o backstage, as emoções à flor da pele, grave o durante (eu particularmente gravaria até a pesagem), grava a luta, grava o pós luta, não tem vergonha em se mostrar machucado. Todo mundo se machuca em luta, até o Saenchai, (prometo). E tire fotos, de diferentes momentos e ângulos. Faz um vídeo de melhores momentos, publique essas fotos no seu Instagram com legendas que utilizem técnicas de storytelling.
Mas Bianca, eu não tenho dinheiro pra pagar um fotógrafo ou um videomaker pra fazer tudo isso. Não tem problema, isso não é desculpa. Chama um amigo seu pra gravar, outro pra tirar foto, ah mas meus amigos não vão nas lutas, bom, primeiro puxa a orelha deles e pede esse incentivo, mas se eles não forem, sua equipe vai estar lá. Pede pra alguém da equipe tirar, pede pra outro amigo de outra equipe que tá no evento tirar. Opções é o que não faltam. O que não pode acontecer é você deixar esses acontecimentos passarem sem poder registrar e documentar.
É PRA VOCÊ CARA. Pra você vender seu peixe lá na frente. Pra não chegar na marca e falar “ah por favor meu me patrocina eu preciso muito da sua ajuda”. Você tem que saber chegar e falar de forma correta. A marca não vai sair te dando dinheiro e ajudar porque você precisa, caramba quanto atleta tem aí precisando? Que pode ser até melhor de técnica que você. Então, você tem que se organizar. Você tem que determinar um propósito pra você. Onde você quer chegar? Porque quer chegar nisso? E como vai fazer pra chegar lá?
Aí você vai pensar muito mais na hora de sair postando foto no seu Instagram, sem contexto e sem sentido. Porque aí você vai começar a se tratar como negócio, um negócio que tem um propósito pra chegar em algum lugar. Aí quando você chegar nas marcas não vai ser como pedinte, você vai chegar bem estruturado. Vai montar um mídia kit bacana, vai ter seus vídeos, suas fotos bem editadas.
E vai falar pra marca tudo de bom que você tem pra oferecer e explicar o porquê você acha que essa marca vai se beneficiar patrocinando você. Porque afinal ela não patrocina por prazer, ela tem que ter um retorno de lucro em tudo isso. Você é um investimento, e todos nós quando investimos é porque vemos um potencial de crescimento em tal coisa. Utilize seus ídolos como inspiração, mas pense também onde eles estão e onde você está. Tem coisas que muitos lutadores/as se “safam” atualmente porque já tem dinheiro e fama, mas se fizessem enquanto estavam onde você está, não teriam chego à lugar nenhum.
Coisas básicas que podem melhorar seu feed e engajar seus seguidores
Importante lembrar que pra início de qualquer coisa:
Foto do insta: tem que estar nítida e mostrando seu rosto.
Bio: Tem que ter marcos importantes do seu desempenho esportivo e informações básicas (ex: cartel e cidade onde você se encontra).
Destaques: São uma extensão da sua bio, ou seja, qualquer informação relevante sobre você que não coube na bio, deve condizer nos seus destaques.
Agora vamos à algumas coisas mais operacionais:
Tentar no máximo usar recursos rápidos e gratuitos ao seu redor. Que podem ir de simplesmente passar a camiseta na câmera e limpar antes de tirar uma foto, até a tentar melhorar a foto usando a luz do sol ou lugar da sua casa mais iluminado.
Postar stories, mostrar sua rotina. O Instagram ele quer ser seu amigo, mas você precisa deixa-lo, portanto use as ferramentas que ele te proporciona. Pessoas não conectam com pessoas que só mostram coisa boa e vida perfeita, porque ninguém tem isso, isso não existe e isso não gera identificação.
Então se você quer atrair, se conectar, fazer a pessoa gostar, seguir e acompanhar você, dê motivos. Mostra um pouco da sua vida nos stories, coloca fotos e contextualiza a pessoa que acabou de chegar no seu perfil por exemplo, ou que não te vê faz tempo. Humaniza tudo isso. Mostra do bom ao ruim, e essa pessoa vai te valorizar por isso.
O que postar durante a semana: stories, feed e etc:
Tenta montar uma porcentagem como por exemplo:
- 70% vida de atleta no geral
- 20% estudo, trabalho, lazer, vida social
- 10% posts dedicados e pensados em marcas que você quer trabalhar
Algumas opções:
- bastidores de treino
- Equipamentos que você usa pra treinar
- Itens de uniforme etc que usa na vida de atleta
- Rotina de alimentação pré competição
- Como é a concentração pré eventos importantes
- Mostra e fala sobre consultas de médicos e profissionais de saúde que te ajudam no seu desempenho
- Quem são seus ídolos, inspirações
- Qualidades suas como atleta
- Depoimentos sobre você de alunos, professores etc
- Mostra seus machucados, suas bolhas, seu esforço físico
- Tbt de primeiras competições, monta uma trajetória
- Publicações divertidas, meme sobre seu esporte
- De alguma dica de valor que você aprendeu na marra
- E fale sobre eventos que pretende ir ou já foi, exalte esses eventos
E foi isso, espero que esse post tenha trago algo de valor pra quem tirou o tempinho pra ler. Esse é um espaço pra que a gente aprenda e cresça juntos. Como profissionais e como praticantes desse esporte incrível, então se surgiu alguma dúvida, deixa aí nos comentários, ou me manda lá no insta @biancaneuhauser.
Um beijo à todos, e até a próxima!
















