Muito se fala sobre campeões dentro do muaythai, donos de cinturão e seus recordes dentro do esporte. Porém até o começo do ano 2000 disputar um cinturão não era tão simples, o circuito era mais complicado e a oportunidade de disputar um cinturão de estádio demorava a chegar. Havia inúmeros fatores para tal, como bolsa do lutador, retorno financeiro para o promotor, apostas entre outras. Nesta matéria vamos falar apenas de cinturões de estádio na Tailândia, títulos mundiais oficias e eventos chancelados de muaythai.
OS MAIORES CAMPEÕES DOS ANOS 1980
chamuakpet Halapang – 9 Cinturões
Chamuakpet Hapalang é um dos grandes nomes do muaythai durante a Era de Ouro, colecionou 9 cinturões entre Lumpinee e Rajadamnerm, além de vencer o prêmio de melhor lutador do ano em 1985.
Kongtoranee Payakaroon – 6 Cinturões
Irmão mais velho da lenda do muaythai Samart, Kongtoranee em sua carreira colecionou 6 cinturões, além de vencer também o prêmio de melhor lutador do ano em 1976.
Chanchai Sor Tamrangsit – 5 Cinturões
Um dos lutadores mais técnicos de sua época, Chanchai venceu 5 cinturões entre Lumpinee e Rajadamnerm lutando contra a Elite da Era de Ouro do muaythai.
OS MAIORES CAMPÕES DOS ANOS 1990
Jomhod “King of the Ring” Kiatadisak – 7 Cinturões
Jomhod venceu seu primeiro cinturão do Lumpinee aos 18 anos de idade, e nunca perdeu. Apenas deixou vago o cinturão para subir de categoria. em 1994 venceu o cinturão do Rajadamnerm, se tornando campeão de ambos aos estádios na mesma categoria de peso.
Samkor Kiatmontep – 5 Cinturões
Conhecido como o “chute devastador de esquerda”, Samkor foi um grande lutador em seu tempo, vencendo o cinturão do Lumpinee, Rajadamnerm, campeão tailandês e campeão mundial WBC.
langsuan panyuthapum – 5 Cinturões
O “Senhor Maldade” não recebeu esse apelido por nada, Langsuan foi um ótimo muay khao, conhecido também como o “joelho majestoso”. Foi um dos poucos lutadores a vencer por KO outra lenda, Pongsiri “rambo”. Em 1987 venceu o prêmio Melhor Lutador do Ano.
Namsaknoi Yudthagarngamtorn – 5 Cinturões
Chamada de O Imperador, Namsaknoi aos 17 anos venceu o prêmio de melhor lutador do ano na Tailândia. Treinou até sua aposentadoria no Por Pramuk Gym, a mesma de Buakaw.
OS MAIORES CAMPEÕES DO ANO 2000
Saenchai PK Muaythai Gym – 15 Cinturões
Saenchai foi o melhor peso por peso do muaythai no mundo em sua época. Seu cartel conta com mais de 350 lutas e uma lista gigante de títulos conquistados. Além de ser eleito 2x o Melhor Lutador do Ano (1999 – 2008). Para conhecer melhor sua história, veja nossa matéria: Saenchai: O melhor peso por peso do mundo
Buakaw Banchamek – 15 Cinturões
Buakaw foi com certeza o primeiro contato de vários praticantes aqui no Brasil com o muaythai. De fato ele foi um grande lutador no K-1 World Max e tem sua vida toda contada em nossa matéria: Buakaw – Uma breve história Parte 01.
Nong-O Gaiyanghadao – 12 Cinturões
Um dos melhores e mais técnicos lutadores de sua geração, Nong-O retornou de sua aposentadoria em 2018 assinando contrato com a ONE Championship. Atualmente é campeão mundial 66kg pelo ONE e sempre listado com um dos melhores lutadores de muaythai da era moderna. Premiado como melhor lutador do ano (2005 – 2010).
Singdam Kiatmoo9 – 10 Cinturões
Singdam era chamado de “o leão negro” e fez parte do campo Kiatmoo9, um dos mais famosos no começo do ano 2000. Lutou contra os melhores de seu tempo como Orono, Nong-O e Jomthong. E recebeu em 2002 o prêmio de melhor lutador do ano.
Anuwat Kaewsamrit – 10 Cinturões
Anuwat era chamado de “as mãos de ferro de Sião”, lutando pelo famoso campo Kaewsamrit Gym. Recebeu o prêmio de melhor lutador do ano 2003-2004.
Yodsanklai Fairtex – 10 Cinturões
Yodsanklai é um dos mais famosos lutadores da geração 2000 aqui no Brasil. Carismático e ótimo lutador, foi campeão da série The Contender Asia contra John Wayne Parr, além de lutar contra o brasileiro Cosmo Alexandre.
jomthong chuwattana – 10 Cinturões
Vencedor em 2006 do premio Melhor Lutador do Ano, Jomthong foi um lutador muito técnico que conquistou vários cinturões da WBC, além claro do cinturão do Lumpinee e do Rajadamnerm.
OS MELHORES LUTADORES DOS ANOS 2010
Petchboonchu FA Group – 14 cinturões (13 cinturões são do Lumpinee e do Rajdamnerm)
O maior vencedor de cinturões de Estádio na história da Tailândia até o momento, Petchboonchu derrotou todos os lutadores da elite do esporte. Se aposentando aos 26 anos e se tornando treinador da Evolve MMA. Melhor Lutador do Ano 2013 e Melhor Lutador Lumpinee 2013/2014.
Sangmanee Sor Tienpo – 9 Cinturões
A criança de um milhão de dólares, assim é chamado Sangmanee. Melhor lutador do Ano 2012, em 2014 ficou conhecido o caso de envenenamento durante a luta contra Tanonchai que quase acabou com sua vida. Atualmente tem contrato assinado com o ONE Championship.
Superlek Kiatmoo9 – 8 Cinturões
Superlek faz parte do celeiro de campeões do campo Kiatmoo9, foi eleito melhor lutador do ano 2021 na Tailândia. Atualmente possui contrato com o ONE Championship.
Panpayak Jitmuangnon – 6 Cinturões
Panpayak é o único lutador na história a conseguir vencer o prêmio de Melhor Lutador do Ano na Tailândia 3 anos consecutivos (2013 – 2014 – 2015). Passou o ano de 2013 invicto no circuito mais difícil do muaythai profissional e hoje tem contrato com o ONE Championship.
- Matéria original: Siam Fight Magazine
- Tradução e adaptação: Tiago Simão