Estudar Muaythai Online é válido ou não?
Estudar muaythai é fundamental, isso não será questionado, mas seus meios sim. Vamos questionar se estudar muaythai online faz sentido. Atualmente vivemos uma era de muita informação, porém infelizmente boa parte disso não tem valor educativo algum.
Temos duas vertentes atuais, o Muaythai Profissional e o Muay Boran. Sendo assim o foco dessa matéria será o lado profissional. Não vou entrar no assunto Boran por se tratar de algo complexo e pouco fiscalizado no Brasil.
Mas afinal, estudar Mauythai Online é válido? A melhor resposta será: Depende. Vamos analisar alguns pontos antes de você gastar seu dinheiro suado. Aulas por vídeo não são nenhuma novidade, há várias fitas VHS sobre treinamento. Eu mesmo tenho em meus arquivos um DVD do lutador Malaipet falando sobre técnicas de clinch.
Me tornei um ótimo muay khao após assistir este DVD? Não. Estudei muaythai online, sim, mas longe de me aperfeiçoar. Em todas as Artes Marciais temos exemplos de VHS/DVD que oferecem estudos online. Talvez o caso mais famoso seja o do Jiu-Jitsu Gracie que oferece cursos online.
Estudar Muaythai Online – Algumas Dicas
Vivemos na era da informação, e boa parte do tempo passamos conectados. Seja trabalho ou lazer, estamos sempre conectados. Esta questão ajuda muito a entender onde vamos chegar. Nada nunca irá substituir a prática, porém complementos de estudo são fundamentais.
Para quem mora em Capitais pelo Brasil, o acesso se faz fácil, academias, treinadores e atletas. Para quem mora afastado dos grandes centros, os problemas são bem maiores. Até o inicio dos anos 2000 era bem comum um zé ninguém aparecer se auto-proclamando “mestre” – “grão-mestre” – “senhor de tudo” e bobagens do tipo.
Atualmente a história é outra, ficou fácil questionar mentiras e meias-verdades com provas, sejam imagens ou vídeos. Hoje se alguém diz que “treinou na Tailândia”, basta uma mensagem que descobrimos se é verdade ou não.
Tempos atrás uma menina voltou ao Brasil se dizendo campeã mundial de Muaythai, com cinturão em tudo. Porém ao investigar a fundo, o vídeo da luta tinha uma péssima gravação. A organização que realizou o evento não tinha chancela alguma da Família Real nem mesmo de entidades como WBC ou WPMF. Aliás, não há registros de chancela nem da IFMA (que regulamenta o muaythai amador, outro esporte com outras regras).
Isso equivale a pessoas que oferecem consultoria, apostilas e vídeos sobre Muaythai. Há material de ótima qualidade, assim como há muito lixo.
Analisando o Muaythai Online no Brasil
- Caio Nunes –
Não conheço o Caio pessoalmente, porém acompanho seus vídeos. Atualmente ele está treinando na Phuket Fight Club em Phuket – Tailândia. O canal é gratuito e até o momento apresenta conteúdo de qualidade.
- Luiz Lopes/Tigrão – Muaythai Dicas
Tigrão é uma figura conhecida, faz parte da equipe do Acervo Thai como colunista e possui seu próprio canal no Youtube. Material de qualidade e de graça. tigrão também ministra seminários pelo Brasil.
- Reni Fraga – Treinador Siam Fight
Reni está entre os melhores treinadores de muaythai profissional no Brasil. Recentemente começou seu canal no Youtube com material e dicas de treinos.
- Luiz Rico Fialho
Rico está também entre os melhores treinadores do Brasil. Com vasta experiência na área como treinador, tem seu canal no Youtube. Além de prestar consultoria na plataforma Peal Pro Capacitação.
- Consultoria via celular
Atualmente temos uma diversidade de consultorias via WhatsApp. Regras, Técnicas, informações de treinamento etc. Vou citar apenas aqueles que conheço. Caso você tenha outras dicas, deixe nos comentários e vamos analisar.
- Raoni Messore – Treinador
- Consultoria de Regras – Entidade A.M.T.I
- Plataformas de Ensino
Recentemente surgiu uma proposta chamada Universidade do Muaythai. Ela está reunindo nomes bem conhecidos do cenário nacional profissional. A proposta ao que tudo indica que irá agregar informações sobre regras, treinos, preparação de atletas e explicações gerais.
O nome “Universidade” pode soar prepotente, mas devemos lembrar que Mauricio Shogun é proprietário da “Universidade da Luta” e ninguém achou ruim.
Por fim reafirmo que nada substitui treinar em uma academia qualificada, mas nem todos tem essa chance/sorte. Portanto buscar conhecimento sempre será válido.
Cuidado apenas com valores abusivos, promessas de diplomas e certificações. Não se faz atleta na internet muito menos um professor. O Muaythai Online é uma realidade que deve ser aproveitada e vigiada.