Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

Os maiores colecionadores de cinturão no Muaythai Profissional

Os maiores lutadores da era moderna do muaythai e seus recordes

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 29/03/2021

Muito se fala sobre campeões dentro do muaythai, donos de cinturão e seus recordes dentro do esporte. Porém até o começo do ano 2000 disputar um cinturão não era tão simples, o circuito era mais complicado e a oportunidade de disputar um cinturão de estádio demorava a chegar. Havia inúmeros fatores para tal, como bolsa do lutador, retorno financeiro para o promotor, apostas entre outras. Nesta matéria vamos falar apenas de cinturões de estádio na Tailândia, títulos mundiais oficias e eventos chancelados de muaythai.

 

OS MAIORES CAMPEÕES DOS ANOS 1980

chamuakpet Halapang – 9 Cinturões

Chamuakpet Hapalang é um dos grandes nomes do muaythai durante a Era de Ouro, colecionou 9 cinturões entre Lumpinee e Rajadamnerm, além de vencer o prêmio de melhor lutador do ano em 1985.

Chamuakpet Hapalang

 

Kongtoranee Payakaroon – 6 Cinturões 

Irmão mais velho da lenda do muaythai Samart, Kongtoranee em sua carreira colecionou 6 cinturões, além de vencer também o prêmio de melhor lutador do ano em 1976.

Kongtoranee Payakaroon

 

Chanchai Sor Tamrangsit – 5 Cinturões

Um dos lutadores mais técnicos de sua época, Chanchai venceu 5 cinturões entre Lumpinee e Rajadamnerm lutando contra a Elite da Era de Ouro do muaythai.

Chanchai Sor Tamrangsit

 

OS MAIORES CAMPÕES DOS ANOS 1990

Jomhod “King of the Ring” Kiatadisak – 7 Cinturões

Jomhod venceu seu primeiro cinturão do Lumpinee aos 18 anos de idade, e nunca perdeu. Apenas deixou vago o cinturão para subir de categoria. em 1994 venceu o cinturão do Rajadamnerm, se tornando campeão de ambos aos estádios na mesma categoria de peso.

Jomhod “King of the Ring” Kiatadisak

 

Samkor Kiatmontep – 5 Cinturões

Conhecido como o “chute devastador de esquerda”, Samkor foi um grande lutador em seu tempo, vencendo o cinturão do Lumpinee, Rajadamnerm, campeão tailandês e campeão mundial WBC.

Samkor Kiatmontep

 

langsuan panyuthapum – 5 Cinturões

O “Senhor Maldade” não recebeu esse apelido por nada, Langsuan foi um ótimo muay khao, conhecido também como o “joelho majestoso”. Foi um dos poucos lutadores a vencer por KO outra lenda, Pongsiri “rambo”. Em 1987 venceu o prêmio Melhor Lutador do Ano.

langsuan panyuthapum

 

Namsaknoi Yudthagarngamtorn – 5 Cinturões

Chamada de O Imperador, Namsaknoi aos 17 anos venceu o prêmio de melhor lutador do ano na Tailândia. Treinou até sua aposentadoria no Por Pramuk Gym, a mesma de Buakaw.

Namsaknoi Yudthagarngamtorn

 

OS MAIORES CAMPEÕES DO ANO 2000

Saenchai PK Muaythai Gym – 15 Cinturões

Saenchai foi o melhor peso por peso do muaythai no mundo em sua época. Seu cartel conta com mais de 350 lutas e uma lista gigante de títulos conquistados. Além de ser eleito 2x o Melhor Lutador do Ano (1999 – 2008). Para conhecer melhor sua história, veja nossa matéria: Saenchai: O melhor peso por peso do mundo

Saenchai PK Muaythai Gym

 

Buakaw Banchamek – 15 Cinturões

Buakaw foi com certeza o primeiro contato de vários praticantes aqui no Brasil com o muaythai. De fato ele foi um grande lutador no K-1 World Max e tem sua vida toda contada em nossa matéria: Buakaw – Uma breve história Parte 01.

Buakaw Banchamek

 

Nong-O Gaiyanghadao – 12 Cinturões

Um dos melhores e mais técnicos lutadores de sua geração, Nong-O retornou de sua aposentadoria em 2018 assinando contrato com a ONE Championship. Atualmente é campeão mundial 66kg pelo ONE e sempre listado com um dos melhores lutadores de muaythai da era moderna. Premiado como melhor lutador do ano (2005 – 2010).

Nong-O Gaiyanghadao

 

Singdam Kiatmoo9 – 10 Cinturões

Singdam era chamado de “o leão negro” e fez parte do campo Kiatmoo9, um dos mais famosos no começo do ano 2000. Lutou contra os melhores de seu tempo como Orono, Nong-O e Jomthong. E recebeu em 2002 o prêmio de melhor lutador do ano.

Singdam Kiatmoo9

 

Anuwat Kaewsamrit – 10 Cinturões

Anuwat era chamado de “as mãos de ferro de Sião”, lutando pelo famoso campo Kaewsamrit Gym. Recebeu o prêmio de melhor lutador do ano 2003-2004.

Anuwat Kaewsamrit

 

 

Yodsanklai Fairtex – 10 Cinturões

Yodsanklai é um dos mais famosos lutadores da geração 2000 aqui no Brasil. Carismático e ótimo lutador, foi campeão da série The Contender Asia contra John Wayne Parr, além de lutar contra o brasileiro Cosmo Alexandre.

Yodsanklai Fairtex

 

jomthong chuwattana – 10 Cinturões 

Vencedor em 2006 do premio Melhor Lutador do Ano, Jomthong foi um lutador muito técnico que conquistou vários cinturões da WBC, além claro do cinturão do Lumpinee e do Rajadamnerm.

jomthong chuwattana

 

OS MELHORES LUTADORES DOS ANOS 2010

Petchboonchu FA Group – 14 cinturões  (13 cinturões são do Lumpinee e do Rajdamnerm)

O maior vencedor de cinturões de Estádio na história da Tailândia até o momento, Petchboonchu derrotou todos os lutadores da elite do esporte. Se aposentando aos 26 anos e se tornando treinador da Evolve MMA. Melhor Lutador do Ano 2013 e Melhor Lutador Lumpinee 2013/2014.

Petchboonchu FA Group

 

Sangmanee Sor Tienpo – 9 Cinturões

A criança de um milhão de dólares, assim é chamado Sangmanee. Melhor lutador do Ano 2012, em 2014 ficou conhecido o caso de envenenamento durante a luta contra Tanonchai que quase acabou com sua vida. Atualmente tem contrato assinado com o ONE Championship.

Sangmanee Sor Tienpo

 

Superlek Kiatmoo9 – 8 Cinturões

Superlek faz parte do celeiro de campeões do campo Kiatmoo9, foi eleito melhor lutador do ano 2021 na Tailândia. Atualmente possui contrato com o ONE Championship.

Superlek Kiatmoo9

 

Panpayak Jitmuangnon – 6 Cinturões

Panpayak é o único lutador na história a conseguir vencer o prêmio de Melhor Lutador do Ano na Tailândia 3 anos consecutivos (2013 – 2014 – 2015). Passou o ano de 2013 invicto no circuito mais difícil do muaythai profissional e hoje tem contrato com o ONE Championship.

Panpayak Jitmuangnon

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Use o cupom: ACERVO

Rio Elite Thai realiza segunda edição

No último dia 16 de novembro, a Comunidade da Rocinha foi o cenário da segunda edição do Rio Elite Thai, evento organizado pelo promotor Diego Bochecha. Reunindo cerca de 800 pessoas, o evento reafirmou sua posição como um dos principais palcos do Muay Thai no...

Conheça os vencedores do Attack Fight Festival 35

Neste final de semana aconteceu mais uma edição do Attack Fight Festival com duas disputas de cinturão, Veja abaixo os resultados. 1º lutas: Matheus Pinokio vence Wanderley Moraes por decisão da arbitragem 2º luta: Maria Eduarda vence Pamela Salles por decisão da...

Thai kids coroa novos campeões em sua 21ª edição

O Portuários Stadium foi palco da 21ª edição do Thai Kids, um dos eventos mais esperados do muaythai infantojuvenil nacional. Com um card de 50 lutas, o evento proporcionou ao público uma maratona de combates repletos de talento e garra, destacando jovens promessas...

Keun Khru ou Yok Khru as tradições antigas do muaythai

Até o começo do século XX para uma academia de muaythai funcionar na Tailândia, ela deveria possuir autorização da Casa Real. O que não era nada fácil. De modo geral, militares e lutadores aposentados eram os responsáveis pelas primeiras academias. Portanto para...