O Sarama é a música tradicional tocada nos estádios de muaythai na Tailândia no período anterior a luta, já durante a luta o acompanhamento musical é chamado de Phleng Pi Muay. O AJT (Arena JavierThai) vem se destacando no cenário brasileiro das lutas como o melhor e mais tradicional do Centro-Oeste.
A cada edição a organização tenta cada vez mais se aproximar da essência original do esporte. Inspirando-se nos grandes como RAJA e Lumpinee e com o formato de estúdio como o Channel7.
Nesta quinta edição o destaque ficou por conta de uma banda ao vivo tocando a tradicional SARAMA e envolveu o publico e os lutadores presentes trazendo uma imersão ainda mais original ao muaythai, entendeu-se o porque do ritmo durante as lutas, o frenesi da percussão, o transe da sineta e a inconfundível sinfonia da PeeJava.
Javier, o promotor buscou na Tailândia o instrumento principal, Pee java e com conhecimento básico em flauta conseguiu praticar em poucos meses o ritmo do RamMuay e dos YokTai (rounds), juntou dois alunos (Maísa e Gabriel) que são estudantes e admiradores da cultura thai e pronto! Formou-se a banda.
“Não foi fácil encontrar o instrumento, em minha passagem por lá até cheguei a encomendar com um luthier em ChiangMai, mas não me entregaram antes da minha volta. Busque então por interntet com já tinha os termos em tailandês para pesquisa, por coincidência encontrei o próprio Luthier que havia confeccionado a flauta e me enviou por DHL”
A PeeJava é feita de fibras de bambu com acabamento em latão polido para a boca. E o que dá o som são as mini palhetas em folhas de milho feitas a mão. Registrando aqui a 1ªvez que foi executada a Sarama ao vivo num campeonato de MuayThai no Brasil.
Você pode conferir o evento completo no link abaixo: