O esporte mais popular na Tailândia
Se você achou que fosse o Muaythai, errou. Durante a década de 1970 – 1980 o Muaythai era com certeza o esporte com mais público presente, além de transmissões ao vivo pela TV. Mas essa história mudou.
Vale lembrar que alguns dos critérios de popularidade são: a busca pela prática recreativa do esporte, consumo ecônomico relacionado, tempo de transmissão em TV entre outros.
Atualmente o esporte favorito do povo tailandês é o futebol, ou o Soccer como é conhecido lá fora. Principalmente os campeonatos europeus e claro, a champions league. Ele teve sua popularidade iniciada no reinado de Rama V (1909) quando uma associação esportiva para o futebol foi criada. Desde 1914 livros foram escritos sobre a história do futebol no mundo e suas competições.
Durante o reinado de Rama VI uma nova fase se inicia dentro do futebol. É criado “O Siam Football Club”, e a primeira competição oficial com regras fixas foi em novembro de 1915. Em 23 de junho de 1925, o rei Rama VI ordenou que a “Liga de Futebol Siamês” se inscrevesse para ingressar na Federação Internacional de Futebol ou FIFA a convite do então presidente francês da FIFA, Julimet.
Este é o primeiro país da Ásia a aderir à Organização Mundial de Futebol e o 37º lugar no mundo. Atualmente a Tailândia tem sediado diversos eventos ligados ao futebol como;
- Copa da Ásia – sediada duas vezes – 1972, 2007 (co-anfitrião)
- Futebol Juvenil Asiático – sediado 10 vezes – 9 vezes em Bangkok e 1 em Chiang Mai – 1961, 1962, 1967, 1969, 1972, 1974, 1976, 1980, 1982, 1998 (Chiang Mai)
- Copa do Mundo Feminina Juvenil – 1 vez anfitriã – 2004
- Futebol Asiático Feminino – duas vezes anfitriãs – 1983, 2003
- Mundial de Futsal em 2012
Em 2017, a receita total dos times de futebol da Liga Tailandesa foi de aproximadamente 3 bilhões de baht, um aumento em relação ao ano de 2014 em aproximadamente 1,9 bilhão de baht, ou um crescimento médio de 16,5% ao ano. Em 2018 o crescimento da audiência cresceu para 10,96 milhões de telespectadores.
E não se engane, altas apostas são realizadas durante os jogos, seja os locais ou os europeus. Durante a Copa do Mundo em 2010, houve uma audiência de aproximadamente 7,9 milhões de pessoas na Tailândia.
Durante todo o ano, os campeonatos europeus de primeira divisão, principalmente o campeonato inglês, são transmitidos pela TV Thais. Os tailandeses acompanham com fervor os grandes eventos do futebol como a copa da Europa e claro o mundial.
Os times de futebol estrangeiros mais apreciados são os ingleses, os tailandeses adoram os clubes famosos do campeonato inglês como Arsenal, Aston Villa, Chelsea, Liverpool e Manchester United.
Mas eles conhecem muito também os grandes clubes europeus que são o Real Madrid, FC Barcelona, Juventus de Torino, Inter de Milão, Bayern de Munique e Paris PSG.
Os lutadores que são atletas talentosos são quase todos fãs de futebol, e cada um tem um time favorito, que geralmente é um time de sua região natal. Mas também acompanham com interesse os times estrangeiros, são verdadeiros torcedores de futebol, fascinados, até vestirem a camisa do ídolo do time.
Futebol e Muaythai
A cidade de Buriram investiu milhões de bahts na construção de um magnífico estádio de futebol. Atualmente é um dos maiores e mais belos da Tailândia. E o time local, o Buriram United F.C., Tornou-se o clube mais conceituado do país, que integra em sua equipe vários jogadores estrangeiros. Em 2011, o Buriram United F.C venceu tudo ao conquistar a Thai Premier League, a Thai FA Cup e a Thai League Cup, em 2013, novamente a Thai Premier League, a Thai FA Cup e a Toyota League Cup, um recorde.
Vários grandes campeões de Muaythai até começaram a jogar futebol antes de se tornarem lutadores, é o caso, por exemplo, do astro Saenchai PK Muaythai Gym. Depois do Muaythai, outra paixão de Saenchai é o futebol. Quando era criança, antes de se tornar lutador, o melhor peso-por-peso era um excelente jogador de futebol.
Hoje, ele continua a jogar futebol com frequência e já quase encerrou sua carreira de lutador para jogar em um time de futebol profissional da Thai Premier League, o time do Muanthong United situado na província de Nonthaburi.
Os campeões de Muaythai são há muito tempo adeptos do futebol nas horas vagas. Já, na década de 90, eram frequentes os jogos de futebol organizados entre equipes compostas por boxeadores para jogos amistosos.
Em 2013 o campeão Sudsakorn Sor Klinmee (esquerda da foto) foi convidado a integrar a equipe de futebol do clube Pattaya United. Já Eksarapong (direita da foto) largou sua carreria no muaythai 31L – 21V para seguir carreira no futebol.
Nem tudo é Futebol ou Muaythai
Na Tailândia atualmente diversos esportes são famosos, o Muaythai em si perdeu um pouco de sua popularidade e hoje se tornou uma carreira/profissão para crianças de origem mais humilde, dando espaço para o futebol ter preferência pelos tailandeses.
Porém, há outros esportes bem populares no país como; Badminton, Golf, Tênis, Levantamento de peso, Sepak Takraw e Ciclismo.
A briga pela transmissão de futebol
A transmissão por jogos de futebol na Tailândia cada vez mais vem ganhando competidores. A TrueVisions durante bom tempo foi uma empresa que dominou o mercado, ao analisar suas receitas com relação ao conteúdo de transmissão de jogos de futebol é nítido o quão lucrativo é o esporte no país.
Por isso empresas como OTT e provedoras de streamings entraram na corrida. Mesmo com declínio contínuo a cada trimestre no ano de 2018, os números da TrueVisions são bastante rentáveis. Veja:
- Trimestre 01/18 3.105 milhões de baht
- Trimestre 02/18 3.525 milhões de baht
- Trimestre 03/18 3.482 milhões de baht
- Trimestre 04/18 3.143 milhões de baht
- Trimestre 01/19 2.948 milhões de baht
Além disso, segundo a Kasikorn Research Center em 2016 o mercado de futebol na Tailândia colocou em circulação mais de 12 milhões de bahts no país. E seu papel econômico vem em crescente desde o final de 2015.
Curtiu essa informação? Compartilhe com seus amigos.
Não esqueça de acompanhar o Acervo Thai no Instagram.
Para a construção dessa publicação consultamos as seguintes fontes:
– Departamento de educação física da Tailândia
– Ministério do turismo e esporte da Tailândia
– Associação de Futebol da Tailândia
– Kasikorn Research Center
– Marketeer Academy
– MM Boston
– Suwitthepsut Content
– Thansettakij Business
– SiamFight Magazine