Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

O Hall da Fama do Muaythai na Tailândia possui apenas três nomes

Conheça os maiores lutadores da história moderna do muaythai segundo votação na Tailândia

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 11/02/2025

Em 2014 a MUAY SIAM, revista mais respeitada sobre o muaythai na Tailândia fez uma eleição para definir o Hall da Fama do muaythai dentro do País. Além de jornalistas especialista na área, lutadores, promotores e pessoas envolvidas com o muaythai fizeram parte dessa votação. E três foram os eleitos. POOT LORLEK – WICHANNOI – POD PAD NOI.

Wichannoi Porntawee – O Imortal

Nascido em 1948 na província de Pathum Thani , Tailândia . Em 1961 depois que ele e sua família se mudaram para a província de Nonthaburi, começou a lutar muaythai, e após 10 lutas vencidas consecutivas, seu nome já era citada como uma estrela em ascensão. Wichannoi chamaria a atenção de Boonyiam Sophon, que estava abrindo a academia Porntawee na província de Buriram . Embora o grande ginásio Porntawee fosse frequentado principalmente por lutadores de ponta de sua província local, o primeiro lutador a tornar o ginásio famoso foi Wichannoi.

Se tornou um lutador fantástico, muito inteligente, e sua técnica foi inclusive foi copiada por Samart Payakaroon no futuro. Foi campeão do Estádio Rajadamnern contra Saifah Saengmorakot e defendeu seu título cinco vezes ao longo de quatro anos, vencendo os maiores lutadores do seu tempo.  Em 1973, o domínio de Wichannoi atingiu um ponto em que ele ficou sem oponentes na categoria de peso, então ele começou a aceitar lutas até 10kg acima do seu peso, para que pudesse ter a chance de receber confrontos mais uma vez. E mesmo assim venceu todos os desafiantes.

Em 1975, a luta de Wichannoi contra Poot Lorlek se tornou a primeira na história do Muay Thai a atingir  ฿1.000.000 (um milhão de bahts, equivalente a ฿5.320.535 atualmente. Poot venceu a luta e ela foi nomeada a Luta do Ano. De 1976 a 1980, além de suas rivalidades icônicas contra Nongkhai Sor.Prapatsorn e Narongnoi Kiatbandit , Wichannoi foi igualado um total de 6 vezes contra os gigantes Posai Sitiboonlert e Dieselnoi Chor.Thanasukarn . Suas rivalidades contra os dois foram consideradas as maiores de sua carreira e entre as maiores da década, com Wichannoi vencendo 5 de suas 6 lutas contra eles. Wichannoi foi a primeira pessoa a derrotar Dieselnoi desde que Dieselnoi começou a lutar em Bangkok, além de ser o único lutador a derrotá-lo mais de uma vez.

Em 14 de agosto de 1981, ele anunciou em lágrimas sua aposentadoria do esporte em uma cerimônia formal no Estádio Rajadamnern, fazendo com que um local normalmente movimentado ficasse em silêncio. Após sua aposentadoria, ele se tornou um corretor imobiliário e um empresário de sucesso, Wichannoi continuou a se envolver com Muay Thai como treinador no Petchyindee Gym por vários anos e patrocinou lutadores que incluiriam “Wichannoi Store” em seus nomes de ringue em referência à sua loja.

Em 31 de janeiro de 2022 no Hospital Paolo no distrito de Phaya Thai , Bangkok, o imortal fez sua pasagem, sua morte foi causada por complicações de insuficiência renal aos 74 anos. Sua cerimônia fúnebre realizada no Templo Bang Phraek Nuea teve vários atendentes, incluindo vários yodmuay, como Samart Payakaroon e Samson Isaan , bem como os ex-rivais Dieselnoi Chor.Thanasukarn e Pudpadnoi Worawut.

Cinturões e Prêmios

  • Lumpinee Stadium
    • 1967-1968 Lumpinee Stadium Flyweight (112 lbs) Champion (1 defense)
  • Rajadamnern Stadium
    • 1968-1969 Rajadamnern Stadium Flyweight (112 lbs) Champion (1 defense)
    • 1974-1978 Rajadamnern Stadium Super Featherweight (130 lbs) Champion (5 defenses)
  • Awards
    • 1975 Fight of the Year (vs Poot Lorlek on June 19)
    • 1980 Fight of the Year (vs Dieselnoi Chor.Thanasukarn on January 22)
    • 2014 Siam Sport Hall of Fame (Muay Thai)
    • 1977 Yodmuaythai (Best of Muay Thai) trophy (vs Narongnoi Kiatbandit on December 8)
    • 1978 Yodmuaythai trophy (vs Dieselnoi Chor.Thanasukarn on October 12)

 

POOT LORLEK – O ANJO BOXEADOR

Poot Lorlek começou a treinar muaythai muito tarde para os padrões tailandeses, aos 15 anos. Mas logo se tornou um grande talento, após 10 lutas sendo 10 vitórias, se mudou para Bangkok. Sua estréia foi em 1969 no Estádio Lumpinee. Até que em 1971 aos 19 anos ele se torna campeão do Lumpinee na categoria 122 lbs.

Nos anos 1970 Wichannoi enfrentou Poot por 3 vezes, vencendo-o em duas ocasiões. Para a terceira luta em 1975 no Estádio Lumpinee, a bolsa era grande (80.000 Baht) e o portão estava lotado de apostadores. Poot venceu, e a luta foi eleita a melhor luta do ano na Tailândia.

Outro grane oponente foi Saensak Muangsurin. Mais conhecido no ringue como “Devil’s Shadow”, Saensak era um temível muay mahd de destaque que se tornou o campeão de boxe leve da WBC. Poot o encontrou em quatro ocasiões, vencendo-o três vezes e perdendo apenas uma. Com a ausência de desafiantes significativos no cenário do Muay Thai e testando sua habilidade contra o muay mahd mais forte da Tailândia, Poot fez uma mudança na carreira para o boxe ocidental. Ele fez sua estreia como lutador de dois duques em 1975 e teve oito vitórias na divisão leve, incluindo três por nocaute, ele foi campeão tailandês dos leves em 1975 e ficou entre os 10 melhores na divisão dos médios júnior pela WBA .

Poot Lorlek pendurou as luvas em 1977. Ele se aposentou no campo para se tornar um fazendeiro em uma plantação de borracha e se envolveu na lucrativa promoção de rinhas de galo. Poot Lorlek deixou esse plano em 2020 aos 68 anos devido a problemas cardíacos.

Cinturões e Prêmios

Muay Thai

  • Lumpinee Stadium
    • 1971 Lumpinee Stadium Super Bantamweight (122 lbs) Champion

Boxing

  • Professional Boxing Association of Thailand (PAT)
    • 1975 Thailand Lightweight (135 lbs) Champion

Awards

  • 1975 Fight of the Year (vs Vicharnnoi Porntawee)
  • 2014 Siam Sport Awards Hall of Fame (Muay Thai)
  • Muay Siam Magazine Fighter of the Century

 

POD PAD NOI WORAWUT – A PERNA DE OURO

Pod começou no muaythai aos 14 anos, seus pais não o deixaram praticar Muay Thai em tempo integral antes de se formar no ensino médio, o que ele fez em 1969. Durante esse período, Pudpanoi competiu em Isan mais de 60 vezes e ficou invicto. Mudou-se para Bangkok aos 18 anos, onde fez sua estreia no Estádio Lumpinee com vitória por KO.

Durante seus dois primeiros anos em Bangkok, Pudpadnoi venceu 17 de 19 lutas, recebendo o apelido de perna de ouro, já que seus chutes era muito fortes. Pudpadnoi foi um dos lutadores mais dominantes do Muay Thai entre 1970 e 1976, ganhando três títulos do Estádio Lumpinee . Ele detém vitórias sobre alguns dos lutadores mais notáveis ​​de sua época, como Wichannoi, Apidjet (considerado o lutador do século), e  Sirimongkol Luksiripat, chamado de executor. Ele se aposentou em 1979, viajou a França para ser treinador, e em 2003 retorna a Tailândia, atualmente ele é treinador e faz participações em eventos.

 

  • Lumpinee Stadium
    • 1971 Lumpinee Stadium Flyweight (112 lbs) Champion
    • 1971 Lumpinee Stadium Super Bantamweight (122 lbs) Champion
    • 1973 Lumpinee Stadium Super Featherweight (130 lbs) Champion
  • Rajadamnern Stadium
    • 1969 Rajadamnern Stadium 108 lbs Tournament Winner

Awards

  • 1975 King’s Fighter of the Year
  • 1975 Prime Minister Award
  • 1984 Rajadamnern Stadium Hall of Fame
  • 2014 Siam Kela Hall of Fame (Muay Thai)

 

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Use o cupom: ACERVO

Conheça a Galeria de Exposição no Muaythai Festival 2025

O vídeo apresenta a Galeria de Exposição do Muaythai Festival 2025, destacando a cultura e a tradição do Muay Thai no Siam Paragon, Tailândia. Highlights Ambiente Cultural: A galeria exibe a rica herança cultural do Muay Thai, atraindo amantes da arte marcial....

A Liga Feminina de Muaythai completa 1 ano de vida

A Liga Feminina de Muaythai celebra seu primeiro ano de existência, marcando um período de crescimento e impacto dentro e fora do ringue. Criada por Marina Veríssimo, Tainã Ursa, Bruna Ramires, Luara Marciano, Ana Proost e Paula Japa, a iniciativa começou com um...

muaythai festival

Siam Paragon anuncia o Muaythai World Festival

O Siam Paragon, um dos maiores e mais prestigiados centros comerciais de Bangkok, anunciou a realização do Muaythai World Festival, um evento grandioso que promete reunir o melhor do Muaythai em um espetáculo sem precedentes. O festival acontecerá entre os dias 5 e...