Panipak Wongpattanakit e Kunlavut Vitidsarn foram eleitos, nesta quinta-feira, os melhores atletas amadores feminina e masculino de 2024, respectivamente, pela Associação de Imprensa Esportiva da Tailândia (Swat).
Panipak também recebeu o prêmio de melhor atleta tailandesa após sua histórica conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado. A agora aposentada estrela do taekwondo foi a primeira atleta tailandesa a conquistar dois títulos olímpicos consecutivos (Tóquio e Paris).
Kunlavut conquistou a primeira medalha olímpica do badminton tailandês, levando a prata no torneio de simples masculino em Paris 2024.
Todos os vencedores foram homenageados em uma cerimônia presidida por Khunying Patama Leeswadtrakul, presidente da Federação Mundial de Badminton (BWF) e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), que também foi presidente do comitê organizador do evento.
O halterofilista Weeraphon Wichuma recebeu o prêmio de melhor atleta juvenil masculino da Swat, após conquistar a medalha de prata na categoria até 73 kg nos Jogos de Paris.
A melhor atleta juvenil feminina foi a skatista Vareeraya Sukasem, que, aos 12 anos, tornou-se a atleta olímpica mais jovem da história da Tailândia. Vareeraya terminou em 17º lugar na prova de street feminino, e sua participação em Paris atraiu grande atenção da mídia tailandesa e internacional.
O piloto de motociclismo Somkiat Chantra recebeu o prêmio de melhor atleta profissional masculino, enquanto a golfista número 2 do mundo, Atthaya “Jeeno” Thitikul, foi a vencedora entre as mulheres.
Somkiat terminou a temporada 2024 da Moto2 na 12ª colocação antes de assinar um contrato de dois anos, tornando-se o primeiro piloto tailandês a competir na MotoGP, com a equipe LCR Honda.
Enquanto isso, Atthaya fez dupla com a chinesa Yin Ruoning para vencer o Dow Championship e conquistou o prêmio de US$ 4 milhões (cerca de 138 milhões de baht) pela vitória no Tour Championship, o maior valor da história do golfe feminino profissional. Jeeno foi a maior arrecadadora da LPGA Tour no ano passado, com US$ 6,1 milhões obtidos por dois títulos e 12 resultados entre as dez melhores.
Khunsueklek Boomdeksian, com cinco vitórias e apenas uma derrota no último ano, recebeu o troféu de melhor atleta de Muaythai.
O corredor em cadeira de rodas Chaiwat Ratana e a esgrimista em cadeira de rodas Saysunee Jana foram eleitos os melhores atletas paralímpicos masculino e feminino, respectivamente.
Chaiwat conquistou a medalha de ouro nos 100m T34 e a prata nos 800m nos Jogos Paralímpicos de Paris, enquanto Saysunee foi a primeira esgrimista paralímpica a conquistar o ouro nas três armas — sabre, florete e espada — em Paris. Ela também levou o bronze por equipe na espada, categoria B.
O prêmio de melhor equipe (esporte) foi para a seleção masculina de sepak takraw, vencedora da 37ª Copa do Rei.
A melhor equipe (evento) foi a seleção olímpica feminina de tênis de mesa, composta por Suthasini Sawettabut, Orawan Paranang e Jinnipa Sawettabut, que terminou em quinto lugar em Paris.
O clube Nakhon Ratchasima QminC de vôlei foi escolhido como a melhor equipe profissional (esporte) após vencer seu 10º título da Liga Tailandesa masculina. Foi sua terceira temporada consecutiva invicta.
A melhor equipe profissional (evento) foi a dupla de badminton nas duplas mistas, Dechapol Puavaranukroh e Sapsiree Taerattanachai, que conquistaram títulos no Princess Sirivannavari Thailand Masters e no India Open no ano passado.
O técnico de taekwondo Chatchai Choi recebeu o prêmio de melhor treinador amador, enquanto o treinador de badminton Patapol Ngernsrisuk foi eleito o melhor treinador profissional.
A Associação Tailandesa de Taekwondo foi reconhecida como a melhor entidade esportiva do ano.