Conheça os 3 tipos de academia de muaythai na Tailândia
Treinar na Tailândia é ou deveria ser o objetivo de todo atleta – treinador de muaythai. Claro que viajar ao País de origem do esporte não irá lhe transformar em um mestre ou grão mestre (não deveria pelo menos).
Mas ter contato pessoal com a cultura e a atmosfera do local com certeza não há comparação. O ritmo de treino, a cobrança, o ambiente são muito diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil. Estive lá em 2017 e posso garantir que nada se compara a estar ao vivo dentro do Rajadamnerm ou ver lutadores como Puekon treinando na sua frente.
Porém a principal dúvida é; como eu escolho uma academia para treinar? A resposta não é simples, mas vou apontar 3 tipos de academias de muaythai que você irá encontrar na Tailândia.
- VOCÊ NÃO É BEM VINDO AQUI!
Graças a globalização da informação e claro do dinheiro esses campos são raros, porém ainda mantém uma tradição de não aceitar “gringos”, eles alegam que os estrangeiros não aguentam o ritmo de treinos e logo acabam caindo na tentação de bebida e mulheres/homens/arvores.
De certa forma eles não estão errados, a grande maioria realmente larga o treino para ir em balada, casas de massagens e praia. Estes campos estão localizados atualmente no interior do País e nas regiões de fronteira.
2. GRINGO VERY GOOD!
Nosso segundo exemplo é o total oposto do primeiro. Cada vez mais comum surgem campos de muaythai na Tailândia com foco em estrangeiros. São treinos comerciais sem foco em formar lutadores. Algumas como a AKA ou a Tiger Muaythai possuem um plantel de lutadores, mas seu foco é o lado comercial, vender roupas (caras), alimentação (caras) e aulas comerciais (caras). Não entenda mal, essas academias são muito bem estruturadas, oferecem conforto e treino, mas o foco não são lutadores.
Algumas alias usam o toque de marketing sobre “lutadores do UFC treinam aqui”, mas sabemos que não. O lutador sério faz camp de pelo menos 3 meses focado e com seus treinadores.
Mas sendo justo, alguns campos contratam ex-lutadores campeões de estádios, isso obvio atrai público. Mas para começar a entender alguma coisa de muaythai você leva ao menos 3 meses, adaptação com clima, comida e ritmo de treino. Fora isso, é apenas tirar foto para ganhar like no Instagram.
3. Treinar como um thai, lutar como um Thai
O título já diz tudo. Campos famosos aceitam estrangeiros mas os treinos são fixos, nada comercial. Você deve se adaptar ao ritmo deles. Que não é nada fácil. Sua função será treinar, comer, dormir, mesmo porque você não terá força/vontade de fazer mais nada.
Das 3 citadas a melhor opção é essa, treinar em um campo bom com treino sério, nada de “very good” para seus chutes errados, ou socos tortos. Você vai treinar 6 horas por dia até se arrepender dessa decisão.
Quer conhecer uma lista de campos bem completa? Campos de Muaythai na Tailândia
Quer saber quais são as melhores academias na Tailândia? As 50 melhores academias na Tailândia