O samurai de Ayutthaya é um ótimo filme de ação que conta a história de Yamada, um japonês que viaja para a Tailândia e cai em uma armadilha politica, após quase morrer se une aos tailandeses para lutar contra a Birmânia. O período se passa no reinado de Naresuan o Príncipe Negro, um dos maiores heróis de guerra na Tailândia.
No elenco do filme você tem figuras famosas como Buakaw Banchamek, Saenchai PK, Yodsanklai Fairtex e Anuwat. Caso ainda não tenha assistindo, abaixo ele está completo e legendado em PT-BR.
NINJAS SAMURAIS E MUAYTHAI
De fato Yamada existiu e participou de batalhas contra a Birmânia, além de governar uma vila de japoneses na capital do Reino de Sião. Yamada nascido no Japão em 1590 (10 anos antes da unificação do País por Tokugawa), se tornou um mercador em navios japoneses, e aportou na capital do Reino de Sião em 1612.
Histórias contam que Yamada era um pirata que atacava navios, roubava seus tesouros e escondia-os em locais como Jakarta e Austrália. Porém é improvável que seja verdadeiro tais relatos. O que é fato é que Samurais eram muito valorizados na Tailândia, possuindo cargos importantes e sendo muito bem remunerados.
Havia próxima a capital tailandesa uma vila chamada Ban Yipun , habitada apenas por japoneses e chefiada por um japonês reconhecido pelo governo de Ayutthaya. Sua população de cerca de mil pessoas eram de mercadores, ronis (samurais sem mestres) e cristãos convertidos (havia uma proibição do cristianismo no Japão).
Além do artesanato e mercadorias vindas do Japão, havia o comércio de espadas japonesas na Tailândia, alias, eram muito apreciadas por sua beleza e qualidade de corte. Há registros da participação de samurais nas guerras birmanesas, além da ajuda no treinamento militar dos tailandeses.
Em 1617 Yamada se torna chefe da vila japonesas em Ayutthaya, ganhando muito respeito da Corte de Sião. Em 1630 Yamada faleceu em decorrência de ferimentos em batalha e uma suposta tentativa de envenenamento. Naquele momento ocorre um golpe contra o Rei, sendo assim Prasat Thong assume o controle da capital e lidera 4 mil homens contra a vila japonesa.
Boa parte da população conseguiu fugir para o Camboja. Em 1634 o Xogum (Líder militar supremo do Japão) é informado dos fatos e ordena que as negociações comerciais com Sião fossem proibidas. Nesse mesmo período cerca de 300 japoneses retornam a capital tailandesa para reestabelecer a vila japonesa. Atualmente é possível visitar as ruinas do vilarejo em Ayutthaya e conhecer a estátua de Yamada vestido com o uniforme thai.