Yodtong Siriwalak nasceu em 28 de agosto de 1937, é considerado um dos maiores treinadores de muaythai de todos os tempos. Fundador do campo de muaythai Sityodtong localizado em Pattaya (Tailândia). Famoso desde sua fundação por criar campeões muito técnicos, que superavam a força, isso em plena Era de Ouro do esporte (1970-1997).
Com essa filosofia da técnica superar a força, o campo produziu cerca de 30 campeões do estádio Lumpinee e um total de 57 campeões de Muaythai. Nunca até hoje um campo produziu tantos campeões dessa forma.
Começou a lutar com 14 anos e parou aos 21, se dedicou a ensinar outros e lutava apenas quando a bolsa era realmente boa. Teve no total 59 lutas profissionais na carreira e se tornou treinador quando fundou seu próprio campo em 1959.
Alguns lutadores famosos como; Samart Payakaroon, Kongtoranee Payakaroon, Nuengpichit Sityodtong, Detpitak Sityodtong, Chartchai Sityodtong, Yoddecha Sityodtong e Daotong Sityodtong, além de Ramon Dekkers e Rob Kaman também treinaram por lá.
Uma curiosidade é que Ramon Dekkers nunca ficou em um campo tailandês treinando, sua única passagem foi no Sityodtong a convite de Rob Kaman, mas sua estadia não chegou a um mês.
Seu prestígio era tanto que em 1991 o Sr. Yodtong recebeu o prêmio de Melhor Treinador da Tailândia concebido pela Família Real. Esse não é o prêmio entregue pelas comissões atuais que julgam os melhores lutadores do ano, mas sim um reconhecimento especial por todo o trabalho realizado em prol do esporte.
Em 2005 ganhou um prêmio de 2 milhões de dólares na loteria, e usou boa parte do prêmio para cuidar das crianças de seu campo e seu atletas. O restante doou para a caridade e pessoas que mandavam cartas a ele pedindo ajuda.
Em Fevereiro de 2013 aos 75 anos, o Sr. Yodtong deixou esse mundo, mas até hoje é uma grande inspiração para todo treinador e lutador de Muaythai que almeja chegar a algum lugar.
O LEGADO DA SITYODTONG
Talvez você não conheça o nome Chatri Sityodtong, mas deve conhecer sua empresa a ONE CHAMPIONSHIP, além de ser o proprietário da Evolve MMA, rede de academias que hoje conta com vários ex-campeões de muaythai como professores.
Filho de japonês com uma tailandesa, iniciou no muaythai ainda criança no campo Sityodtong, sua última luta foi em 2008 quando foi certificado como treinador pelo próprio Yodtong Senanan. E pouco antes de sua morte, Yodtong concedeu a Chatri a benção para preservar todo o legado construído pelo campo. Apenas 4 pessoas no mundo possuem esta autorização.