Vamos debater sobre a maior polêmicas dos últimos anos no Brasil. Afinal, o muaythai é uma arte marcial ou um esporte de ringue? E o que difere um do outro? A discussão não é simples e envolve um entendimento grande a respeito da história do muaythai.
Portando minha função será apresentar informações históricas para você chegar a conclusão necessária, ok? Lembro apenas que será um recorte, um breve resumo. Então vamos lá.
- A Fundação de um Reino
O chamado Reino de Sião (atual Tailândia) nasceu da fuga de camponeses do império Khmer (atual Camboja) entre outros povos como birmaneses (Império Pagan) e chineses (Dinastina Yuan). Os impérios estavam decaindo após inúmeras guerras internas pelo poder, com esse declínio houve um êxodo para outras regiões. Este período é conhecido como Período Sukhothai. Por se tratar de um terreno fértil para a agricultura, outras províncias prosperaram, ao mesmo tempo em que o império perdia seu poder.
Em linhas temporal estamos falando de 1238 – 1438, este é o período que a cidade de Sukhothai floresceu. repare que não estamos falando de arte marcial ainda, apenas da construção de uma cidade independente. Importante ressaltar que o termo “Reino de Sião” foi um título atribuído por portugueses*.
Após o declínio de Sukhothai outra cidade – estado surgiu com poderes e influências maiores, seu nome: Ayutthaya ou em tradução livre A Cidade Sagrada.
Isso já estamos no ano 1350. Neste período surge o primeiro termo que definia uma arte marcial conhecida como: Chupassart. Um compilado militar que cobria técnicas armadas e desarmadas.
Durante boa parte de sua história o Reino de Sião sofreu tentativas de invasões de seus vizinhos; Camboja e Birmânia. Até que em 1564 a capital caiu após invasão da Birmânia, tornando-os vassalos do império birmanes. Tudo isso iria mudar com o surgimento do Príncipe Negro.
Arte Marcial – Vingança e um novo Reino
Com apenas 16 anos, o príncipe siamês (thai) Narasuen organiza um levante militar contra a Birmânia e após 09 anos de guerra, a Birmânia é derrotada. Para prevenir retaliações do vizinho derrotado o príncipe negro exige que todos fossem ensinados a lutar. Crianças, mulheres e idosos deveriam saber lutar com armas e desarmados. Estava estabelecido uma cultura de guerra (marcial). Além disso Narasuen possuia a seu lado uma tropa de elite com os melhores lutadores do Reino.
Durante o período de Ayutthaya como capital do Reino de Sião a cultura marcial se espalhou. Sendo assim as províncias do reino desenvolveram sistemas próprios de combate. Nesta época a luta era chamada de “muay” e cada região batizava seu “estilo”. Sendo assim a região de Chaiya tinha o seu “muay chaiya” e assim por diante.
Neste período estamos falando de arte marcial, onde não haviam regras, nem peso, nem round, nem nada. As lutas eram organizadas em eventos e feiras. Apenas o kard chuek nas mãos (tiras de algodão ou cânhamo), uma lasca de coco nas genitais e um quadrado desenhado no chão. Com o passar do tempo alguns estilos se tornaram mais populares e eficientes que outros. Mas isso é assunto para outra matéria.
1929 E O FIM DE UMA ERA
Em 1909 o Rei Rama V organiza um evento para o funeral de seu filho Uruphong Ratchasomphot, premiando três dos melhores lutadores do país. Os três representantes eram das províncias de Lopburi, Korat e Chaiya. Os três estilos se tornaram oficiais do Reino, e passaram a ser ensinados na academia militar e nas escolas.
Porém em 1929 em uma apresentação organizada na capital Bangkok para estrangeiros, ocorre uma morte. Este fato deixou os estrangeiros em choque devido ao ato “selvagem” de matar alguém em uma “competição”.
Tal fato fez com que o Rei organiza-se um ato para reestruturar o “muay”. O departamento de esportes da Tailândia com base no boxe ocidental formulou a base de regras que foi aprovada (Sobre o Boxe ser a influência direta, falarei melhor em outra matéria).
O primeiro local a utilizar as regras foi o Estádio Rajadamnerm em 1945. A partir deste ponto a Arte Marcial se torna um esporte de ringue com regras e fiscalizado pelo exercito tailandês. Parte dos lucros do estádio são usados para financiar as forças armadas.
A casa real até então controlava os campos que poderiam ensinar o “muay”, porém após a criação de regras e de estádios fixos, essa autorização caiu e novos campos começaram a surgir.
O termo “muay-thai” foi cunhado em 1913 para diferenciar a luta de outras lutas. Já que o boxe ocidental era chamado de “muay sakoorn”. E para preservar toda a cultura em torno do muaythai o estado tailandês criou o termo “Muay boran” ou seja o “muay antigo”. Por fim cria-se a divisão de arte marcial – muay boran e muaythai – esporte de ringue. Ambos estão intimamente ligados, mas seu propósito final é diferente.
Referências:
-
Muaythai Nacional Symbol - Peter Vail (2007)
-
A History of Thailand - Chris Baker, Pasuk Phongpaichit (2rd Edition 2005, Cambridge University Press)