O caso recente envolvendo o Samui International Boxing Stadium, localizado no distrito de Koh Samui, província de Surat Thani, expôs uma falha presente em eventos dentro e fora da Tailândia.
No último dia 28 de março de 2025, o lutador britânico Joseph Intai Rinmota faleceu durante uma competição de Muaythai em uma das áreas mais populares para estrangeiros iniciarem suas carreiras na Tailândia. É muito comum que estrangeiros iniciem suas carreiras no país por meio de estádios locais, com pagamento de bolsas menores e menos visibilidade, tendo como foco absorver experiência e maturidade para chegar a grandes palcos.
Foi constatado que o estádio estava devidamente autorizado, conforme estabelecido pela Lei de Esportes de Boxe da Tailândia (B.E. 2542 – 1999), sob a responsabilidade do Sr. Chatchawan Jintranant, administrador do estádio.
No entanto, a investigação revelou que, durante a competição, não havia veículo de transporte para atendimento de emergência, o que configura uma violação do regulamento da Comissão de Esportes de Boxe sobre segurança para atletas (B.E. 2543 – 2000), especificamente a Seção 3, que exige:
-
A obrigatoriedade de disponibilizar veículos de transporte de emergência para os atletas feridos;
-
Esses veículos devem estar prontos e disponíveis no local pelo menos 30 minutos antes do início da competição e permanecer até, no mínimo, 30 minutos após o término da última luta.
Em virtude da violação, o administrador do estádio teve sua licença suspensa temporariamente por um período de um mês, sendo obrigado a cumprir estritamente as disposições estabelecidas no Artigo 39, parágrafos 2 e 3 da Lei de Esportes de Boxe.
Uma ambulância privada na Tailândia custa geralmente entre 5.000 e 15.000 baht, o que equivale a algo entre R$ 862,00 e R$ 2.520,00, dependendo da distância ou tempo de evento, além do nível de atendimento (suporte básico ou avançado). O Acervo Thai, ao checar os valores dos ingressos do estádio, constatou que os ingressos custam ฿1.500 para cadeiras simples, área próxima ao ringue de ฿2.000, e a área VIP de ฿2.500 a ฿3.000. Ou seja, estamos falando de três a cinco ingressos vendidos na área VIP para cobrir os custos com algo extremamente essencial para uma luta de Muaythai.
O Sr. Nattapon Antarasena, Diretor do Escritório da Comissão de Esportes de Boxe, expressou suas condolências pelo falecimento do lutador britânico e reafirmou que as autoridades ainda aguardam a confirmação oficial do laudo médico para determinar a causa exata do falecimento.
O episódio reacende um alerta sobre os cuidados básicos para a promoção de eventos de Muaythai, mostrando que até a própria origem da modalidade pode falhar. Após o ocorrido, a Comissão de Esportes de Boxe se reuniu para discutir medidas de segurança no Muaythai. Confira essa publicação clicando aqui.