Há muito tempo cogitamos essa possibilidade, um cinturão 63,5kg (140lbs) para ser disputado por atletas aqui do Nordeste. Quando questionamos treinadores e professores sobre os possíveis nomes, tudo caminhava para que a disputa se desse através de um GP, porém, com o passar dos anos, a quantidade de atletas ativos na categoria foi diminuindo, isso falando da classe A (profissional).
Em 2017, na ocasião do GP Golden Talents edição NE, que aconteceu no Camará Stadium em Camaragibe/PE, assistimos uma luta casada do atleta Weverton Ribeiro, da equipe Thamir Pereira Team de Maceió/AL. Nos anos seguintes, ele continuou rodando o Nordeste, lutando em eventos na Paraíba, Sergipe e no seu estado Alagoas, vencendo os principais nomes do circuito, o atleta está invicto e somando 14 vitórias consecutivas. Weverton foi o nosso primeiro nome escolhido para a disputa do cinturão.
O segundo nome escolhido foi o atleta Neimar Almeida, da Strike Team, de Teixeira de Freitas/BA. O atleta baiano começou sua carreira no circuito do Espírito Santo, onde sagrou-se campeão estadual e posteriormente nacional pela CBMB. Também participou de seletivas de Kickboxing, Ichiban em São Paulo e CBKB no Distrito Federal. Em 2021, veio a oportunidade de participar do War, um dos maiores eventos de Muaythai do Brasil, onde lutou 6 vezes, sua última luta no evento, foi uma disputa do cinturão 63,5kg (140lbs) contra o atleta João Diego da Team Brave, terminando em empate o combate.
Dois atletas de diferentes escolas, mas que tem uma marca registrada em comum, o profissionalismo de seus treinadores, Thamir Pereira treinador do Weverton e Pedro Macieira treinador do Neimar.
Com os nomes dos atletas em vista, precisaríamos de um evento que quisesse patrocinar a luta, assim, lançamos a proposta para Gilvan Smolder, promotor do Barra Fight, que ocorre na cidade de Barra dos Coqueiros/SE. Prontamente, Gilvan abraçou a ideia e lançou a disputa do cinturão no card de seu evento.
O Barra Fight tem a principal característica de montar um card com atletas de diversos estados do Nordeste, não será diferente na próxima edição, com atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
O nosso objetivo é promover eventos de Muaythai, respeitando sua forma original, tradições e características, assim fazemos desde o início.
Aguardamos com expectativa esse grande dia.
Barra Fight Muaythai – 2ª Edição.
Barra dos Coqueiros/SE.
Data: 20/08/2022
Local: Quadra Poliesportiva João Cruz.
Instagram do evento: @barra_fightmuaythai
Vladimir Alves – Liga Nordeste de Muaythai.