O clinch do Muaythai é uma arte, você pode ser um ótimo lutador, mas sem o clinch devidamente treinado suas chances em ser amassado serão grandes.
Em algumas academias o treino de clinch é bem valorizado, separando ao menos 40 minutos por período apenas para isso. Clinchar não é fazer força, é muita técnica, onde a força irá ajudar muito, e acredite, cansa demais trabalhar esse jogo.
Para alguns um jogo chato, para outros um jogo de estratégia, os chamados de Muay Kaos (muay-lutador / kao – joelho) buscam o tempo todo luta agarrada anulando socos, chutes e cotovelos, e aplicando joelhos causando um belo dano.
Porém para quem está começando ou até mesmo já tem experiência há alguns erros bem comuns que devem ser evitados, você confere abaixo:
Usar força para sair do clinch
Isso só irá funcionar se ambos não sabem clinchar, assim o mais forte conseguirá “quebrar” o clinch, caso contrário, se você está com alguém já experiente, tentar sair na força irá deixar você esgotado e não terá um resultado final bom (para você). Há travas e jeitos corretos de manter o clinch em “zero a zero”. Treine.
Achar que o clinch é segurar o pescoço
Esse é famoso, quem assiste MMA cansou de ver esse tipo de clinch, se segura o pescoço e tenta-se aplicar joelhadas, mas não é tão simples assim no Muaythai.
O clinch é uma luta por controle/dominância, do pescoço, do braço e da postura de seu adversário. Aqui o que vale é isso, mostre dominância, golpeie seu adversário, segurar apenas o pescoço vai lhe custar caro, confie no tio.
*É possível achar vídeos no youtube sobre o assunto.
Defesa dentro do Clinch usando os braços
Não – Faça – Isso – Nunca
Esquecer-se dos joelhos
O que pontua no clinch além da dominância são os joelhos, alias você não precisa estar em uma posição de dominância, se você consegue golpear mesmo em desvantagem, faça, isso lhe dará alguma vantagem.
Esqueça tentar derrubar seu adversário caso você esteja levando sufoco, isso aos olhos dos juízes poderá ser entendido como fuga da luta/medo da luta, nada bom para você.
Dar as costas
Lição básica do Jiu-jítsu, não dê as costas, isso é válido para o Muaythai também. Golpear as costas não é falta, mas é dever do arbitro que o atleta saia inteiro da luta. No clinch a regra é a mesma, não dê as costas.
Quedas e projeções proibidas
Sim, existem quedas e projeções proibidas no Muaythai e utiliza-las pode custar pontos. De forma geral é permitido tudo que seja aplicado na forma de um chute, ganchos e rasteiras são proibidos (Muaythai não é Judô), valido também para quedas que utilizam o quadril para projetar o adversário, é falta.