O banquete dos deuses terminou e todos os convidados se separaram. O deus Pra Isuan (Shiva), anfitrião do banquete, notou uma fera com olhos vermelhos como o sol ainda esperando ao seu lado, esperando que Pra Isuan saísse primeiro. Pra Isuan, impressionado pela lealdade e boas maneiras da fera, concedeu um desejo à fera.
A fera aproveitou a chance e pediu a propriedade de aprox. 160 quilômetros quadrados de área de selva onde, se qualquer forma de vida invadisse, ela (a besta) teria o direito de comer o invasor. Pra Isuan percebeu que isso significava problemas, mas como um deus, ele não teve escolha senão honrar sua palavra.
O tempo passou e a fera desfrutou imensamente de sua nova paixão. Ele atraiu através de feitiços mágicos, humanos e até outras bestas para seu território e não perdeu tempo em reivindicar seu direito de comer vítimas indefesas. Pra Isuan, após ter pedido ajuda, enviou Pra Narai (Rama avatar de Vishnu) para consertar a situação.
Disfarçado de jovem Brahm (sacerdote hindu), Pra Narai pisou no território da besta e fingiu estar apavorado ao ver a besta, que, não sentindo a força poderosa dentro do jovem Brahm, se preparou para saborear sua refeição. O jovem Brahm disse à fera:
“Por favor, senhor, eu não tinha ideia de que este era o seu território. Vim apenas para realizar uma prática cerimonial hindu comum, que consiste em caminhar 3 passos enquanto canto. Sei que vou morrer, mas se assim for, posso realizar a cerimônia para que eu possa morrer como um hindu orgulhoso?”
A Besta, não sabendo que estava sendo armada, e muito ansiosa por sua refeição, apressou o jovem Brahm para acabar com isso. O jovem Brahm realizou sua cerimônia – mas em vez do ritual humano-hindu que ele afirmava, foi na verdade um feitiço dos deuses que aumentou seu tamanho gigantescamente e em 3 grandes passos, Pra Narai caminhou cobrindo todos os 100 metros quadrados. . milhas assustando a fera Ao tentar fugir e se esconder, a fera foi esmagada.
É dessa lenda que o Muay Thai deriva seu nome por seu sistema único de footwork – do qual se pode ir em todas as direções com segurança, sem ter que temer quaisquer ataques. Seja um lutador habilidoso ou não. pode-se julgar claramente pelo seu Yang Sam Khum.
Essa performance ficou famosa graças aos professores de muay chaiya, principalmente o grão-mestre Khet Sriaphaia. Que passou a diante tanto a lenda como o forma de se executar.
Fonte:
- Kru Pool – ASST. Grand master Muay Boran Khan 15. Kru Muay Chaiya (Web Site Oficial)
- Thailand Fondation –Web site Oficial